terça-feira, novembro 22, 2005

Criacionismo x Evolucionismo

No dia 16/05/2005, a rádio Gaúcha, em seu programa "Polêmica", que é transmitido de segunda a sexta-feira, às 9 h 30 min, propôs aos seus ouvintes, no que eles acreditavam, criacionismo ou evolucionismo? Não havia matizes, nem gradações possíveis, apenas isso.

Sendo que o moderador, o Lauro Quadros, ao referir-se ao criacionismo, falava sempre em "aquilo que a gente aprendeu quando criancinha nas aulas de catequese, Adão e Eva, e tal...".

Para minha agradável surpresa a votação, que é feita por telefone, naquele dia, deu 51% de opções pelo evolucionismo, e 49% para o criacionismo, praticamente um empate, o que é uma agradável surpresa, diante de todo o bombardeio de divulgação científica que é feito sistematicamente contra a crença em um Criador.

A pesquisa não possui método estatístico, é baseada apenas na boa vontade de ouvintes que se dignam a ligar para a rádio. Eu nem mesmo soube quantas pessoas fizeram isto, mas é bom saber que o número dos que se dispõem a ligar para uma rádio a respeito do assunto é praticamente igual para ambos os lados.