terça-feira, março 31, 2009

Adeus, professora Sandra Jatahy Pesavento


ADEUS – Morreu ontem, em Porto Alegre, a historiadora gaúcha Sandra Jatahy Pesavento, aos 63 anos. Professora aposentada da Ufrgs, ela estava internada após complicações de uma hepatite. Era referência nos campos da História da Cultura e da História da Capital.

A notinha e a foto são originários do Diário Gaúcho online.

Apesar de estar há 8 anos no curso de História da UFRGS, eu nunca cheguei a ter aulas com a professora Sandra Pesavento.
Tenho dois livros dela. Um é História do Rio Grande do Sul, um livrinho (no sentido de número de páginas) relativamente popular, que li faz algum tempo. O outro é A Burguesia Gaúcha, que ainda não li.

Marcadores: , ,

4 Comments:

Anonymous Leonardo said...

Zé,

Como ex-aluno da Sandra, reconheço que devo muito a ela, da minha concepção de História a, principalmente, o fato de ter persistido no curso quando estava cogitando abandoná-lo.

Um abraço,
Leonardo

3:51 PM  
Blogger José Elesbán said...

Caro Leonardo,

Eu desejaria fortemente que desenvolvesses mais o teu comentário. Fiquei curioso. Além disso, fiquei com uma grande vontade de copiá-lo para o corpo principal do blog.
Obrigado pela visita.

[]

11:10 PM  
Anonymous juliana said...

oi é com muita tristeza que deixo esta mens. conheci Sandra em Recife e conversei com ela em dois dias. um deles na Fundação Joaquim Nabuco o outro na igreja da Sé e ela se mostrou humilde e atenciosa com uma aluna q nunca viu atenta as minhas indagações e diante de sua trajetória academica paciente com alguém q esta dando seus primeiros passos rumo a pesquisa, uma pessoa incrivel além de tudo o que lea era, e representava

9:43 AM  
Blogger José Elesbán said...

Valeu o comentário, Juliana.
Parece que a professora Sandra sabia lidar com quem se aproximava dela...
[]

1:28 PM  

Postar um comentário

<< Home