terça-feira, julho 07, 2009

Os aviões Stealth de Hitler que poderiam ter lançado uma bomba atômica em Nova York


Nazistas, alienígenas ou alienígenas nazistas. Seja lá em quem você acredite, eles estão de volta e invadiram a base secreta de Northrop Grumman na Califórnia, onde estiveram testando as surpreendentes capacidades anti-radar do caça Horten 2-29. Os resultados indicam: ele poderia ter mudado a História.

A Alemanha perdeu a Batalha da Grã-Bretanha parcialmente graças aos radares britânicos. O bigodudo lunático alemão apelou para os irmãos Horten, para que desenvolvessem algo que desse à Alemanha superioridade nas forças aéreas. Eles então inventaram o avião mais avançado daquela guerra, um que superaria qualquer outro pelas próximas três décadas, mas que felizmente não pode ser produzido em números significativos por falta de tempo. O Horten 2-29, um avião diferente de todos os outros e que, segundo esta reconstrução, parece até vindo de outro planeta.

Os engenheiros da Northrop Grumman -- que normalmente trabalham em projetos super secretos para a Força Aérea Americana, como o B-2 Stealth Bomber, herdeiro do design do Ho 2-29 -- analisaram os restos do único avião sobrevivente, o reconstruíram e testaram suas habilidades stealth (ou seja, capacidade de voar sem ser detectado por radares inimigos). Provavelmente não foi a primeira vez que fizeram isso, mas dessa vez as câmeras da National Geographic TV estavam lá.

Conclue-se que Hitler tinha, afinal, um avião stealth: o Ho 2-29. Graças ao uso de madeira e carbono (que diminuem a sua visibilidade por radares), além de turbinas integradas à fuselagem, este avião poderia estar em Londres apenas 8 minutos depois que os radares britânicos o detectassem. Em comparação, outros aviões demoravam 19 minutos desde a detecção até conseguirem mirar no alvo, o que dava aos caças Royal Air Force britânicos tempo suficiente para uma decolar às pressas e caçar os intrusos. O Ho 2-29 tornaria essa interceptação impossível, ou praticamente impossível.

A má notícia é que este avião poderia ter mudado completamente o curso da guerra se a Alemanha tivesse apenas um ou dois anos a mais para trabalhar nele. Não apenas da guerra contra os britânicos, mas também contra os Estados Unidos e a União Soviética. Os irmãos Horten tinham outro projeto baseado no Ho 2-29: o bombardeiro estratégico internacional Ho 18.

O bombardeiro foi submetido à aprovação em 1944, e ele teria sido capaz de voar de Berlim à Nova York e voltar para casa sem precisar reabastecer, graças aos mesmos princípios de design do Ho 2-29, além de seis turbinas BMW 003A ou oito Junker Jumo 004B. Como o documentário mostra, se os nazistas tivessem conseguido estender a guerra até 1946 e desenvolvido a sua bomba atômica como estava nos planos, o Ho 18 poderia ter sido o Enola Gay deles.

Agora a boa notícia: tem um monte de "se" nessas últimas frases. A vida é boa, gente. A vida é boa. [Fight Global]

O texto é do Gizmodo Brasil.

Além de muitos "se" é forte dizer que se a guerra tivesse ido até 1946 a Alemanha estivesse próxima de produzir uma bomba atômica. Os primeiros jatos militares foram de fato alemães. Caças pequenos derrubaram muitos B17 norte-americanos e Lancasters britânicos, mas foram insuficientes para reverter o destino da guerra. Um avião com capacidade transoceânica acho que só se Hitler conseguisse levar o conflito até a década de 1950. Os B29 que carregaram as bombas atômicas até o Japão partiram das Ilhas Marianas, menos de 3.000 km. Da Alsácia à Nova York seriam uns 7.000 km, mais que o dobro.


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