sexta-feira, junho 13, 2008

De Ponta-Cabeça

De ponta-cabeça

"Por um tempo o mundo foi plano", escreveu o colunista Roger Cohen no "New York Times", em referência à imagem de globalização usada pelo colega Thomas L. Friedman. "Agora ele está de ponta-cabeça."
O texto, escrito no Rio e um dos "mais populares" ontem no site, usa argumentos como o crescimento global de 2007, em que os emergentes já responderam por dois terços. Ele ouve José Sérgio Gabrielli, da Petrobras, e Roger Agnelli, da Vale, e no geral apresenta o Brasil como símbolo do mundo "invertido".
Ontem mesmo a coluna, que sai também no "International Herald Tribune", ecoava no "Los Angeles Times", na coluna de investimentos, perguntando se já seria tarde demais para entrar no mercado brasileiro.

ARMAS AOS EUA
Na coluna do "NYT", das empresas em geral mencionadas no exterior, faltou a Embraer. Mas ela ocupou ontem o site do "Wall Street Journal" e outros com a notícia de "O Estado de S. Paulo", de que está negociando com os EUA a venda de aviões Super Tucano para uso no Iraque. São os mesmos aviões usados pela Colômbia, aliada americana, no combate às Farc, inclusive a ação recente, no Equador.

E MAIS "BOOM"
Lula prosseguia ontem em escalada retórica, em Roma, na defesa do etanol de cana. E dos EUA vinha algum apoio, em longa reportagem do "Miami Herald" desde Orindiúva, perto de São José do Rio Preto, sob o título "No Brasil, o etanol de cana vive "boom'". O jornal fala em "décadas de pesquisa", "desperdício zero", mas também "trabalho de quebrar as costas" e ""problemas na Amazônia".

Trecho da Coluna Toda Mídia, na Folha de São Paulo, de 3 de junho de 2008. Eu só não fico eufórico e tecendo loas ao Governo Lula, porque, afinal, é cedo para saber se é um incêndio, ou um foguinho de palha.



.
.

Marcadores: , ,