terça-feira, maio 06, 2008

Internacional 8 x 1 Juventude, Internacional Campeão Gaúcho de Futebol 2008

Fazia algum tempo que este blogue não tocava no assunto futebol.

Ontem foi a final do Campeonato Gaúcho de Futebol 2008, e o meu time, o Inter, sagrou-se campeão, com uma vitória arrasadora sobre o Juventude.

Curioso é que eu estava receoso do que pudesse acontecer ontem. A situação me lembrava o Campeonato Gaúcho de 1998, onde os mesmos times se defrontaram e o Juventude levou a taça para Caxias do Sul, o que valeu a demissão do então técnico colorado Celso Roth.

Como em 1998, o Internacional precisava vencer no Beira-Rio, e, se não me falha a memória, em 1998 a situação do Inter era mais fácil do que ontem. O time precisava de uma vitória simples para ser campeão. Ontem o Inter precisava vencer por diferença de dois gols.

De quebra, o Juventude tem fama de ser “touca” para o Internacional. Não bastasse esta vitória em 1998, no ano seguinte, 1999, o Juventude meteu uma goleada de 4 a 0 no Inter, em pleno estádio Beira-Rio, e desclassificou o Inter na Copa do Brasil daquele ano (naquele ano de 1999 o Juventude acabaria por se tornar Campeão da Copa do Brasil ao vencer o Botafogo do Rio de Janeiro, na partida final). Nós, colorados, costumamos dizer que o Juventude endurece com o Inter, e amolece com o Grêmio, rival porto-alegrense.

Mas este foi um ano diferente. Para começar, na semi-final, o Juventude despachou o Grêmio. E, por incrível que pareça, em pleno estádio Olímpico, depois de ter perdido em Caxias do Sul.

Quando da primeira partida da decisão do Campeonato, o Juventude venceu com um gol feito aos 48 minutos do segundo tempo, numa falha do Fernandão.

Com o meu receio, eu nem fui para a frente da TV para acompanhar o jogo. Fiquei escutando o rádio. Lá pela metade do primeiro tempo, veio o primeiro gol do Inter. Em seguida, novo gol. E antes do intervalo, ainda viriam mais dois. Parecia que estava morta a cobra, pelada a coruja.

Não estava. No início do segundo tempo de jogo, mais dois gols. O placar já era de 6 a 0. Um placar impressionante.

O Juventude teria seu gol de honra, feito pelo zagueiro Índio, do Internacional, marcando contra. Mas antes que a partida terminasse, ainda haveria mais dois gols do Inter, sendo o último feito pelo goleiro do Inter, o Clemer, batendo pênalti, aos 45 minutos.

Placar final: Internacional 8, Juventude 1. Um massacre. Um placar para ficar na história, e que dificilmente será repetido em qualquer final de qualquer campeonato.

Internacional de Porto Alegre Campeão Gaúcho. Pela 38ª vez!


Marcadores: , ,