terça-feira, maio 06, 2008

Vencido pela Internet

Quem conhece a Internet, “A Grande Rede”, sabe que ela é um manancial infinito de informações de todo tipo, inclusive aquelas que talvez não devessem estar tão acessíveis (como a técnica para produzir bombas, por exemplo). Tudo está lá, informação em escala astronômica, muito além da dimensão humana.

Apesar disso, eu costumava achar que eu tinha uma boa relação com A Rede, procurando os assuntos que me interessavam e acessando-os mais ou menos regularmente.

Nos últimos anos, tem-se falado numa “Web 2.0”, que seria a introdução de uma série de ferramentas para que os seres humanos pudessem interagir mais com A Rede. Algumas dessas ferramentas seriam as redes sociais, da qual a mais famosa e utilizada no Brasil é o Orkut, mas também o MySpace, ou o Facebook. Outra seriam os saites para compartilhamento de vídeo como o You Tube, ou o Daily Motion. Haveria ainda os saites para compartilhamento de fotografias, como o Flickr. E talvez, a ferramente primordial, o blog, ou blogue aportuguesado, que vem de “weblog”, ou seja, registro na Internet, que começou a se popularizar como diário de adolescentes de qualquer idade nA Rede, mas que logo foi adaptado para publicação de todo tipo de conteúdo, inclusive este “meta-conteúdo” que você está lendo aqui.

Para acompanhar a produção de tanta gente publicando tantos conteúdos diferentes, surgiram os “feeds” e o “rss”, mecanismos para que o leitor interessado possa acompanhar quando alguém publicou conteúdo novo em um blogue, ou resolveu compartilhar uma nova foto nA Rede. Estes feeds / rss's são acompanhados por softwares especializados que informam quando um novo conteúdo está disponível. Eu, por exemplo, utilizo o Google Reader, disponibilizado pelo Google, que me permite ler meus “feeds” em qualquer computador ligado à Internet.

Eu devo assinar o conteúdo de uns 50 blogs. Apenas isso me tornou um homem vencido pela Internet. Já não consigo acompanhar a publicação dos blogs que assino, nem consigo ver muitos dos imeils que chegam à minha caixa postal eletrônica. A avalanche de informações que eu mesmo tentei me impor para acompanhar me soterrou.


Marcadores: , ,