sexta-feira, dezembro 08, 2006

Livros Usados

Ou o negócio de livros usados é um bom negócio, ou as pessoas que outrora investiram parte de suas economias em adquirir "towners" (aqueles pequenos utilitários coreanos) para vender cachorro-quente estão abrindo sebos, isto é, livrarias que compram e vendem livros usados.
Brincadeira!
Mas hoje, eu caminhei pela Ladeira (a rua General Câmara) e vi que uma nova livraria estava aberta. Me parece que é a quinta por ali. Se não estou enganado, meses atrás só havia a Beco dos Livros, no lado ímpar, ou direita de quem sobe a Ladeira, ou, obviamente, esquerda de quem desce. Depois, sempre segundo minhas suspeitas recordações, abriu uma, chamada Nova Roma, mais para cima, e do lado oposto da rua. Depois percebi uma nova loja Nova Roma, um pouco menor que a primeira, mais abaixo, em relação à Beco dos Livros, e na mesma calçada que esta. Acho que uns dois meses atrás, eu percebi uma que se chama Estande dos Livros, ou coisa que o valha, também na mesma calçada da Beco dos Livros, mas quase no topo da Ladeira.
E hoje, quase na esquina da Andrade Neves, vi uma nova loja, a qual nem percebi que nome tinha. Apenas grandes cartazes chamando a atenção para si, informando coisas como "Compra e Venda de Livros", e "Livros Usados com Preço de Livros Usados". Está lá. Na calçada da esquerda para quem sobe, ou, em sentido inverso, à direita de quem desce. Se você preferir, é a mesma calçada da sede restaurada do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.
É o circuito das livrarias crescendo...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ou talvez seja a volta do circuito de livrarias. A Riachuelo era forte, mas os sebos e livrarias começaram, aos poucos, a perder lugar para lojas de produtos para os cabelos. Ou seja, a rua passou a fornecer cada vez menos alimento para a mente e cada vez mais alimento para o crânio e seus vizinhos. Simbólico, não?

Ainda não conferi, mas estou feliz com a notícia do crescimento do número de sebos na Gen. Câmara. Meu sebo preferido é a Livraria Passos, na Protásio 2880.

9:41 AM  
Blogger José Elesbán said...

Protásio 2880 é lá em cima na Protásio! Um tanto quanto longe do Centro, onde trabalho.
Eu sei que há um circuito de livrarias na Osvaldo Aranha, as quais raramente vou. Imagina na Protásio. Mas é bom saber!...

12:10 AM  

Postar um comentário

<< Home