segunda-feira, maio 26, 2008

Desastres Naturais


Neste mês de maio o continente Asiático foi assolado por dois tremendos fenômenos naturais. O ciclone que arrasou Mianmar, e o terremoto que devastou uma província da China.

Não que ciclones, ou tufões, ou terremotos sejam fenômenos raros na Ásia, pelo contrário. Mas muito marcante nestes eventos recentes foi o elevado número de vítimas, que se contam na casa das dezenas de milhares em ambos os países. Milhares de mortos era coisa que eu não me lembrava de ouvir desde um terremoto que assolou a Cidade do México, nos anos 1980.

Em 2005 tivemos o furacão Katrina que destruiu New Orleans. A cidade ficou semi-destruída, os prejuízos materiais foram de milhões, talvez bilhões de dólares, mas o número de mortos foi pequeno.

No caso da China, parece que a província não estava preparada para um terremoto da magnitude do que assolou a região. Quando eu digo “não estava preparada”, quero dizer que parece que as construções nas cidades da província de Sichuan não foram feitas para aguentar grandes terremotos, como, por exemplo, as cidades de Japão, que têm toda uma arquitetura destinada a suportar os recorrentes terremotos que assolam aquele país. De forma, que ruíram os prédios, e os seus habitantes foram vítimas. Dezenas de milhares deles.

Quanto a Mianmar, parece que o governo, tão onipotente na hora de reprimir seus cidadãos, quando estes procuraram por mais democracia tempos atrás, se mostrou bastante incompetente na hora de preparar a população para a tempestade. Além disso parece que está se mostrando incompetente também para levar socorro aos sobreviventes, e providenciar funeral às vítimas.

Dezenas de milhares de vítimas. E eu pensando que isto era coisa do século passado...

Marcadores: , ,