terça-feira, maio 08, 2007

8 de Maio

- Historiador, que dia é hoje, historiador? - perguntou-me, meu colega.
Depois de pensar duas vezes, admiti que não sabia, ou não lembrava, se alguma dia eu soube.
Alguns segundos depois, meu colega voltou à carga:
- Não sabes? Vou escovar os dentes, e na volta te pergunto de novo.
Percalços de quem estuda História. Espera-se de um historiador, ou um historiador em potencial que ele saiba TUDO, ou quase, sobre a história da humanidade.
Como eu realmente não sabia ou não me lembrava o significado do 8 de maio na história, fui obrigado a colar. Fui à velha (talvez nem tão velha assim...) e boa (talvez também não tão boa assim...) Wikipédia.
Lá estava: 8 de maio, Dia da Vitória.
Quando meu colega voltou da escovação dentária, eu o interpelei:
- 8 de maio de 1945, Dia da Vitória!
- Isto mesmo!... - disse ele.
- Mas só da vitória na Europa. No Pacífico a guerra continuava...
- Ah sim. No Pacífico a guerra continuou por alguns meses...
Então eu confessei que colara, e mostrei a ele a página inicial da Wikipédia em português. Ainda estava lá alguns nascimentos e falecimentos acontecidos em 8 de maio, entre os quais divisamos o da atriz Betty Faria. Segundo a Wikipédia, Betty Faria nasceu em 8 de maio de 1941, ou seja, completa 66 anos hoje.
Meu colega comentou:
- Está na "flor da idade". Ouvi falar que ela vai posar para a Playboy Melhor Idade!...

Marcadores: , , ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Particularmente, eu detesto efemérides.

Tanto que é hora de preparar a comemoração para este 10 de maio, dia da "arma ligeira que transpõe os montes".

HIPO!

11:11 PM  
Blogger José Elesbán said...

"Arma ligeira que transpõe os montes"? Que que é isso?

1:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Deve ser a Revolução dos Cravos... mas se bem que daí seria "Arma ligeira que transpõe os trás-os-montes"! Acho que uma cacofonia dessas não entraria para a história... é deve ser uma outra efeméride!

5:10 PM  
Blogger José Elesbán said...

Aguardamos esclarecimentos do Sr. Leonardo.

12:09 AM  

Postar um comentário

<< Home