sábado, agosto 23, 2008

Ouro para Maurren Maggi no salto em distância

Ouro para Maurren Maggi no salto em distância


“Gente, é muuiita emoção!” - Chiste-bordão de Helio de la Peña, do programa Casseta e Planeta Urgente.

“ E ouro em cafonice pra Globo: "A medalha é de bronze, mas o sorriso é de ouro". "Foi bronze, mas com sabor de ouro." Rarará! ” - José Simão, colunista-humorista do jornal Folha de São Paulo.

“... a lágrima é verdadeira!” - Renato Russo, na letra da canção Perfeição, do disco O Descobrimento do Brasil, da Legião Urbana.


Nesta sexta-feira pela manhã, para nós, já noite em Pequim, na China, onde se realizam as Olimpíadas de Verão deste ano de 2008, a atleta brasileira Maurren Maggi se sagrou campeã na modalidade de salto em distância para mulheres. Foi a primeira mulher brasileira a ganhar medalha de ouro em atletismo para o Brasil.

E parece que brasileiro chora muito, quando alcança a glória esportiva. Aliás, como enfatizou o José Simão, nem é necessário alcançar o ápice da glória. Terceiro lugar, ou medalha de bronze, já desata lágrimas em cascata.

Lágrimas na tela da televisão, lágrimas no telespectador. Eu sei que é possível que seja uma grande manipulação por parte das emissoras de televisão, mas o que fazer? O choro é contagiante.

Como seria de se esperar, Maurren Maggi pulou, vibrou, riu, chorou. E nós, diante da tela, também rimos e choramos. Alguns possivelmente também vibraram e pularam. Claro, alguns ranzinzas devem ter xingado a Maurren e a emissoras de TV, por estarem tentando manipular nossas emoções. Mas a vida é assim mesmo. Rimos e choramos. É nesse riso e choro que acabamos nos identificando uns com os outros, forjando esta coisa imaginária que chamamos de nação.

Gente! É muita emoção!!!


Marcadores: , , ,