sexta-feira, janeiro 19, 2007

Ashley X

Eu vi a notícia no jornal Folha de São Paulo do dia 5 passado.
Ashley "X", uma menina com um dano cerebral irreparável, atualmente com 9 anos de idade, teve seu útero e suas glândulas mamárias extraídas, e está recebendo tratamento hormonal por via intradérmica, de maneira que não poderá crescer.
Seus pais, que se dizem pessoas com formação superior, também pais de dois irmãos de Ashley, uma menina e um menino, que não sofrem de nenhuma deficiência cerebral ou física, dizem que tomaram a decisão pela filha de forma a poderem tratar dela da melhor maneira possível. Como o dano cerebral é irreversível, o crescimento do corpo só traria transtornos para Ashley e para quem cuidasse dela. Nesse caso, parece que esta tarefa será uma tarefa para toda a vida dos pais, e que mesmo após a morte deles, será transferida para os irmãos de Ashley. Os pais informam que se tal tratamento tivesse sido iniciado antes, os benefícios poderiam ser ainda maiores. Eles a chamam de "Angel Pillow", numa tradução livre, o "Anjo do Travesseiro", pois sobre um travesseiro a menina passa sua vida. Não consegue firmar a cabeça, não consegue sentar sozinha, e é alimentada por um tubo.
Como quase tudo na vida, a decisão dos pais sobre Ashley trouxe opiniões contra, e apoios.
E como quase tudo na vida, é fácil emitir opinião, mas difícil se colocar no lugar destes pais. O que você faria? Na prática, parece coerente. Um ser humano que sempre terá a mente de um bebê, ficará eternamente num corpo de criança. Por outro lado, não sei se estes pais não ficarão sempre pensando se têm o direito de impedir o crescimento do corpo de sua filha. Eu possivelmente ficaria...
Mais detalhes:
Folha de São Paulo (para assinantes): http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft0501200710.htm
Em inglês:
Blog da Ashley: http://ashleytreatment.spaces.live.com