segunda-feira, fevereiro 22, 2010

A morte de Tomás Martínez

Por Sérgio Troncoso

Morre escritor argentino Tomás Eloy Martínez aos 75 anos.

Morreu na noite desse domingo o escritor e jornalista argentino Tomás Eloy Martínez, 75 anos, vítima de um câncer. Autor de Santa Evita, a novela argentina mais traduzida na história do país, e também de O romance de Perón, livro em que narra a vida do presidente Juan Domíngo Perón e de sua segunda esposa, Eva Perón, Martínez foi colunista dos diários La Nacion, The New York Times e do espanhol El País.

Nascido em 1934 na cidade de San Miguel de Tucumán, na província de Tucumán, Tomás Eloy Martínez iniciou sua carreira como revisor, no jornal La Gaceta, mas logo se tornou repórter e, mais tarde, crítico de cinema. Considerado um dos grandes jornalistas da história recente da Argentina, Martínez passou pelas principais publicações do país, como o semanário Primera Plana, o Opinión Cultural e a revista Panorama. Professor universitário e autor de mais de dez livros, Martínez fez parte do grupo que criou o importante diário Página 12, além de ter sido o primeiro diretor do telejornal Telenoche.

Ameaçado pela Aliança Anticomunista da Argentina, Martínez ficou exilado em Caracas, na Venezuela, de 1975 a 1983, onde trabalhou como editor do jornal El Nacional e fundou o El diario de Caracas. Martinéz também foi responsável pela fundação do jornal Siglo XXI em Guadalaraja, no México. Com passagem por Paris, onde trabalhou como repórter, e também pelos Estados Unidos – onde lecionou na Universidade de Maryland – Tomás Eloy Martínez ganhou, em 2002, o prêmio Alfaguara, um dos mais importantes prêmios do espanhol, por seu livro “O voo da rainha”.

Em 2009, o jornal espanhol El País concedeu ao jornalista e escritor o Prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo, distinção dada aos autores de trabalhos publicados em espanhol em todo o mundo. Também no ano passado, no dia 24 de junho, Martínez passou a integrar a Academia Nacional de Jornalismo. Seu último livro de literatura, Purgatório data de 2008

http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4238823-EI13419,00-Morre+escritor+argentino+Tomas+Eloy+Martinez+aos+anos.htm


Visto no blog do Luís Nassif.

Marcadores: , ,