terça-feira, junho 10, 2008

Nos despedindo do século XX


Aos poucos vamos nos despedindo das pessoas que nos influenciaram na segunda metade do século XX. No final de maio passado quem se despediu desta vida foi o cineasta Sydney Pollack.

Pollack dirigiu e atuou em vários filmes.

Eu lembraria de Tootsie, e Entre Dois Amores. São dois filmes bastante diferentes entre si. Tootsie é uma comédia em que Dustin Hoffmann vive um ator com dificuldades de encontrar trabalho, e apela para o expediente de se travestir, para tentar uma vaga numa série de televisão. E ele consegue! E isto se torna uma história muito divertida!...

Entre Dois Amores é um filme baseado num livro da escritora dinamarquesa Karen Blixen(se não me engano!), romance com memórias, onde uma mulher sai da Escandinávia para se dedicar a plantar café no Quênia, no início do século XX. Ali vive entre as traições do marido, que inclusive a contamina com sífilis, e a sedução de um aventureiro britânico, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. No filme a mulher dinamarquesa foi vivida pela atriz Meryl Streep, seu marido pelo ator Klaus Maria-Brandauer, e o aventureiro britânico por Robert Redford. A história por si é sedutora, e a fotografia do filme é sublime.

Sydney Pollack: 1934 - 2008.

Marcadores: