segunda-feira, maio 18, 2009

A nova ideia é mais difícil de deglutir

A nova ideia é mais difícil de deglutir


A nova reforma ortográfica da língua portuguesa cortou os acentos em palavras paroxítonas com ditongos abertos “ei” e “oi” (antes da reforma escreveríamos “éi” e “ói”).

Me parece que para certas palavras que não usamos com muita frequência, como onomatopéia, até que não será tão difícil pensar em onomatopeia.


Já Coreia, e não Coréia, já e mais difícil.


E a palavra ideia e algo quase impensável sem o acento, de tanto que a utilizamos no dia a dia. É uma palavra de uso frequente, e por isso mesmo, cada vez que a vejo na nova grafia parece que algo está faltando. E de fato, está. A reforma varreu o acento. Mas eu tenho vontade de colocá-lo de volta lá.


Não é a toa que existe um blog de um conhecido meu que proclama em alto e bom som que é escrito “em português antigo” (acho que antigo é aquele resultante da reforma ortográfica de 1971 – mais ou menos...).


Marcadores: , ,