quarta-feira, dezembro 06, 2006

Produtos Piratas

E saiu mais uma pesquisa informando que o consumo de produtos piratas aumentou 45% este ano. A notícia saiu na Folha de São Paulo de hoje, 6 de dezembro.
A pesquisa foi encomendada ao Ibope, pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos, pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, e pela Associação Nacional para Garantia dos Direitos Autorais, e realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A notícia informa, que com esse crescimento da pirataria, o Brasil deixou de arrecadar 18 bilhões de reais em impostos. Estes tempos, eu li um "post" no blog da Sandra Carvalho, da revista Info Exame, que ela usa a expressão "dados mirabolantes sobre vendas hipotéticas" (http://info.abril.com.br/blog/sandra/20061121_listar.shtml) com relação à pirataria de software.
Realmente são dados mirabolantes. Geralmente grandiosos. No caso da notícia da Folha, pelo menos alguém diz que o produto pirateado custa 50% menos. Mas ninguém informa que talvez, se não houvesse a opção do produto pirata, talvez a venda não fosse realizada, e assim a tal sonegação de 18 bilhões não existiria.
Não que eu defenda o produto pirata, pelo contrário, mas não vamos torturar os números para que eles nos digam o que queremos ouvir.