sexta-feira, maio 30, 2008

Desertificação, arenização


- E nesta foto podemos ver o processo da arenização que está assolando parte da Região da Campanha do Rio Grande do Sul.

- Tu queres dizer desertificação...

- Alguns chamam de desertificação, mas desertificação é um termo mais adequado para regiões de clima árido. Aqui na Região da Campanha, o processo chama-se Arenização, por ser clima úmido.

- Vejo que há uma "cerca" de pinus em volta da área arenosa. Com toda a polêmica em torno destas plantas de crescimento rápido como pinus e eucalipto, no caso da arenização, como chamas, é problema ou solução?

- No caso, aqui o proprietário fez esta plantação de pinus para criar uma barreira ao vento nordeste e amenizar o processo de arenização do solo. Ele tomou a iniciativa sem consultar especialistas. A princípio isto pode deter a arenização, mas em geral pinus e eucalipto são mais problema que solução.

- Por que?

- Em geral, sob estas árvores nenhuma outra planta cresce, e, além disso, elas são grandes consumidoras de água. Plantações extensivas delas podem inclusive prejudicar lençóis freáticos.

- E que tipo de planta poderia deter este fenômeno da arenização, sem prejudicar mais o ambiente?

- Uma boa alternativa são os butiás anões. As raízes do butiá anão fazem com que o solo ao seu redor se sedimente, se solidifique. É uma alternativa sugerida pelo Grupo de Pesquisa da Arenização da UFRGS.

As respostas da minha colega do curso de Geografia pareciam simples e fáceis de serem implementadas. Por que será que tão pouca gente comenta isso?

Marcadores: , , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É comprovado através de alguns estudos que, pelo menos eucalipto não consome mais água que as demais plantas. Toda essa história de secar lençóis freáticos pode ser um mito.

7:10 PM  

Postar um comentário

<< Home