sexta-feira, dezembro 01, 2006

Carlos Brickmann e o Controle do Tráfego Aéreo - Observatório da Imprensa

O mistério dos vôos



Se o número de controladores de tráfego aéreo era insuficiente, por que antes a coisa funcionava? Tudo bem, algumas ótimas reportagens mostraram que houve muitas situações de perigo, em que a sorte salvou vôos quase condenados; mas, mesmo assim, o fato é que só agora ocorreu um caso em que a soma de problemas foi maior que a sorte, a perícia dos pilotos e a versatilidade dos aviões modernos.


A vida lá fora



Mas está faltando, sem dúvida, a reportagem que mostre como funcionam os controles de vôo no exterior – especialmente nos Estados Unidos, em que os aeroportos também enfrentam problemas de saturação.

É preciso lembrar, por exemplo, a crise criada pela greve dos controladores de tráfego aéreo durante a presidência de Ronald Reagan, e relembrar como o problema foi resolvido. Falta a reportagem que mostre a convivência entre controladores civis e militares. Falta a reportagem que explique por que ninguém tenta contratar controladores estrangeiros. Não há problema de língua, já que controlador fala inglês. E é possível, quase imediatamente, buscar excelentes profissionais, experientes, em países que, mesmo afastados dos centros mundiais de decisão, se notabilizam pelo bom transporte aéreo, como Cingapura, Malásia ou Coréia. Os chineses não acabam de contratar algumas dezenas de pilotos brasileiros?

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=409CIR001

1 Comments:

Blogger Ana Wagner said...

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11:58 AM  

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