quinta-feira, abril 24, 2008

América Latina

Vi reportagem esta semana no televisivo Jornal da Globo, que o "dólar barato", está fazendo com que muitos brasileiros venham a conhecer os países vizinhos. Pelo que pude entender a Argentina é uma das principais beneficiárias do fluxo de turistas brasileiros.

Acho isto ótimo. Este blogueiro mesmo esteve na Argentina durante as suas férias, e ficou encantado com a cidade de Buenos Aires. De tal modo que ficou inválida para ele aquela série de piada sobre argentinos, tais como "se Hitler odiava os judeus, é porque ele não conhecia os argentinos", ou "um grande negócio é comprar um argentino pelo que ele vale, e vender pelo que ele pensa que ele vale". Amei a cidade, senti saudades quando embarquei de volta, e estou louco para voltar. Me senti muito bem tratado, e achei os portenhos pouca coisa mais altivos que os porto-alegrenses. E como Buenos Aires é muito mais importante e majestosa que Porto Alegre, talvez eles tenham razão na sua altivez...

Mas não era sobre isso que eu ia falar.

Acho ótimo que nós, brasileiros, estejamos visitando os países vizinhos. Nós sempre aprenderemos indo para novos lugares, teremos a oportunidade de nos tornarmos mais cosmopolitas, democráticos e tolerantes. Quer dizer, a oportunidade fica aberta. Não há causa e sucessão necessária entre viajar e ficar mais educado...

Poderemos aprender espanhol, e visitar Argentina, Uruguai, Chile, ... Há vários países nos aguardando.

Na Europa, as viagens internacionais são fáceis. Tudo fica perto. Afinal, como sabemos, toda a extensão da Europa, é menor que o Brasil...

O interessante é que talvez, parte desse fluxo se dirigindo aos países vizinhos estivesse se dirigindo aos Estados Unidos em outros tempos. Mas de 2001 para cá, o Grande Irmão do Norte ficou menos atrativo. Restrições de acesso, e até o mau atendimento nos consulados no Brasil (noticiado já algumas vezes pelo jornalista Elio Gaspari) inibem a procura pela Disneylândia. Pelo menos, eu acho.

E por aqui, ficamos. Buenos Aires é logo ali. E é muito bonita!

Marcadores: