sexta-feira, abril 07, 2006

Por Que Escrevemos Saite

O Texto abaixo foi retirado do saite Espaço Vital (http://www.espacovital.com.br/novo/porque_saite.php), justificando o uso da palavra "saite" em lugar de "site". Copiei aqui porque uso a mesma prática.

Desde março de 2001, o Espaço Vital adota a grafia saite, ao referir-se a este espaço do advogado e jornalista Marco Antonio Birnfeld na Internet. Em atenção aos leitores e internautas que, às vezes, questionam tal grafia, traz-se um parecer do professor de Português Paulo Flávio Ledur, autor de diversas obras que ensinam a escrever direito.

"É norma distinguir qualquer termo ou expressão de outra língua, a não ser que sua grafia seja adaptada ao nosso idioma. Usar entre aspas ou em letra diferenciada (grifo, por exemplo) são as formas corretas de fazer essa distinção. Exemplo: "site" ou, de preferência, site.

Há quem diga que nos casos de palavras estrangeiras de largo uso não haveria essa exigência.

Não se pode concordar com isso, porque na prática seria o mesmo que eliminar a norma. Quando se consideraria uma palavra de largo uso? Quais os limites? No caso da palavra site, apenas para ficar no mesmo exemplo, seria mais correto adaptá-la à língua portuguesa: saite. Então, sim, não seria necessário diferenciá-la graficamente .

Saite fica bem ! "