sábado, março 22, 2008

Arcebispo de Mosul sequestrado e assassinado

Vi no saite da BBC, que o arcebispo da Igreja Católica Caldéia de Mosul foi sequestrado e foi encontrado morto(não ficou claro se o arcebispo morreu de causas naturais ou foi assassinado) no Iraque. O arcebisbo havia sido sequestrado no dia 29 de fevereiro, após dirigir um momento do oração na Igreja do Espírito Santo, em Mosul.

A notícia da BBC, de 13 de fevereiro passado, informa que o corpo foi encontrado em uma cova rasa próximo à cidade.

O Papa Bento XVI lamentou a morte do arcebispo, e o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, disse que os sequestradores não ficariam impunes. Os sequestradores que levaram o arcebispo assassinaram três pessoas que estavam com ele, seu motorista, e dois seguranças.

A Igreja Caldéia é uma igreja de rito oriental, cujo líder espiritual é o Patriarca Emmanuel III, que fica em Bagdá. Contudo a Igreja se submete à autoridade do Bispo de Roma, atualmente o Papa Bento XVI. O rito é em linguagem siríaca, derivada do aramaico. Havia 800.000 pessoas ligadas à igreja no tempo de Saddam. Atualmente, entre assassinados e expatriados, este número caiu para cerca de 550.000 .

Os sequestradores do Arcebispo não foram identificados, nem informaram pertencer a qualquer facção entre as existentes no Iraque.

Lamentável a morte do arcebispo.

Uma tragédia humana a redução do número de cristãos caldeus no Iraque ocupado.

Marcadores: , , ,