domingo, abril 15, 2007

Ainda Sobre o Filme Goldfinger

Eu sempre imaginei que o ator que fazia o papel de motorista e guarda-costas de Goldfinger, no filme de mesmo nome da série 007, fosse de ascendência chinesa, até porque os cúmplices de Goldfinger que pretendem implantar uma "bomba suja" para contaminar com radioatividade todo o ouro do governo norte-americano depositado em Fort Knox são chineses.
Com toda esta pesquisa sobre Shirley Bassey e o filme Goldfinger acabei por perceber que o ator é chamado de Harold Sakata nos créditos iniciais do filme. Ora, se é Sakata, a ascendência é japonesa.
Recorri à Wikipédia, em inglês, para ver o que ela dizia sobre Harold Sakata . E lá diz que ele era um cidadão americano, de ascendência japonesa, nascido no Hawaii, com o nome de Toshiyuki Sakata. Quando mudou-se para o continente, começou a utilizar o nome ocidentalizado "Harold". Como era muito magro, 51 kg para uma altura de 1,73 m, começou a se exercitar com pesos, e chegou a ganhar uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, levantando 410 kg. Nos anos 1950 começou a praticar luta romana, até o início dos anos 1960, e se tornou campeão mundial da modalidade. Foi pela sua aparência intimidadora que os produtores da série 007 se interessaram por ele para o papel do guarda-costas de Goldfinger (nome "Oddjob"). Sakata não tinha experiência como ator, mas quem viu o filme pode confirmar que ele entrar quieto e sai calado do filme, sendo que o seu silêncio era parte do caráter intimidador do personagem. A elegância de Oddjob o fazia usar um chapéu, que também era uma arma mortal, espécie de bumerangue. Segundo a Wikipédia, o uso do chapéu como arma foi copiada e parodiada em vários filmes. Este blogueiro cita, por exemplo, o senhor Cabeça de Batata usando seu chapéu para segurar uma porta, na animação Toy Story 2. Curiosamente, o verbete da Wikipédia informa que particularmente Harold Sakata não gostava de usar chapéu, embora tivesse sido contratado para fazer papéis em outros filmes parodiando a si mesmo, e, obviamente, utilizando chapéu.
Nascido em 1º de julho de 1920, Harold Sakata veio a falecer em 29 de julho de 1982, de câncer, em Honolulu, no Hawaii.

Marcadores: , , , ,