terça-feira, janeiro 09, 2007

Igreja Renascer

E está nas manchetes dos principais portais de Internet do Brasil a prisão dos líderes da Igreja Renascer em Cristo, a bispa Sônia Hernandez e o apóstolo Estevam Hernandes, títulos estes auto-infligidos.
Com grande estardalhaço é noticiado que ambos foram detidos em Miami, pelo FBI, pela posse em dinheiro vivo de U$ 56 mil, quando teriam informado apenas U$ 10 mil . As acusações contra o casal no Brasil são de estelionato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Pode ser que o casal seja realmente tudo isso de criminoso, mas até que a justiça determine a culpa deles, tudo que eles são é acusados pelo ministério público do estado de São Paulo. Assim como a justiça de São Paulo expediu um mandato de prisão contra o casal, o Superior Tribunal de Justiça lhes deu um habeas corpus, que inclusive foi o que permitiu que eles viajassem ao exterior.
Tempos atrás a revista Época havia feito uma reportagem em que acusava o casal de estelionato. Para mim, o que ficou é que os líderes da Renascer não pagaram aluguel de alguns locais que utilizavam como templo, e membros da igreja, que haviam sido fiadores do aluguel, foram obrigados a arcar com estes encargos. Isto pode ser caracterizado como estelionato, mas caberá a um juiz a convicção de culpa. As notícias também falam em passivo trabalhista, mas normalmente patrões relapsos são alvo da justiça do trabalho, e raramente são presos como criminosos.
Me parece que o tamanho das manchetes é mais uma onda de sensacionalismo em cima de um alvo fácil, e com dificuldades de se defender. Afinal, ficaram ricos recolhendo dízimos dos fiéis, e prometendo a felicidade. Usaram parte do dinheiro assim adquirido para compra de propriedades e outros luxos "terrenos". O que acontece no momento não é diferente da demonização promovida contra a Igreja Universal anos atrás. Quase todas as igrejas evangélicas vivem das ofertas que são recolhidas entre os seus fiéis. E muitas delas tratam os seus líderes da melhor maneira que podem. A questão com grandes igrejas como esta Renascer ou a Universal é de escala. Como elas são muito maiores, ficam mais visíveis, e chamam mais a atenção.
Mas vamos aguardar. Pode ser que um juiz determine que o ministério público de São Paulo está certo. Os portais de Internet estavam certos de publicar as manchetes, e este blogueiro errado.