terça-feira, agosto 26, 2008

Inglaterra transformada

Inglaterra transformada

NO SOPÉ DAS colinas a nordeste de Tiverton, cidade do Condado de Devon, fica uma pequena aldeia chamada Morebath. Não se trata de lugar excepcionalmente notável. De fato, não passa de uma coleção corriqueira de fazendas e de uma igreja feia que foi reconstruída no século 19.
Mas a aldeia tem um legado único. Entre 1520 e 1574, em meio ao drama da reforma protestante na Inglaterra, o pastor da paróquia de Morebath, sir Christopher Trychay, manteve registros precisos sobre a paróquia. Edmund Duffy, historiador da igreja na Universidade de Cambridge, utilizou essa rica documentação, repleta de comentários idiossincráticos e excêntricos e hoje parte do acervo do Devon County Record Office, para oferecer aos leitores modernos um panorama notável sobre aquela era turbulenta em uma distante comunidade cuja principal atividade era a criação de ovelhas.
Morebath, em 1549, se viu apanhada na grande rebelião do oeste da Inglaterra, provocada pela imposição do Book of Common Prayer, que estabelecia a liturgia e preces protestantes. A pressão por uma reforma religiosa havia crescido dramaticamente na década de 1540. Mas, ao mesmo tempo, as fontes de renda das paróquias em lugares como Morebath haviam sido em sua maioria removidas.
Em 1549, de fato, a igreja de Morebath havia perdido suas imagens e adereços rituais -como bandeiras e panos de altar sacros-, e as vestimentas religiosas estavam todas escondidas. As organizações locais da paróquia, que haviam sido até então parte tão vital da vida da aldeia, foram debandadas.
A imposição do livro de preces protestante foi acompanhada por novas demandas fiscais sobre as ovelhas e a lã. Foi a última gota. Pelo começo de julho de 1549, a população rural dos Condados de Devon e da Cornualha tomou armas e marchou contra a capital regional, Exeter, que foi cercada. As demandas dos revoltosos incluíam a supressão da nova liturgia protestante e o restabelecimento do Purgatório e das missas diárias. O governo em Londres reagiu enviando soldados profissionais e mercenários. A "Rebelião do Oeste" foi esmagada impiedosamente. Até 4.000 rebeldes do oeste inglês foram perseguidos, capturados e executados.
A história da dinastia Tudor, especialmente a de Henrique 8º e seus filhos -Eduardo, Mary e Elizabeth-, ainda domina a consciência pública britânica. Mas é muitas vezes narrada em forma de intrigas palacianas e diplomacia européia.
Duffy demonstra acima de tudo como a Inglaterra rural foi transformada, de maneira irrevogável e ocasionalmente violenta. Depois do século 16, mesmo em Morebath, um dos cantos mais remotos da Inglaterra, a vida, tanto religiosa como em todas as suas outras dimensões, jamais seria a mesma.


KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.


Tradução de PAULO MIGLIACCI .

Texto da Folha de São Paulo, de 21 de agosto de 2008.

Marcadores: , ,