quinta-feira, janeiro 19, 2006

Acesso à Informação

Dias atrás, foi citado neste blog que uma autoridade da União Européia havia criticado empresas como Microsoft, Google e Yahoo, por colaborarem com as autoridades da China continental em restringir aos usuários de Internet chineses o acesso a certas informações. Segundo essa autoridade européia os mecanismos de busca dessas companhias filtravam conteúdos para palavras tais como "democracia", "liberdade" e "direitos humanos".
Ontem, dia 17/01/2006, foi a vez do The New York Times, em editorial criticar estas mesmas companhias, em especial a Microsoft, pois esta abrigava em sua MSN, o blog de Zhao Jing, jornalista chinês. Pois bem, segundo o The New York Times, a Microsoft "fechou" o blog do jornalista chinês, a pedido do governo chinês.
Ainda segundo o editorial, o Yahoo já havia ajudado a condenar um dissidente político, identificando-o para as autoridades como o remetente de uma mensagem eletrônica, com críticas ao governo.
E aí? Que tal?
Para ver o "post" anterior deste blog, clique aqui: <http://voltasnoporto.blogspot.com/2005/12/autoridade-europia-critica-google.html>
Para o editorial do The New York Times (um pequeno cadastro é necessário, e o conteúdo estará aberto nos próximos dias, infelizmente só em inglês), clique aqui: <http://www.nytimes.com/2006/01/17/opinion/17tue2.html?th&emc=th>