segunda-feira, maio 18, 2009

Papa lamenta na Galileia tensões entre cristãos e muçulmanos

Papa lamenta na Galileia tensões entre cristãos e muçulmanos

Bento XVI reafirma conceito de doutrina tradicional da Igreja sobre a família

As melopeias em baixo profundo das igrejas orientais, a voz grave por baixo da melodia que é cantada pelos chantres, marcou o final da missa presidida pelo Papa Bento XVI em Nazaré (Galileia, norte de Israel). Uma ocasião que o Papa encontrou para, perante cerca de 50 mil pessoas, deplorar as tensões dos últimos anos na região, entre cristãos e muçulmanos.

Nazaré é o lugar de referência maior para os cristãos da Terra Santa. Aqui viveu Jesus (para poucos investigadores, o Nazareno nasceu mesmo em Nazaré e não em Belém). Na Galileia ele viveu a maior parte dos seus dois a três anos de vida pública, antes de ir para Jerusalém, onde seria crucificado.

Por isso, os cristãos desta região norte de Israel sentem-se especialmente motivados com a presença do Papa em Nazaré. “Estamos muito contentes que o Papa nos venha visitar. Ele lembra-nos os tempos antigos em que vivemos com o homem Jesus Cristo de Nazaré: os discípulos, os apóstolos, eram todos desta região”, diz ao PÚBLICO o arcebispo da Igreja Católica Melquita, Elias Chacour.

Responsável máximo, na Galileia, da maior comunidade católica de Israel, com cerca de 76 mil crentes, Chacour saudou esta manhã o Papa no início da missa. “O santo padre vem como peregrino visitar os lugares santos e vem como pastor para visitar os cristãos e para os encorajar a ficar; uma palavra do Papa vale todos os discursos que os políticos possam fazer”, acrescenta o arcebispo.

Celebrada num grande anfiteatro ao ar livre, a missa foi, até agora, o maior momento de festa dos cristãos que vivem em Israel, na Palestina e em países vizinhos. Em Belém, ontem, Bento XVI já experimentara esse sentimento, mas a multidão de Nazaré suplantou os cerca de quatro ou cinco mil crentes que ontem estiveram no lugar onde a tradição diz que Jesus nasceu.

“Nos últimos anos, infelizmente, Nazaré conheceu tensões que feriram as relações entre cristãos e muçulmanos”, afirmou o Papa na homilia. “Que cada um rejeite o poder destruidor do ódio e os preconceitos, que levam a morte à alma das pessoas antes de matar os corpos.”

O Papa referiu-se ainda à família – a missa assinalava o encerramento do Ano da Família, proclamado pelos católicos da Galileia. Tomando o exemplo da família de Nazaré, Bento XVI referiu-se à doutrina tradicional da Igreja sobre o tema: a família está “fundada sobre a fidelidade de um homem e de uma mulher unidos para toda a vida na aliança do matrimónio”. Esta “verdade fundamental” deve ser redescoberta como “base da sociedade”, acrescentou.


Notícia de Publico, Portugal.


Marcadores: , , , ,