Desertificação, arenização
- E nesta foto podemos ver o processo da arenização que está assolando parte da Região da Campanha do Rio Grande do Sul.
- Tu queres dizer desertificação...
- Alguns chamam de desertificação, mas desertificação é um termo mais adequado para regiões de clima árido. Aqui na Região da Campanha, o processo chama-se Arenização, por ser clima úmido.
- Vejo que há uma "cerca" de pinus em volta da área arenosa. Com toda a polêmica em torno destas plantas de crescimento rápido como pinus e eucalipto, no caso da arenização, como chamas, é problema ou solução?
- No caso, aqui o proprietário fez esta plantação de pinus para criar uma barreira ao vento nordeste e amenizar o processo de arenização do solo. Ele tomou a iniciativa sem consultar especialistas. A princípio isto pode deter a arenização, mas em geral pinus e eucalipto são mais problema que solução.
- Por que?
- Em geral, sob estas árvores nenhuma outra planta cresce, e, além disso, elas são grandes consumidoras de água. Plantações extensivas delas podem inclusive prejudicar lençóis freáticos.
- E que tipo de planta poderia deter este fenômeno da arenização, sem prejudicar mais o ambiente?
- Uma boa alternativa são os butiás anões. As raízes do butiá anão fazem com que o solo ao seu redor se sedimente, se solidifique. É uma alternativa sugerida pelo Grupo de Pesquisa da Arenização da UFRGS.
As respostas da minha colega do curso de Geografia pareciam simples e fáceis de serem implementadas. Por que será que tão pouca gente comenta isso?
Marcadores: arenização, Bioma Pampa, desertificação, eucalipto, Pampa, pinus
1 Comments:
É comprovado através de alguns estudos que, pelo menos eucalipto não consome mais água que as demais plantas. Toda essa história de secar lençóis freáticos pode ser um mito.
Postar um comentário
<< Home