quinta-feira, setembro 14, 2006

Tragédias e Memória

- Tu te lembras onde tu estavas em 22 de novembro de 1963?
- 22 de novembro de 1963? Não me lembro...O que houve neste dia?
- Foi o dia do assassinato do presidente John Kennedy...
- Ah! Kennedy! Eu pensava que ele tinha morrido em 1962...
- E tu te lembras o que fazias em 11 de setembro de 2001?
- Ah sim! Eu estava indo pegar um pedido de um cliente ali perto da Volta do Guerino. Quando cheguei lá, eu vi o pessoal comentando, mas pensei que fosse brincadeira do pessoal da empresa. Depois fui caminhando até o hospital Conceição, onde eu deveria pegar outro pedido. Mas antes de chegar no hospital, eu passei numa lancheria onde havia uma televisão, e a televisão mostrava sem parar as torres. Aí eu vi que a conversa do pessoal com quem eu estava antes não era brincadeira, nem mentira.
- Pois é. Já são cinco anos desde o ataque terrorista contra os Estados Unidos.
- E por que tu perguntaste sobre Kennedy?
- Eu tive um professor de nacionalidade inglesa, e um dia, numa aula, ele comentou que muita gente da geração dele, um pessoal que deve ter nascido pela década de 1930, lembrava onde estava e o que estava fazendo no dia e no momento em que foi noticiado o assassinato do presidente Kennedy.
- É. Mas eu não me lembrava. Não foi algo que tenha tido muito impacto para mim...
- E tu eras uma adolescente na época!...
- Pois é. Em compensação eu me lembro do dia 24 de agosto de 1954.
- O dia da morte do (presidente) Getúlio. E tu eras uma menininha então...
- Pois é, mas eu me lembro. Eu cheguei na janela de manhã, e o filho do vizinho da frente, que também era o dono da casa em que nós morávamos estava chorando.
- Ah sim. O Getúlio tinha se matado de madrugada.
- É. E o rádio estava constantemente noticiando sobre a morte do presidente. Era um radio antigo ainda, com válvulas e eletricidade. Ficava repetindo o Repórter Esso.

E assim foi o nosso papo naquela noite de 12 de setembro. Cinco anos após o ataque de 11 de setembro aos Estados Unidos, era um momento para relembrar. Ver como a nossa memória trata certos eventos que nos assombram.

1 Comments:

Blogger Emilio Pacheco said...

Vim aqui para ver se você, com sua sempre atenta máquina fotográfica, por acaso sabia dizer o que está acontecendo neste exato momento no centro. Só ouço o barulho dos carros da Brigada e agora um helicóptero.

2:58 PM  

Postar um comentário

<< Home