terça-feira, novembro 22, 2005

Ainda Mais Sobre Criação

Quando meu filho me pergunta como conciliar crenças sobre a Criação no Gênesis, com as idéias da evolução dominantes na ciência hoje, eu costumo fazer uma aproximação ontológica, a qual eu acredito que não chega a fazer muito sentido para ele, informando que a Bíblia é um livro que começou a ser escrito há cerca de 3.500 anos atrás, e terminou de ser escrito por volta do ano 90 da era cristã. O método científico como existe hoje começou a nascer há uns 300 anos apenas, com as experimentações de Galileu, continuadas por Newton, e as especulações de Descartes. A Bíblia não surgiu como manual científico, e não me parece que essa fosse sua proposta.

Nas ciências "duras", como a física, ou a biologia, é possível analisar evidências por testes, ou observando através da parafernália ótica e eletrônica que foi desenvolvida nestes 300 anos. A física teórica conseguiu desenvolver sofisticados modelos matemáticos, que procuram explicar até a origem do universo conhecido, e mesmo do universo que os nossos sentidos não conseguem conhecer.

E onde eu coloco a evolução nisso tudo? Para mim é como um sistema de crença laico que procura afastar a Providência (Deus) como hipótese teórica. Afinal não se pode submeter Deus à observação microscópica ou macroscópica, nem se criaram equações para colocá-lo como hipótese válida e testável. Como diria o Paulo Francis, não se pode provar a existência de Deus (nem a inexistência, também dizia ele, a propósito).

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Quem disse que a Teoria Evolucionista não pode ser integrada a Criacionista?
A Igreja? Essa mesma Igreja que matou um cara que disse que a Terra gira em torno do Sol?
Bom, não tem problema, a Igreja já pediu desculpas por isso...
Opinião pessoal: DEUS é infalível! A Igreja, por ser constituída de homens (falhos) é falha!
Visão pessoal: a Bíblia está correta! O que está errado é nossa interpretação dela.
Afinal, segundo a Teoria Evolucionista, o homem evoluiu desde organismos unicelulares, passando por seres semelhantes aos nossos primatas de hoje, até chegar ao que somos. Em nada contraria a Bíblia, nela diz que o homem foi criado por DEUS a partir do barro. Os seres unicelulares proliferam em meio ao barro, logo, temos a confirmação da fé pela ciência.
DEUS criou o mundo em 7 dias. Quem pode afirmar que os 7 dias de DEUS são iguais aos 7 dias do homem? Cada dia de DEUs não poderia ser o equivalente a 1 bilhão de anos do homem???
(só ainda não consegui identificar a interpretação correta da criação de Eva, mas, tenho certeza, deve haver)
A ciência evolui. E conforme isso acontece, deveríamos ir aplicando-a na interpretação da Bíblia. Não devemos esquecer que as palavras da Bíblia foram escritas para pessoas que acham a chuva, um eclipse, milagres. E não fenômenos físicos.

1:33 PM  

Postar um comentário

<< Home