quinta-feira, setembro 14, 2006

Então é a Semana Farroupilha

Até o dia 20, que é feriado estadual, estaremos na Semana Farroupilha. Tempo do Rio Grande do Sul celebrar a gauchidade, relembrada da guerra civil travada contra as forças do Império, na metade do século XIX.
Esta guerra deve ter marcado a formação da identidade do Rio Grande do Sul mais do que a Revolução Federalista, em 1893, em que, grosso modo, gaúchos dos pampas mataram gaúchos do norte, e vice-versa. Ou a Revolução de 1923, em que o pessoal achou que o Borges de Medeiros já estava no poder há muito tempo. Se bem que a paz de 1923 acabou gerando a união das facções gaúchas de então, e acabou resultando no lançamento de Getúlio Vargas como candidato a presidente da república, e daí veio o levante de 1930, e... bom aí a história é longa.
Bom, este reviver da tradição farroupilha também é fruto da vinda de filhos de estancieiros para estudar na capital, na década de 1940, como o mais ilustre deles, o Paixão Cortes, encarnação do gaúcho gravada em pedra (o nosso laçador, lá na entrada da cidade pela Farrapos).

Marcadores: ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A Revolução de 1923 não chegou a selar plenamente a paz. Ainda que o Getúlio tenha procurado "unir o Rio Grande" (alguém depois se apropriou desse slogan...) em 1932 ocorreram alguns confrontos contra o governo do Getúlio/Flores da Cunha no movimento conhecido como "Revolução Constitucionalista".
Aliás, uma questão interessante é pensar porque a Revolução de 1932 é, via de regra, associada somente ao movimento paulista, omitindo-se o conflito no Rio Grande do Sul, que marca o rompimento do Borges de Medeiros com o PRR.

3:07 PM  
Blogger José Elesbán said...

Obrigado pelo comentário. É um bom acréscimo.

12:36 PM  

Postar um comentário

<< Home