domingo, maio 24, 2009

Tomates

Tomates


Hoje a salada de tomates à disposição dos clientes no restaurante que costumo almoçar estava muito boa.


Eu gosto bastante de tomates desde que eu era criança. Quando criança eu comia tomates como muita gente come laranja do céu: descasca, corta uma “tampinha” em cima, e parte para o ataque, com a pequena diferença que os tomates eu não descascava, tirava a tampa fora (a parte que ligava o tomate ao tomateiro), e temperava o tomate com sal à medida que ia comendo, como muita gente faz com “ketchup” e mostarda em sanduíches.


Apesar de tratado como legume, já ouvi falar que o tomate é uma fruta. E pelo que eu disse a respeito da forma como eu comia tomates na infância (e vez por outra ainda como na idade adulta), eu acho que o tomate ser uma fruta faz todo o sentido.


E, como uma fruta, parece que em algum momento da minha infância eu ouvi minha mãe falar que no passado não se achava tomate à disposição durante todo o ano. Como fruta da estação, como melancia no verão, ou laranja do céu no inverno, havia uma estação para o tomate.


Agora, e já faz algum tempo, é possível encontrar tomates em qualquer dia, seja no supermercado, na mercearia, ou no restaurante. Está certo que assim como hoje, os tomates estavam muito bons, há dias em que os tomates estão verdes, e outros em que já passaram do ponto, e isso sem que eu possa perceber que entramos ou saímos da “estação dos tomates”. Aparentemente é uma simples questão da época de distribuição na Ceasa (*). Acredito que os tomates que consumimos m Porto Alegre sejam todos importados. Não me lembro de ouvir falar em produção de tomates na área rural da cidade.


Tempos atrás, um colega ao me ver me servindo fartamente de tomates durante um almoço destes, disse que eu estava ingerindo muitos licopenos. “Licopenos?”, eu perguntei. “É licopenos. Entre outros benefícios auxiliam no combate ao câncer de próstata.”, ele me disse. Ponto para o tomate.


Outro dia, durante uma consulta, a médica me disse que eu estava com sobrepeso e me prescreveu uma dieta alimentar. Para meu alívio, verduras, como o alface, e o tomate estavam liberados para consumo ilimitado. Um alívio. Outro ponto para o tomate.


Felicidade a minha, gostar de tomates.


Aliás, você sabe o que o tomate foi fazer no banco? Não? Foi tirar o extrato! :)



15/05/2009


* Ceasa, para quem não sabe é a central de distribuição de produtos naturais aqui de Porto Alegre. Ali, durante as madrugadas, são comercializadas vastas quantidades de frutas, legumes e verduras, e também flores.

Marcadores: , ,