segunda-feira, outubro 31, 2005

A revista Veja ataca de novo

A edição deste final de semana da revista Veja ataca de novo. Informa que o Partido dos Trabalhadores - PT teria recebido 3 milhões de dólares do governo de Cuba para a sua campanha de 2002. Ainda não pude ler o artigo ainda, mas pelo que se lê pela Internet, a reportagem é uma divulgação de um diz-que-me-diz. Dois ex-assessores do ministro Antonio Palocci teriam ouvido falar de um outro ex-assessor, falecido em 2004, que a campanha recebeu o tal dinheiro cubano, embalado em caixas de uísque e rum (literalmente um dinheiro bêbado!).
Meses atrás a revista noticiou que a guerrilha colombiana FARC teria enviado dinheiro para o PT, denuncia que até agora deu em nada.
Dentro das circunstâncias da divulgação que está sendo dada à contribuição do governo cubano, é difícil investigar qualquer coisa a respeito desse dinheiro. Afinal, duas pessoas ouviram uma terceira pessoa já falecida ter falado em doação cubana, em dinheiro vivo, em caixas de bebida. Como rastrear, investigar isso?
Claro que todos sabemos que a economia cubana é uma das mais pujantes do hemisfério ocidental. Tão exuberante que enviar 3 milhões de dólares para ajudar a eleger um governo amigo no Brasil, é considerado troco...
O governo cubano nega qualquer doação.
Logo após a distribuição da revista, os partidos de oposição já falaram em cassar o registro do PT, se for comprovada a doação cubana. Gente fina. O golpe se dá por meios legais e jurídicos. Impedimento para o presidente da república, e cassação do partido que lhe fornece a legenda. Afinal golpes tradicionais, podem acabar em fechamento do Congresso, e restrições à liberdade de imprensa, isto é, de empresa.
Abaixo, reprodução da capa da tal doação da FARC.


31 de Outubro, Dia da Reforma

Nem Halloween, nem dia das bruxas.
Hoje é dia da Reforma Protestante. O dia em que, em 1517, o então monge agostiniano, Martinho Lutero pregou nas portas do castelo de Würtemberg as suas 95 teses contra a Igreja Católica, dando início ao cisma que acabou por dividir formalmente o cristianismo ocidental, e que no desdobramento permitiu o surgimento de uma série de outros grupos.
Estes grupos levariam o protestantismo a uma reforma mais radical que a proposta inicial de Lutero. E a Europa viveria um século e meio de guerras religiosas, mas isso já é outra história.
31 de Outubro, dia da Reforma.

Fazendo Comentários

Apesar de aparentemente complicado, fazer comentários no Blogger é fácil:
A primeira opção é para quem possui blog no Blogger. Assina-se como se estivesse entrando no próprio blog, e publica-se o comentário.
A segunda opção, "Outro", é para quem não possui blog no Blogger, mas quer deixar um comentário. Preenche-se um nome, uma identificação qualquer, e um endereço de página pessoal, que não precisa ser necessariamente fornecido, e publica-se.
A terceira opção, "Anônimo", é ainda mais simples, só se coloca o comentário e publica-se. O problema com esta opção é que é impossível saber quem publicou...

domingo, outubro 30, 2005

Circuito Cultural

Este ano a Feira do Livro acontece simultaneamente à Bienal de Arte do Mercosul. Isto faz com que prédios históricos do centro da cidade estejam sendo utilizados para os eventos. Há a Feira e a Bienal na praça, e nos prédios do Museu de Arte, o MARGS, do Memorial do Rio Grande do Sul, que é o antigo prédio dos Correios, no prédio do Clube do Comércio, na Rua dos Andradas, antiga Rua da Praia, e ainda hoje conhecida como Rua da Praia, na Casa de Cultura Mário Quintana, antigo Hotel Majestic, e no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, estes dois em pontos diversos da Rua da Praia
.

(Museu de Arte e Memorial do Rio Grande do Sul:)

(Memorial e Santander Cultural, antiga sede do antigo Banco da Província do Rio Grande do Sul:)
(Clube do Comércio:)
(Casa de Cultura Mário Quintana, vista a partir da Rua Sete de Setembro:)

Numa de suas extremidades, na Rua da Praia, a Feira do Livro quase alcança a Rua General Câmara, antiga Rua da Ladeira, mas ainda hoje tratada como Ladeira. Na Ladeira há uma série de livrarias que compram e vendem livros usados. Subindo a Ladeira ainda encontramos a Biblioteca Pública Estadual, na esquina com a rua Riachuelo. E na Riachuelo, em direção à Avenida Borges de Medeiros há mais livrarias. Tanto de livros usados, como de livros novos.

(Abaixo foto da Ladeira:)
(Abaixo foto da Biblioteca Pública:)



E se continuarmos pela Riachuelo, em direção ao leste, após atravessarmos a Borges de Medeiros, a próxima esquina será a Rua Marechal Floriano. Se subirmos esta, em direção à Rua Duque de Caxias, e depois continuarmos, e descermos em direção às ruas Fernando Machado e Demétrio Ribeiro, encontraremos uma série de lojas de antiguidades, os antiquários que se aglomeram naquela região da chamada Cidade Baixa.

Hoje é Dia de Feira!

Hoje, 28 de outubro, abriu a 51ª Feira do Livro de Porto Alegre. É um momento de caminhar pela Praça da Alfândega, encontrar descontos e, com sorte, ótimas ofertas nos balaios de saldões. A Feira se estende no tempo até o próximo dia 15 de novembro, e, no espaço, para além da Praça da Alfândega, ela ocupa a Avenida Sepúlveda após a Rua Siqueira Campos, e chega a ocupar partes do cais do porto.






sexta-feira, outubro 28, 2005

CPMF

A CPMF, ou Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (e embora esteja por aí há tanto tempo que poderia ser chamada de Contribuição Permanente Sobre Movimentação Financeira) foi criada no governo Fernando Henrique Cardoso para custear despesas de saúde pública. Contudo, acabou sendo misturada no Orçamento Geral da União, e "contingenciada", isto é, muitas vezes não chegou a ser aplicada em recurso como recurso público nenhum, pois foi destinada a criação de superávit fiscal, para pagamento de juros.
Depois de ser desviada de seu objetivo primordial, o governo diz que ela serve para descobrir sonegadores, e coisa e tal.
Assim, a pergunta que já foi feita, e que continua sem resposta é: por que os cidadãos e as empresas não podem descontá-la de seu imposto de renda devido?

Chove em Porto Alegre

Nestes final de inverno e início de primavera tem chovido bastante em Porto Alegre. Claro, a Feira do Livro começa amanhã, e Feira do Livro sem chuva não é Feira do Livro.
Contudo, é curioso, que temos tido estiagens no verão. Estiagens ao ponto de alguns municípios decretarem estado de calamidade pública.
Será que chegou o momento de se começar a produzir mais cisternas e açudes estado afora?
(Abaixo foto de uma esquina da Rua Siqueira Campos:)


Sobre Cachorros e Blogs

Conta-se que o bordão começou com o professor Régis Gonzaga, conhecido professor de cursinhos pré-vestibular aqui de Porto Alegre. Ao mostrar para seus alunos determinada questão, dizia que aquela questão era tão fácil, que até o cachorro dele seria capaz de respondê-la. Pelos cursinhos passam centenas, talvez milhares de pessoas.
Acho que conheci o bordão no meu ambiente de trabalho, quando um coordenador dizia que até os cachorro eram capazes de digitar mais rápido do que a velocidade em que o grupo estava digitando...
Atualmente até os cachorro têm fotoblog. E isso é verdadeiro, há pessoas que criam blogs e fotoblogs para mostrarem seus bichinhos de estimação.
Então, aqui está mais uma foto de bicho...


quarta-feira, outubro 26, 2005

Continua a Montagem da Feira

Aqui novas imagens da montagem da Feira do Livro.



Isto fica na rua Siqueira Campos.

Estas são imagens da Praça da Alfândega, na altura da Rua Sete de Setembro.

E aqui a Praça da Alfândega, vista de um prédio próximo.

Voltas Em Torno do Umbigo

Um título estranho assim tem explicações.
Quando anunciei tal título ao meu filho, ele perguntou, "como é que é?", e tive que explicar que fotografo muito as mesmas coisas: determinadas ruas do centro de Porto Alegre, as coisas que vejo da janela de meu trabalho, as embarcações no Guaíba, em fim os lugares por onde vou e volto. Por isso é que parece que dou voltas em torno do meu próprio umbigo nas fotografias. Também lembra um cachorro correndo atrás do próprio rabo, ou o mesmo cachorro dando voltas em torno de si até se sentir confortável para deitar...
E assim, uma foto de minha cachorra preferida. Na verdade não é minha, é de um vizinho; eu não me animo a querer criar um cachorro em um apartamento de 40 m2.



O Início

Vamos começar com fotos.
Porto Alegre possui, há mais de 50 anos, uma feira de livros, a Feira do Livro de Porto Alegre. Ela sempre acontece entre o final de outubro e o início de novembro. As fotos abaixo são dos preparativos para a feira. A data é 24/10/2005, isto é, 24 de outubro de 2005.