sábado, março 31, 2007

O Brasil de Pierre Verger: Só Até Domingo no MARGS

A mostra "O Brasil de Pierre Verger" em exposição no MARGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, se encerrará no próximo domingo dia 1º de abril. Quem perder, sabe lá quando terá ocasião para apreciar uma mostra semelhante. Não é sempre que temos uma mostra assim em Porto Alegre.
Pierre Verger foi um antropólogo francês que chegou ao Brasil na metade da década de 1940, se encantou com o país, e por aqui se radicou.
Esta mostra fotográfica têm várias coleções, que Verger soube captar, quer como etnólogo, quer como repórter. Há Carnaval, Bumba Meu Boi, Frevo, Vaqueiros, santuários que são alvo de peregrinação, e manifestações de religiosidade afro-brasileira (estas últimas, este blogueiro fundamentalista não apreciou).
Pela lente de Verger, podemos captar o que o francês captou, e nos encantarmos com o que ele se encantou.
Além das fotos espalhadas na mostra, há um vídeo montado a partir das fotografias e sonorizado com música que possui afinidade com os temas. Uma curiosidade que me chamou a atenção foi um retrato de uma velha senhora iluminado com uma lâmpada vermelha, o que deu à fotografia em preto e branco, ares de pintura de Rembrandt com seus contrastes de claro e escuro.
Imperdível!

Marcadores: , , , ,