segunda-feira, novembro 24, 2008

Ops! Olha esta manchete...

Crianças usam cérebro direito para ver cores

DA ASSOCIATED PRESS

Quando uma pessoa aprende o nome de uma cor, sua área cerebral que processa informações sobre objetos coloridos muda de lugar. Em estudo publicado ontem na revista "PNAS", cientistas mostraram que bebês usam o lado direito do cérebro para reconhecer cores, enquanto adultos o fazem no lado esquerdo.
Num experimento, os pesquisadores registraram essa mudança de fase em crianças pequenas que estavam aprendendo a falar. Os cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), mediram quanto tempo cada voluntário levava para entender uma figura colorida que era apresentada em seu campo visual esquerdo ou direito. O lado em que as pessoas eram mais rápidas revelava o viés de "lateralidade" associado à aquisição da linguagem.
Segundo o estudo, isso acontece porque o discernimento de cores fica mais rápido quando o cérebro o processa em termos de categorias. O modo de ver muda mesmo numa tarefa sem atividade verbal.

O texto é da seção de ciências da Folha de São Paulo, de 19 de novembro de 2008.

Mas eu garanto que quando eu vi de relance a manchete pensei que tinha que estar errada. Fica parecendo que as crianças têm dois cérebros, o “direito” da manchete e o esquerdo. E talvez um deles sucumba no decorrer do desenvolvimento para a vida adulta, pois é sabido que os seres humanos têm apenas UM cérebro, dividido em dois hemisférios.

Claro que a leitura da notícia mostra que a manchete na verdade se referia ao lado direito do cérebro. Mas que ficou estranho, ficou...

Marcadores: ,