sábado, junho 27, 2009

O verão de Off The Wall

O verão de Off The Wall


Não tenho certeza, mas acho que foi no verão de 1979/1980, que eu pude desfrutar meu último verão de puro ócio escolar. E aqui o primeiro de alguns parênteses que este texto terá. Os nossos verões austrais são divididos, dezembro de um ano, janeiro e fevereiro do ano seguinte. Qualquer pessoa que viva no hemisfério sul sabe disso, mas talvez não seja tão evidente para quem viva no hemisfério norte. Assim, fico com o verão de 1979/1980, pois no verão seguinte, 1980/1981, não pude desfrutar do verão. Consegui meu primeiro contrato de trabalho em janeiro de 1981.


O SESC, Serviço Social do Comércio, possui uma sede campestre lá pelo número 6000 da avenida Protásio Alves, em Porto Alegre. A Protásio Alves é uma das principais e mais longas avenidas de Porto Alegre. A sede campestre do SESC possui um conjunto de piscinas.


Naquele final da década de 1970 e início da seguinte, o SESC permitia aos estudantes da comunidade ao redor usufruir das piscinas entre terça e sexta-feira. Entre terça e sexta-feira os comerciários estão trabalhando, então o movimento no parque aquático era fraquíssimo. Então a direção do SESC teve a boa idéia de liberar as piscinas.


Eu fui um dos que pôde desfrutar das piscinas naquele período. O sistema de funcionamento estabelecia que o acesso poderia ser feito em determinado horário pela manhã, e em outro determinado horário à tarde. Acredito que fosse às duas da tarde. Naquela época não tínhamos horário de verão. Junto às piscinas havia uma lanchonete com dois balcões de acesso. Um acesso pelo parque das piscinas, e o outro pela área da sede campestre. Um sistema rigoroso de exame era feito então para o acesso às piscinas. Micoses em geral, e as temíveis frieiras em particular geravam banimento aos seus portadores. Como nós chegávamos antes do horário de abertura, precisávamos ficar aguardando.


Junto à lanchonete pelo balcão da sede campestre havia uma caixa de música, uma “jukebox”, dessas que funcionam com moedas. Se bem que aqueles eram tempos de inflação alta, então provavelmente a tal máquina funcionava com fichas. Eu nunca comprei uma ficha para a máquina. Mas muitos frequentadores compravam.


Uma das músicas mais tocadas era “Don't stop till you get enough”. Todo dia alguém comprava uma ficha e pedia esta música enquanto esperávamos o horário de acesso às piscinas. Houve dias em que a música pôde ser ouvida mais de uma vez. A música fazia parte do disco “Off The Wall”, de Michael Jackson.


Marcadores: , ,