Astronauta Brasileiro
Como já aconteceu em outro "post" deste blog, estou reproduzindo uma discussão com um irmão em Cristo acontecida em outro blog. Os nomes aqui foram trocados.
Quarta-feira, Março 29, 2006
A conquista do Espaço
Hoje, quase 60 anos depois do primeiro ser humano ir para o espaço, o primeiro brasileiro percorrerá o mesmo caminho... E imaginem só, ele vai de carona! de CARONA.
Mais de meio século separa um evento do outro e o nosso "país do futuro" não desenvolveu tecnologia para mandar nada para fora da órbita terrestre, nem objeto, nem gente. O tal do satélite brasileiro, o saci-I se encontra em órbita desde 1999 fazendo sabe-se lá o que, mas como seu par de carne-e-osso, também foi de carona num foguete Chinês. Se dependesse do programa espacial brasileiro o futuro herói nacional que segue hoje o caminho das estrelas não teria nem como se comunicar com o Brasil via Internet, porque o nosso programa "se esqueceu" de requisitar as autoridades Russas uma infra-estrutura básica para servir de apoio logístico a equipe brasileira que aguarda o lançamento no local.
Para falar com os amigos ou participar de entrevistas via Internet, os brasileiros tem que ir bater na porta do centro de apóio Norte-Americano e lhes pedir que por favor lhes cedam um ou dois computadores e a máquina de café por alguns minutos. Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão. Na época andaram culpando "agentes americanos" que estariam "com inveja" do nosso foguete e por isso, morrendo de medo da emergente tecnologia tupiniquin, o teriam sabotado. Mas os americanos são mais camaradas do que reza a crença popular, e acolhem os brasileiros necessitados sem rancores. No caso do foguete brazuca 21 pessoas foram simultaneamente mandadas para os ares... e até hoje os familiares dos técnicos e engenheiros que morreram na explosão reclamam da falta de condições de trabalho que o projeto vinha sofrendo com constantes cortes de orçamento e falta de manutenção. O Lula deu um jeito nisso tudo, nisso ele se prova o gênio que chegou a presidente sem precisar estudar, Lula conhece todos os atalhos: pra quê um programa espacial caríssimo se para entrar em órbita basta arranjar lugar num foguete russo por poucos milhares de dólares? Muito menos dinheiro do que o necessário para pagar o mensalão dos deputados para votarem em seus projetos?
Avante Brasil!
postado por: Proprietário 8:56 PM
E chega até "bunito" ver o povo todo, os meios de comunicação dando um super destaque ao tiozinho do ITA que foi pro espaço. Melhor ainda, é ouvir os comentários do povo. "Já volto, vou ali ver o lançamento do foguete na tv e volto logo."...
O Lula é master em "Jeitinho Brasileiro", já é assim há mais de vinte anos que ele vive sem trabalhar...
tiny | Homepage | 03.30.06 - 6:37 am | #
É interessante, mas também tem um americano indo, como dizes, de carona.
É verdade que o contingenciamento de verbas atrapalhou o programa espacial brasileiro, e contribuiu para a morte dos técnicos brasileiros no Centro Espacial de Alcântara.
Sobre serem infundadas as suspeitas de sabotagem, só se por infundadas entendermos a falta de provas ou evidências. Mas todo sabotador age no sentido de encobrir suas pegadas. Sabemos que o governo americano tem a capacidade por meio de suas agências de provocar sabotagens. Sabemos também que o governo americano, como aliás quase qualquer governo, trabalha para manter vantagens para seu país.
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:26 am | #
Tempos atrás, um colunista conservador do The New York Times, recentemente aposentado, se não me engano chamado William Saphire, divulgou que o governo americano lançou uma isca, uma especificação mal feita para uma espécie de válvula de gasoduto. A tal peça defeituosa foi copiada por espiões soviéticos e acabou causando uma explosão em algum lugar remoto da Sibéria.
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:29 am | #
Também tempos atrás, um diplomata americano saiu do Brasil, depois de ter sido observado "olhando" plantações de soja no cerrado brasileiro. Casualmente houve ferrugem naquela região, pouco tempo depois. Pode ter sido contaminação natural. Mas quem pode garantir que não foi sabotagem?
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:31 am | #
"Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão."
É sempre interessante ver um cristão pregar dente por dente.
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:34 am | #
Ah sim, Zeh, tão interessante quanto ver um cristão julgando intenções por ai... como é que é mesmo "com a mesma medida que medirem, vocês serão medidos"? Bem, toma ai uma medida "na cara".
Eu, sinceramente acho assombroso o anti-americanismo besta que ronda a cabeça de tanta gente pelo Brasil. Pegaram um americano olhando plantações de soja e quando a plantação é atacada de doença: pronto! temos um culpado. Sabemos agora de onde vem a ferrugem da soja! Existem milhares de mini-americanos que voam ao redor do planeta com roupas ninja e contaminando plantações de soja com ferrugem... Ah suspeita-se que os americanos sejam responsáveis tb pelo granizo e pelo mensalão, tudo porque tremem de medo do Brasil, esse gigante, que de tão grande tu mesmo acaba de comparar com a União Soviética durante a guerra fria! Somos um perigo maior do que todo o arsenal atômico da falecida URSS! Viva o Orgulho Brasileiro!
Proprietário | 03.30.06 - 1:54 pm | #
Ah, Sim! O americano que vai com o brasileiro no veículo russo também vai de carona, so que ele tem carro próprio sabia? E já faz tempo! Não sei nem a intento de que tu fizeste essa comparação, queres dizer por acaso que como o americano "também vai de carona" o programa Espacial Brasileiro e o Americano estão no mesmo nível? Não consegue ver que não tem como comparar um caso com o outro? Ou o patriotismo cega tanto assim?
Proprietário | 03.30.06 - 1:59 pm | #
Por último, acho perversa essa tua lógica: "Sobre serem infundadas as suspeitas de sabotagem, só se por infundadas entendermos a falta de provas ou evidências. "
Exatamente isso Zeh,toda suspeita, se não tiver prova ou evidência é INFUNDADA, e não pode ser NADA além disso. Porque é infundada? Porque não existe outra coisa além da imaginação que sustenta a tese e a imaginação pode estar cheio de outras coisas ocultas além da lógica e do bom senso, pode estar cheio de, por exemplo, xenofobia irracional contra norte americanos, ou quem sabe, patriotismo bobo que não admite falhas mas que sempre procura culpar os outros pela própria mediocridade, e assim vai. Por isso não é apenas infundado, é também perversa comentar suspeitas sem provas ou evidências. Achar que alguem fez alguma coisa somente porque essa pessoa poderia fazer tal coisa, é uma atitude perversa, e não combina bem com gente farisaica que fica medindo o "cristianismo" dos outros....
Proprietário | 03.30.06 - 2:09 pm | #
Se tu achas que eu sou um fariseu, é simples, é só me tratar como o publicano ou o pecador. Ou como ateu ou agnóstico. Ou o que tu quiseres.
Não foi a tua pessoa em jogo aqui. Foi o que disseste.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:35 am | #
Vou repetir o que eu disse: Sabemos que o governo americano tem a capacidade por meio de suas agências de provocar sabotagens. Sabemos também que o governo americano, como aliás quase qualquer governo, trabalha para manter vantagens para seu país. Tu falas em anti-americanismo, falas no carro do astronauta americano, mas não contra-argumentas o que é dito.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:40 am | #
A propósito, acredito que o Marcos Pontes possua também. Embora eu não saiba o que isso tem a ver com a discussão. Não estou falando de comparações de programa espacial norte-americano e brasileiro. O que eu disse é que o governo americano também usou um meio de custo-benefício melhor. Foi mais fácil para a NASA alugar o foguete russo, do que preparar um vôo próprio.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:43 am | #
E história se costuma dizer que ausência de evidência não é evidência de ausência. Arqueólogos não encontraram evidências claras da peregrinação dos hebreus pelo Sinai, e nem por isso a Torá está errada. Não há provas de sabotagem em Alcântara. Não há provas de sabotagem no Cerrado. Também não há provas em contrário. Mas o direito permite "in dubio pro reu", isto é, se não há prova contra alguém, ele é inocente perante a justiça. Contudo as pessoas podem ficar com dúvidas em relação ao caráter da pessoa.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:48 am | #
Na primeira metade do século XX, a justiça americana prendeu Al Capone por erros na declaração do imposto de renda. Mas alguém tem dúvida que ele cometia crimes piores?
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:49 am | #
E atenção: não estou chamando o governo americano de mafioso, nem chamando o governo americano de gângster, nem chamando o governo americano de Al Capone. Estou apenas reforçando que ausência de evidência não é evidência de ausência.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:51 am | #
Falando no caso do granizo. O governo americano fez chover chuva negra sobre Hiroshima, em 1945.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:53 am | #
E quanto ao mensalão, não há evidências de envolvimento de qualquer membro do governo dos Estados Unidos. Eu acredito piamente que os Estados Unidos são completamente inocentes nesse caso.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:54 am | #
E quase ia me esquecendo. Eu não sabia dos mini-americanos com roupas ninjas, fazendo sabotagens mundo afora. É um novo componente para as teorias de conspiração. Pena que o Arquivo X acabou.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:56 am | #
Zeh... a tua colocação não precisa de contra argumentação, porque não tem argumento nenhum, tu fala do que PODE ter acontecido, mas baseado no que tu chama "possibilidades" vamos dizer assim, QUALQUER coisa pode ter acontecido. Vamos fazer uma listinha? 1) O Lula mandou explodir o foguete, todos sabemos que o Lula tem os meios para fazer isso não tem? Qualquer um com 5 mil reais no bolso para comprar um tecnico na verdade tem meios para isso, não precisa ser a CIA. 2) Os argentinos mandaram explodir o foguete, Os paraguaios, os Russos os Chineses ou os Japoneses, sem falar nos Cubanos, qualquer um desses ai, e tantos outros poderiam ter mandado explodir o foguete, agora a pergunta não é se explodiram, a pergunta é porque somente os "americanos" eh que surgiram na tua cabeça e na de tantos outros como possibilidade. Para mim isso tem nome, ou é Xenofobia ou filme de Hollywood demais.
Proprietário | 03.31.06 - 3:05 pm | #
Quanto ao "carro próprio" estava seguindo a analogia da carona que tu tb adotasse, os americanos tb seguiram de carona com o brasileiro, mas ele "tem carro próprio", ou seja, o seu programa espacial está desenvolvido, tão antigo e mais avançado ainda do que o programa russo, enquanto o programa brasileiro é uma vergonha (gostou da palavra? vou repetir para ti) VERGONHA. O americano foi com os russo para economizar, uma atitude inteligente, o brasileiro foi com o russo para dar um "jeitinho". Programa espacial porque? É só pagar 10 contos para os russos que a gente "chega lá". Se para ti é uma grande coisa colocar um brasileiro no espaço, então fique feliz e contente, mas saiba que até a cadela Laika ganha dele em importância, porque apesar dos cães tb não terem desenvolvido um programa espacial, ela chegou lá primeiro.
Proprietário | 03.31.06 - 3:13 pm | #
Esse negocio de ausência de evidência não ser evidência de ausência é interessante, ajuda a esclarecer o motivo do pessoal das ciências exatas se negarem a aceitar o termo "ciência" para as ditas "ciências humanas" o nível de "achismo" tanto na história quanto na sociologia é alarmante. Mas mesmo essas ditas "ciências" não se dispõem a publicar alguma coisa, com medo de cairem no ridículo, sem possuir alguma evidência sobre o que realmente aconteceu. A tua desconfiança, enquanto não encontrar evidência externa, está dentro da tua cabeça, e só ai, se tu desconfia dos americanos, e não dos E.T's, por exemplo, essa desconfiança só reflete o tipo de julgamento que tu faz das pessoas, assim como tu não confia nos americanos, tu pode não confiar dos negros, dos judeus, dos amarelos de olhos rasgados, ou dos torçedores do São Paulo, é tudo a mesma coisa, é tudo preconceito, tudo bem opação tua. Só não pode sair por ai falando dessas tuas desconfianças como sendo fatos reais, porque na verdade esta tudo dentro dessa cabeçinha, isso é ser irresponsável, isso é uma agressão e a pessoa agredida tem todo o direito de não ser legal com a pessoa que o agrediu, sendo ela cristã ou não. se o governo americano se negasse a deixar os brasileiros usarem a sua maquina de café, eles estariam no direito deles, retribuindo justamente a agressão que sofreram por parte das autoridades brasileiras que irresponsavelmente espalharam sem prova nenhuma que os americanos sabotaram a sua geringonça.
Proprietário | 03.31.06 - 3:32 pm | #
Essa parada sobre hiroshima é mais um comentário bem idiota ein? pensou bastante antes de falar isso?
Ohh os americanos fizeram choverrrr chuvaaaa neeeeegraaaaaa sobre hiroshimaaaaaaaaaa ahhhhhhhh
como são malvados.
Sinceramente não tinha comentário mais fora de lugar para ti fazer, suponho que como "historiador" tu deva saber que existe todo um contexto em que o bombardeio atômico sobre hiroshima estava incluido, que a opção a ele seria o envio de 200 mil americanos (estimativa minima) para a morte numa invasão por terra ao Japão. Acho que tu preferiria assim não? Que os malvados americanos morressem aos bandos, ahh que delícia! pena que eles não gostaram da ideia e resolveram matar o inimigo não?
Por favor, guarde esses comentários agua com açucar e sem conteúdo para quem gosta
Proprietário | 03.31.06 - 3:44 pm | #
Quanto ao mensalão. tu deve culpar a oposição oligárquica revanchista e reacionária por colocar os 2 bilhões de reais nas contas do marcos valerio não? Essa delirante teoria da conspiração combina perfeitamente com a teoria da sabotagem da CIA ao calhambeque espacial brasileiro
Proprietário | 03.31.06 - 3:47 pm | #
Quanto ao tratamento que dispenso a ti, se fariseu, agnostico ou ateu, não se se ja percebeste mas ja te trato assim a tempos, quem continua insistindo em me tratar como "irmão" é tu, o único problema é que tu so me trata assim quando queres abusar da minha boa vontade (encher o saco), como aquele primo distante que so aparece para pedir dinheiro. Tu chega aqui e "irmãozinho" Pá! me enche o saco com algum comentário inapropiado. Ja te disse uma vez, te digo de novo, prefiro deixar meu cristianismo ser julgado por alguem com condições de fazé-lo, não por alguem que além de não em conhecer, vem me criticar usando como base um cristianismo auto-ajuda.
Proprietário | 03.31.06 - 4:32 pm | #
Só pra constar... ja houve um "carrinho" desses aí de ir pro espaço que os americanos mandaram e virou fogo de artifício bem bonito de olhar brilhando lá naquele céuzão bunitu de ver.
Qnt ao anti-americanismo, acho q existem coisas a criticar mesmo mas como a gente ainda não cuidou nem da grama e do portão da nossa casa fica complicado colocar defeito na casa do vizinho
O Filósofo | 04.01.06 - 1:28 am | #
Os Estadunidenses têm uns troço bunitu di vê sô! na literatura tem John Fante, J D salinger, Bukowski ... na verdade nem sei se eles são americanos mas se forem, palmas pra eles.
Agora q é um país chatinho é. Essa coisa de cristianismo fundamentalista, moralismo de fachada, país mais obeso do mundo q vende seu lixo alimentar pro mundo todo se empanturrar de fantasia/sonho americano. na verdade, se procurar defeitos, seja onde for a gente sempre encontra. Sempre tem algo pra apludir e algo para se reprovar. Por favor, importem só aquilo q é bom.
Na verdade eu ando de saco cheio nessa crença no progresso. essa coisa de q o homem vai conseguir se reerguer, essa coisa q inspirou desde o capitalismo até o comunismo. Desculpa a falta de vontade de escrever sobre isso. Até tem um cara q fala sobre o tema, acho q é um britanico, jonh gray. é um q é filósofo. deve exitir um monte de gente com o mesmo nome dele ... é um q escreveu um livro sobre a al quaeda.
O Filósofo | 04.01.06 - 1:51 am | #
Não q o progresso não exista................mas o q é importante progredir a humanidade não progride. pode mandar homem pra lua, marte, até pra casa do carvalho. essa vontade de se sentir poderoso, superior aos outros... dominar ou ser dominado... eu posso, eu sou bom o suficiente, eu tenho bala na agulha. não adianta, a gente não consegue deixar de ser aquele mesmo bicho q vivia na caverna. só q agora somos mais sofisticados.
O Filósofo | 04.01.06 - 2:05 am | #
Ora, que bom que o Filósofo volta a pastar por esses campos. A crença no progresso é uma ilusão utópica que foi lançada com o Comunismo e a adotada pelo capitalismo como instrumento de retórica contra a propaganda socialista. O Capitalismo, em sua essência não passa de um instrumento comercial que foi desenvolvido através dos milênios para organizar o comércio entre os seres humanos, esqueçam Max Weber, esqueçam a revolução francesa e industrial, o capitalismo começou quando o primeiro homem pré-histórico trocou o primeiro cacho de banana pela primeira dúzia de ovos e se desenvolveu até o estado atual, onde não existe um capitalismo, mas vários, o capitalismo americano, europeu e, vejam so, o chinês.. alêm do ineficiente capitalismo brasileiro
Proprietário | 04.01.06 - 9:08 am | #
Chuva negra sobre Hiroshima: Ninguém estava julgando o caráter dos americanos. Estava respondendo ao teu argumento, que os americanos podem causar granizo. Talvez granizo ainda não, mas que causaram uma tempestade radiativa causaram. É, era uma guerra. Tinham seus motivos. Mas que choveu, choveu.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:41 am | #
Quanto a me taxares de fariseu. Ótimo. Vou poder questionar qualquer proposição tua como ateu. E como eu disse, é muito interessante um cristão pregar dente por dente. Se bem que muita gente por aí acredita que oferecer a outra face é só figura de retórica.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:43 am | #
Se eu sou adepto de um cristianismo de auto-ajuda, tu és o que? de um cristianismo militante e combatente? Como Carlos Magno que afogou em sangue os bárbaros pagãos que não quiseram aceitar o batismo cristão? Ou os cruzados com os rios de sangue infiel na consquista de Jerusalém? Ou talvez mais atualmente, explodir clínicas de aborto para salvar as crianças nos úteros de suas mães?
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:47 am | #
Se tu sentes vergonha do programa espacial brasileiro, eu não sinto. É um programa possível para os recursos que o país se dispõe a aplicar.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:49 am | #
"Sabemos que o governo americano tem a capacidade por meio de suas agências de provocar sabotagens. Sabemos também que o governo americano, como aliás quase qualquer governo, trabalha para manter vantagens para seu país." Repito de novo.
Vamos ver o que tu dizes, apesar de tu não precisares contra-argumentar: 1) Lula explodiu o foguete. Ele não teria motivos para fazer isso, pois foi visto como um fracasso do governo dele. 2) Os argentinos e paraguaios nõ parecem ter programas espaciais. Os russos tem o mais eficiente sistema de lançamentos espaciais atualmente. Os chineses estão indo de vento em popa, e recentemente lançaram um homem ao espaço. Os japoneses tem montado um programa eficiente de lançamento de satélites artificiais. Por que os americanos? Pelos boatos de mais turistas chegando na região às vésperas do acidente. Contudo esta é uma evidência fraca demais. Na verdade ninguém contou realmente se havia mais turistas na época do que em qualquer outro período. O principal ônus dos americanos hoje em dia é serem a nação mais poderosa do planeta, ter a supremacia, e tentar evitar o surgimento de concorrentes.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:07 pm | #
A CIA esteve envolvida em golpes de estado: na Guatemala, em 1954; no Irã, em 1957; no Brasil, em 1964; no Chile, em 1973. O governo Reagan financiou terroristas contra o governo nicaraguense. Em 2002, quando do golpe contra Hugo Chávez, o governo americano silenciou, tendo tido meios para alertar o presidente eleito da Venezuela que um golpe estava sendo armado contra ele. Isto não é anti-americanismo. São fatos contra os quais não há como lutar. Sem fazer juízo moral sobre isso, o governo americano trabalha para manter vantagens para os Estados Unidos.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:08 pm | #
Sabes o que estou lendo agora? Plano de Ataque, de Bob Woodward, em que ele narra os preparativos do Governo do presidente George Walker Bush para atacar o Iraque. É um jornalista americano, com amplo acesso à cupula do governo americano. Antes eu havia lido, do mesmo autor Bush em Guerra, sobre a preparação de uma resposta dos ataques à Washington e Nova York, e o ataque ao Afeganistão. Sabes o que eu acho, lendo isto? Que o governo americano defende o que pensa ser os interesses dos Estados Unidos. Em geral isto está correto. Às vezes, fere o direito de outras nações como já aconteceu.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:17 pm | #
E não sei se conseguiste perceber. Eu estou te narrando fatos. Os golpes foram fatos. As respostas militares do governo W. Bush são fatos. E não estou fazendo nenhum juízo sobre elas. O governo americano fará aquilo para o qual foi eleito. Os feitos do governo americano vão ferir suscetibilidades, tanto internas quanto externas.
Isto não é preconceito. É só enxergar as coisas. Não tenho nada pré-concebido contra ninguém, nem americanos, nem judeus, nem negros. Tu é que insinuas isto.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:26 pm | #
Mas se tu ficas aborrecido com as minhas intervenções como aparentam para mim as tuas respostas, a coisa é simples. É só dizeres uma palavra, do tipo, "Zeh, não venhas nunca mais ao meu blog!", que eu não apareço mais. Diga uma palavra e eu não questiono mais nada.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:28 pm | #
Uma coisa é vc ser anti-americano, outra é vc ser contra o governo americano.
Eu não tenho nada contra o povo americano, só contra o seu governo. Se não gostar do governo seria ofender o povo, logo eu seria o cara mais anti-patriota do mundo entre 1997 e 2002.
Ah, e Proprietário, não dá pra aumentar a fonte dos comentários um pouquinho não ? Asvezes chega a doer a vista de tão pequena...
Garoto Firme | Homepage | 04.01.06 - 3:05 pm | #
Mas eu gostei memso foi sobre o post da república dos Pampas, hehe... "Rio grande do centro" foi ótima...
Sério, eu concordo com o texto, etnicamente o brasileiro é uma invenção. Acho que o certo seria o RS ser um país (ou talvez RS e SC juntos), do Paraná a goiás e o sudeste ser outro, a Bahia ser outro, o resto do Nordeste mais outro e a Amazônia mais outro.
Devia ter uns cinco "Brasis" etnicamente falando, mas em termos de geopolítica entendo que isso acabaria sendo prejudicial para todos eles. Se o Brail pode negociar um pouco mais lá fora é pelo seu tamanho. Se não seríamos igual ao Paraguai, uruguai, etc, um monte de países sem poder político nenhum. Então por esse lado, até que o Brasil resolva seus maiores problemas, acho que todos os "brasis" deveriam continuar sendo só um mesmo.
Talvez um aalternativa seria a adoção do Federalismo (mas não estadual e sim regional), ou a criação de regiões semi-autonomas (tipo catalunha, Euskal/país basco, etc). Poderia essas regiões até disputarem copa do mundo com equipes próprias mesmo sem serem independentes (tipo escócio, país de gales, irlanda do norte, hong kong, puerto rico, etc).
Garoto Firme | Homepage | 04.01.06 - 3:13 pm | #
Ah, e só pra aviar, meu livro está disponível para download em www.caracowl.xpg.com.br
Garoto Firme | Homepage | 04.01.06 - 3:15 pm | #
ô Zeh, me parece verdade q o governo americano interfere em outros países usando os "mais diversos meios". Não tenho dúvida q algum serviço de inteligência lá se preocupe com alguma coisa q possa ser feita aqui e atrapalhe eles acolá. Acho importante aceitar isso, q existe essas maracutaias sofisticadas porém tb acho importante notar q isso não parte apenas dos americanos. Sei q a questão não é essa, eu realmente fujo um pouco do tema as vezes. Mas acho q para continuar a conversa a gente tem q aceitar ou não a existência dessas conspirações. o problema é q hoje em dia todo mundo fala em teorias de conspirações adolescentes.
Acho q a história acontece por meio de conspirações.
Eu conspiro
Tu conspiras
Eles conspiram
Até o Brasil conspira.
O Filósofo | 04.01.06 - 8:41 pm | #
Caro Filósofo,
Concordo contigo. Temos que conviver com as teorias da conspiração. Até porque, como disse o Proprietário em uma nota, um post, anterior é que é difícil apreender toda a realidade. Na verdade, dependendo do conceito de realidade, só mesmo Deus a conhece.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:10 pm | #
Os Estados Unidos tem muitas coisas boas. Uma coisa excelente que eles têm é o acesso à informação garantido pelas leis. Isso acaba tornando-os mais transparentes do que os demais países. E é por aí que sabemos que o governo americano faz coisas que supõe serem para seu bem, mas que eventualmente podem prejudicar outros países. Provavelmente outros países fazem coisas que prejudiquem outros também, mas eles não permitem tanto acesso à informação.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:16 pm | #
Algum tempo atrás, ficamos sabendo que um homem foi preso e condenado nos Estados Unidos, por ter passado segredos militares a Israel(!). Israel espionando os Estados Unidos!
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:22 pm | #
E é por isso, que eu comentava com o meu filho enquanto assistíamos o Arquivo X, que a coisa era muito primitiva. Temos acesso a várias informações de governo, graças à lei americana! Não é preciso procurar conspirações ocultas. As informações estão disponíveis. Claro, exceto se você acredita que o governo americano esconda extra-terrestres.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:26 pm | #
Leandro, deu pobrema no link de download do teu livro: "Página não encontrada".
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:37 pm | #
tenta www.caracowl.xpg.com.br/protetores_da_galaxia.pdf
ou então tenta de novo mais tarde(clica com o botão direito no link e depois vai em "salvar destino como". Se persistir o problema, me avise de novo, pq acabei de testar e aqui ele tá indo direito. Estranho...
Garoto Firme | Homepage | 04.02.06 - 9:20 am | #
É. Agora funcionou. Obrigado.
Zeh | Homepage | 04.03.06 - 9:39 am | #
Agora funcionou. Obrigado.
Zeh | Homepage | 04.03.06 - 9:40 am | #
bah... que debate! puxa... nem consegui ler todos as perguntas-respostas-réplicas-tréplicas... hehehe
tiny | Homepage | 04.03.06 - 4:13 pm | #
Zeh, simplesmente me cansei dessa conversa de louco, afirmo tudo o que postei no blog e não retiro uma vírgula, o brasileiro está indo de carona sim, está dando um jeitinho sim, foi para o espaço plantar feijão por 10 milhões de dólares, o que é um absurdo sim, essa viagem é pura propaganda nacionalista e ufanista sim! os caninos e os simios chegaram ao espaço primeiro, e participaram de mais experimentos e de experimentos muito mais importantes para a raça humana do que o brasileiro sim, orgulhem-se deles, dos macacos e dos cães, são mais dignos de louvor do que o cosmonauta brazuca sim! Quer se orgulhar do brasileiro? vai fundo, acredite no sonho, seja feliz e aproveite e coma um pouco mais de capim, eu prefiro me orgulhar de coisas mais importantes.
Proprietário | 04.03.06 - 7:45 pm | #
É incrível que eu viva num mundo onde as pessoas te desafiam a "provar que os Estados Unidos não estavam envolvidos na explosão do foguete", é como se eu desafiasse alguêm a provar que os marcianos e o papai noel não estavam de concluio para derrubar o império inca! Claro que não tem jeito de provar! É ridículo propor uma questão dessas! É uma inversão de lógica, o acusador é quem tem que provar alguma coisa, se o governo brasileiro achou que os americanos, e não a incompetência, é que foi culpada pela explosão, ele que prove isso, ponto! Se não têm como provar, então cale a boca e não fale bobagens! Mas não, fizeram um estardalhaço dizendo que tinha americano demais na regiao, etc e tal, foi tão grande o burburinho que o ministro da defesa da epoca teve que ir a público falar que a possibilidade de sabotagem estava descartada (peça para ele provar tb que os americanos não estavam envolvidos). Por isso que digo, e redigo, que acharia bem feito se os americanos batessem a porta na cara do brasileiro que veio pedir a maquina de cafe emprestada! Dizem que foi por causa da nossa sabotagem, e não por incompetencia de vcs que o foguete não voou? E agora veem pegar nossas coisas emprestadas? Vao conseguir sua propria conexão para internet seu bolhas! Acho bem feito sim, acho justo! E o motivo de eu ser cristão e pensar assim eu vou te falar agora
Proprietário | 04.03.06 - 8:23 pm | #
Digo que o seu cristianismo é de auto ajuda e repito isso, e te digo o porque. Teu cristianismo é de auto-ajuda porque carece de reflexão teológica, é um cristianismo raso, que se acha na posição de julgar os outros sem antes ter passado a si mesmo por um julgamento de suas próprias convicções. A prova disso é essa tua frase:
É sempre interessante ver um cristão pregar dente por dente.
O contexto dessa frase se encontra no quarto comment no início desse arazoado todo, disse o que terminei de afrmar no comment anterior, que o governo brasileiro precisa de uma lição de humildade.
O cristianismo de auto ajuda estranha que um cristão possa concordar com isso, para ele, todos devem viver em paz e hamonia, viver pela graça e não pela lei. Um cristão citando a lei? "que interessante"? diz o cristão de auto ajuda tentando simular inteligência...
Proprietário | 04.03.06 - 8:31 pm | #
O cristão auto-ajuda tira a graça do contexto de arrependimento e fé e entende a graça como uma coisa que possa ser gerada apenas pela boa vontade das pessoas. Se o mundo está em trevas, é porque as pessoas não se amam! Mas tal cristianismo está errado, redondamente errado, sem arrependimento e fé a pessoa não pode ser tocada pela graça, nem nortear a sua vida por ela, porque carece do contexto no qual a graça mostra seu verdadeiro valor. Para o cristianismo auto-ajuda, a graça é barata.
Proprietário | 04.03.06 - 8:35 pm | #
Outra coisa que o cristianismo auto-ajuda não entende direito é a lei. A lei é boa, disse o apostolo paulo, contrariando o crente auto ajuda, que a acha "ruim". Na verdade a lei do "Olho por olho" não é so boa como é justa, porque acena para uma retribuição equilibrada da perda. Lhe roubaram uma vaca? então vc tem direito a uma vaca, mas não tem direito de tomar duas, ou três vacas! Lhe tiraram o olho? vc tem direito a tirar o olho de quem lhe lesou, mas não de tirar-lhe a vida! Este é o principio da retribuição, que Jesus aprovou, assim como paulo e os apóstolos, essas leis não eram apenas o suficiente para justificar ninguem, porque ninguem a seguia a contento, por isso a graça era necessaria, não para gerir o relacionamento entre as nações, mas para conduzir o homem a Deus. Claro que a graça influenciava nos relacionamentos, mas essa influência era extrita a um pegueno grupo de pessoas, essas que compartilhavam da graça, e não era adiministrada a todas as pessoas, porque a graça sem contexto gera o caos.
Proprietário | 04.03.06 - 8:41 pm | #
Quando digo então que seria bom para o brasil levar uma paulada na cabeça para ver se deixa de ser bobo, eu falo com proriedade, o brasil e os estados unidos não sao o reino de Deus, aqui a o que gerencia é a lei da retaliação, e não outra. Um pais não ataca o outro por respeito, respeito sobre o que o outro pais iria fazer se fosse atacado, e se um pais começasse a "dar a outra face" como o cristianismo auto ajuda sugere, logo seria dominado por outro e seu povo escravizado. Por isso, não sou nem um crente auto ajuda, nem algum outro desses tipos de "cristianismo" que tu quisesse me jogar na cara, na verdade esses tipos de cristianismo brutais que tu acha ser o contrario do cristianismo auto-ajuda, não é nada menos do que seu irmão, porque ambos carecem da mesma coisa, de reflexão teológica. Tu está mais perto de se tornar um Carlos Magno do que eu.
Proprietário | 04.03.06 - 8:48 pm | #
Se não sentes vergonha do programa espacial brasileiro, ou e por cegueira nacionalista ou e por pura ignorância mesmo, no meu caso não dá para não se envergonhar de um programa que já tem quase 50 anos (lançado na eepoca de janio quadros) e conseguiu resultados quase nulos, no maximo conseguiu produzir fogos de artifício e um "satelite burro", sua estrutura está tomada da cabeça aos pés pela ineficiencia e pelo melhor exemplo de burocracia brasileira, é cenário de disputas políticas internas, de brigas entre a ala militar e a ala civil, de briga de egos, foi idealizado inicialmente para produzir technologia para construir misseis balísticos e inclusive vendeu alguns propótipos para Saddan Russein (não admira que ele perdeu a guerra). Não achar que isso é uma vergonha, é não ter vergonha na cara. O programa espacial brasileiro não é valorizado nem pelo governo, que lhe destina uma fração do que destinava nos tempos de guerra fria.... se atualize um pouco mais sobre o programa aqui nesse endereço: http:// observatorio.ultimosegund...fc260820031.htm
Proprietário | 04.03.06 - 9:06 pm | #
E quanto a lhe pedir para sair daqui, so digo que nunca lhe convidei para vir, nem me lembro de ter te encorajado a ficar. Não sei porque agora tenho que lhe pedir para sair. Acho que ja disse uma vez, vou dizer de novo, não me incomodo com as tuas opiniões, as vezes são ate sensatas, diferentes das que se ve aqui, o que me incomoda mesmo são os comentários engraçadinhos sobre a minha espiritualidade, que garanto, vc não está apto para tecer.
Proprietário | 04.03.06 - 9:14 pm | #
Por falar nisso, mandei um abraço para ti, pro leandro e para o filosofo Filósofo no podcast dessa semana, não entenda isso como sinal de nada mais do que cordialidade para vcs que estão sempre comentando aqui, mesmo quando não posto...
Proprietário | 04.03.06 - 9:16 pm | #
Veja bem, para evitar mal entendidos, não acho que tu seja "per si" um "crente de auto-ajuda", mas considero que o teu comentario foi algo oriundo da mentalidade dessa escola de cristianismo...
Proprietário | 04.03.06 - 11:19 pm | #
A lei é boa. Concordo. O único problema é que o único que a cumpriu foi Jesus. E como diz Paulo, aquele que quebra um artigo da lei, é responsável por tê-la quebrado toda. Se torna culpado diante de Deus. Como todos os homens quebraram ao menos um artigo da lei, todos pecaram. A lei é justa e boa. Os homens é que não são. Em consequência, todos os governos do mundo, TODOS OS GOVERNOS do MUNDO são corrompidos pelo poder do pecado, inclusive o brasileiro e o americano.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:32 pm | #
Como disseram os chamados pais fundadores dos Estados Unidos, o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente, e por isso, eles formularam os tais pesos e contrapesos para evitar que o poder absoluto fosse conseguido nos Estados Unidos. Até agora isso tem sido conseguido com relativo sucesso.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:35 pm | #
Então a lei é boa. A autoridade serve para manter a ordem e a paz. Ambos servem para regular a convivência entre todos os seres humanos. Sejam crentes ou não, como é o caso da maioria.
O que não me entra na cabeça é que um crente aconselhe a retaliar. Se algumas pessoas, que gostam de conspirações acham que o governo americano teve algo a ver com a explosão do veículo lançador de satélites, mesmo que o governo brasileiro tenha negado tal evidência, então os jornalistas brasileiros no Cazaquistão devem ficar sem cafezinho, e sem acesso à Internet, como retribuição. É como eu disse, oferecer a outra face é figura de retórica de Jesus no Sermão da Montanha?
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:43 pm | #
Ou, como diz em Romanos: " Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça."
Também deve ser figura de linguagem.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:44 pm | #
Com relação, ao programa espacial brasileiro, de que sentes vergonha, esta semana, o satélite sino-brasileiro, de sensoriamento geológico fez transmissões para Dakota do Sul (ou do Norte, tanto faz), para usar as imagens geradas.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:47 pm | #
Tenho um orgulho relativo de ser brasileiro. Se fosse norte-americano, ou canadense, poderia sentir orgulho de ter nascido naquelas terras. Mas isso é sempre relativo. A epístola aos Hebreus fala de uma série de homens de fé, dos quais, "o mundo não era digno". Bom talvez eu seja digno do mundo, mas a graça me alcançou, e me salvou. Assim pela promessa, sou salvo.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:51 pm | #
Eu cheguei ao teu blog, via Google, quando eu procurava "Igreja Batista Central de Porto Alegre", e achei muito legal que houvesse um blog de alguém da Igreja. É uma pena, que como tu dizes, eu só seja cristão para te encher o saco. E como me parece que realmente não desejas meus comentários...
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:56 pm | #
Espero que quando te formares, sejas um bom pastor e bom missionário. É tudo que precisas ser.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:56 pm | #
Bem, se acha estranho um cristão entender que um pais deve respeitar o outro e que a retaliação em caso da falta de respeito é algo natural e até mesmo salutar, eu acho ainda mais estranho vc ficar citando romanos e esperando que isso seja aplicado aos relacionamentos entre as nações, por isso é que é dificil falar com um crente auto ajuda, fala besteira e fica posando de piedoso "deve ser figura de linguagem".. vai aprender a ler texto no contexto rapaz, para só depois ter a coragem de ficar citando a bíblia para os outros. Tenha um pouco mais de reverência para com a Palavra de Deus! Por causa de atitudes desse tipo eh que Paulo falou: "o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa"... Se fosse eu que fosse o dono da maquina de café, eu deixaria qualquer um usar, mas sei que com isso estaria ensinando mal os brasileiros. O brasileiro em geral tem essa atitude horrivel de se achar no direito de dizer qualquer coisa dos outros, mas achar ruim quando os outros não são "legais" com eles, essa mania de que todos tem que ser legais comigo, mas eu não preciso ser com ninguêm. Eu daria o café sim, mas sei que estaria fazendo um bem para mi m e não para eles. A mesma coisa não se aplica aos americanos se não forem cristãos, agir como cristão só é salutar para o cristão, porque nossa recompensa não está aqui, para um incrédulo dar a outra face é apenas um ato de fraqueza, e não força.
Proprietário | 04.06.06 - 3:44 pm | #
Essa agência espacial brasileira, da qual tu se ufana, não foi capaz de cumprir nem o acordo que tinha para com a estação espacial! A NASA treinou o astronauta e arranjou lugar para ele na estação não porque ele era bonitinho, mas porque tinha um acordo em que o Brasil iria forcer parte dos equipamentos para a estação espacial, mas nada do combinado foi entregue! Ou seja, a Nasa treinou o brasileiro de graça! Levou um calote federal da Agencia Espacial Brasileira. Se orgulha dela? A gente se orgulha facil quando não se tem nada mais para se orgulhar, não? Parece mais uma necessidade do que uma realidade. (leia mais aqui: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ ...houstonbg.shtml )
Proprietário | 04.06.06 - 3:51 pm | #
Suponho que eu precise ler o texto no contexto, porque o que eu disse não te agradou. Talvez tu precises me ensinar. Ou talvez tu vás dizer que não precisas me ensinar porque eu não vou conseguir aprender mesmo, já que tive a coragem de citar um texto que , conforme tu dizes, não está no contexto.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 6:56 pm | #
Suponho também que tu aches que dizer que "Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão." não é um conselho, ou um desejo de retaliação. E obviamente suponho que para ti é bom um cristão aconselhar quem quer que seja a retaliar toda e qualquer ofensa.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 6:59 pm | #
Por fim, deverias escrever um manual cujo nome poderia ser "O Novo Testamento Segundo o Proprietário", para que ninguém possa utilizar textos bíblicos de forma diferente da que tu achas correta.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 7:01 pm | #
O que significa mais reverência pela Palavra de Deus? "Tenha um pouco mais de reverência para com a Palavra de Deus! Por causa de atitudes desse tipo eh que Paulo falou: "o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa"...".
E complementando, o texto todo de Romanos que contém o que citaste é:
"Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;
e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade;
tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito."
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 7:10 pm | #
Pelo contexto, Paulo falava de alguns judeus do tempo dele aqui.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 7:11 pm | #
Não adianta tentar ver quem é mais cristão, no fim das contas cada um acha q é mais. Virou olimpíada. Religião normalmente acaba em guerra mesmo.
Mas falando em conspirações e colocar a culpa nos outros olhem isso http://noticias.terra.com.br/mun...1- EI294,00.html
Filósofo | 04.07.06 - 8:07 pm | #
Primeira coisa, Antes de tudo, não sou eu que vou no blog dos outros citando textos bíblicos na cara dos outros e se achando o máximo por causa disso, nunca tive intenção, em toda minha vida cristã, de usar a bíblia como "escada" para simular uma estatura espiritual que eu não tenho. Quando cito a bíblia aqui, cito para mim mesmo, e se alguem se sente incomodado com alguma coisa que eu digo quando reflito sobre algum texto, geralmente não é por intenção minha. Não uso a bíblia nem como arma contra outra pessoa, nem para "me posicionar acima" de ninguem. Isso é, em parte, o que significa ter mais reverência com a palavra de Deus. Mas são duas manias realmene chatas que tu tem demostrado desde o primeiros posts que tu largasse aqui. Não venha então tentar colar esse rótulo de crente nojento em mim, cole-o na tua testa que fica melhor.
Proprietário | 04.07.06 - 10:50 pm | #
Realmente eu não espero que tu entenda a minha posição, para tanto precisa primeiro aprender a refletir e deixar de lado o cristianismo auto-ajuda, que é cômodo demais para ser abandonado facilmente. So tenho uma coisa pra te dizer: não enche o saco! Essa história de "você quer é retaliação!" é um golpe baixo demais sequer para que eu me digne a responder, é muito cômodo da sua parte, imputar uma intenção má numa atitude de uma pessoa e depois desqualificar a pessoa com base na difamação que ela mesma espalhou. Esqueçe, vai ser coerente com o teu cristianismo auto ajuda e começe a tentar aplicá-lo na vida pública, peça as autoridades que perdoem, por exemplo, os bandidos que estão presos, porque seria retaliação da sociedade prender uma pessoa apenas porque cometeu um crime não é mesmo? Faça uma campanha para que seja perdoada todas as dívidas na sociedade! Quem deve não precisa pagar mais! Aplique essa sua graça barata por ai, veja se encontra quem concorde contigo! Mas acho que estou pedindo demais não? Para o crente auto ajuda até mesmo ser coerente consigo mesmo é um passo grande demais.
Proprietário | 04.07.06 - 11:02 pm | #
Quanto ao texto de romanos, tu quase acertasse, faltou um pouquinho, do que mesmo? ah! Reflexão teológica! Tem um princípio aqui que te escapa porque tu so ficasse citando o texto, como bom crente, e se esqueçeu que o texto foi escrito para que se reflita sobre ele. Os "gentios" por exemplo, blasfemam o nome de Deus somente por causa dos Judeus? ou, refletindo de outra maneira: "o que levou os gentios a blasfemarem contra Deus"? Foi a raça judaica ou a atitude judaica? O texto não deixa dúvidas, foi a atitude: "Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?" etc... Sim, meu caro, Paulo estava falando dos Judeus, mas não por causa da raça, mas da atitude. E assim como os gentios da época de Paulo "blasfemavam o nome de Deus" por causa dos judeus, hoje, os mesmos gentios, continuam blasfemando o nome de Deus por causa dos crentes auto-ajuda. Duvida? Faça um teste! Vai nos blogues dos "gentios" e começa com as suas gracinhas espirituais para ver se eles não blasfemam o nome de Deus rapidinho...
Proprietário | 04.07.06 - 11:17 pm | #
Pensando bem... os judeus fariseus eram uma espécie de petista... dizam que era ético e tal, para não roubar, etc... e olha só no que deu...
Raça de víboras, sepulcros caiados, detesto ambos, Fariseus e petistas...
Proprietário | 04.07.06 - 11:19 pm | #
É existem criaturas que são ambas as coisas ao mesmo tempo.... brrrrrr....
Proprietário | 04.07.06 - 11:20 pm | #
Pensando bem.... Acho que esses PTistas que foram pegos com a boca na butija deveriam ser presos, se roubar uma galinha no Brasil dá cadeia, porque não roubar o dinheiro público? Ahh.. mas isso não seria adequado para mim, um cristão defender não? Esse revanchismo todo, esse ódio todo dentro do meu coraçãozinho... Essa "retaliação toda"... Hoje em dia, ser cristão e ser justo não é mais opção, o cristianismo auto-ajuda matou o Deus justo, que se compraz na justiça, prefere agora o deus light, o deus da graça barata....
Proprietário | 04.08.06 - 11:38 am | #
Quarta-feira, Março 29, 2006
A conquista do Espaço
Hoje, quase 60 anos depois do primeiro ser humano ir para o espaço, o primeiro brasileiro percorrerá o mesmo caminho... E imaginem só, ele vai de carona! de CARONA.
Mais de meio século separa um evento do outro e o nosso "país do futuro" não desenvolveu tecnologia para mandar nada para fora da órbita terrestre, nem objeto, nem gente. O tal do satélite brasileiro, o saci-I se encontra em órbita desde 1999 fazendo sabe-se lá o que, mas como seu par de carne-e-osso, também foi de carona num foguete Chinês. Se dependesse do programa espacial brasileiro o futuro herói nacional que segue hoje o caminho das estrelas não teria nem como se comunicar com o Brasil via Internet, porque o nosso programa "se esqueceu" de requisitar as autoridades Russas uma infra-estrutura básica para servir de apoio logístico a equipe brasileira que aguarda o lançamento no local.
Para falar com os amigos ou participar de entrevistas via Internet, os brasileiros tem que ir bater na porta do centro de apóio Norte-Americano e lhes pedir que por favor lhes cedam um ou dois computadores e a máquina de café por alguns minutos. Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão. Na época andaram culpando "agentes americanos" que estariam "com inveja" do nosso foguete e por isso, morrendo de medo da emergente tecnologia tupiniquin, o teriam sabotado. Mas os americanos são mais camaradas do que reza a crença popular, e acolhem os brasileiros necessitados sem rancores. No caso do foguete brazuca 21 pessoas foram simultaneamente mandadas para os ares... e até hoje os familiares dos técnicos e engenheiros que morreram na explosão reclamam da falta de condições de trabalho que o projeto vinha sofrendo com constantes cortes de orçamento e falta de manutenção. O Lula deu um jeito nisso tudo, nisso ele se prova o gênio que chegou a presidente sem precisar estudar, Lula conhece todos os atalhos: pra quê um programa espacial caríssimo se para entrar em órbita basta arranjar lugar num foguete russo por poucos milhares de dólares? Muito menos dinheiro do que o necessário para pagar o mensalão dos deputados para votarem em seus projetos?
Avante Brasil!
postado por: Proprietário 8:56 PM
E chega até "bunito" ver o povo todo, os meios de comunicação dando um super destaque ao tiozinho do ITA que foi pro espaço. Melhor ainda, é ouvir os comentários do povo. "Já volto, vou ali ver o lançamento do foguete na tv e volto logo."...
O Lula é master em "Jeitinho Brasileiro", já é assim há mais de vinte anos que ele vive sem trabalhar...
tiny | Homepage | 03.30.06 - 6:37 am | #
É interessante, mas também tem um americano indo, como dizes, de carona.
É verdade que o contingenciamento de verbas atrapalhou o programa espacial brasileiro, e contribuiu para a morte dos técnicos brasileiros no Centro Espacial de Alcântara.
Sobre serem infundadas as suspeitas de sabotagem, só se por infundadas entendermos a falta de provas ou evidências. Mas todo sabotador age no sentido de encobrir suas pegadas. Sabemos que o governo americano tem a capacidade por meio de suas agências de provocar sabotagens. Sabemos também que o governo americano, como aliás quase qualquer governo, trabalha para manter vantagens para seu país.
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:26 am | #
Tempos atrás, um colunista conservador do The New York Times, recentemente aposentado, se não me engano chamado William Saphire, divulgou que o governo americano lançou uma isca, uma especificação mal feita para uma espécie de válvula de gasoduto. A tal peça defeituosa foi copiada por espiões soviéticos e acabou causando uma explosão em algum lugar remoto da Sibéria.
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:29 am | #
Também tempos atrás, um diplomata americano saiu do Brasil, depois de ter sido observado "olhando" plantações de soja no cerrado brasileiro. Casualmente houve ferrugem naquela região, pouco tempo depois. Pode ter sido contaminação natural. Mas quem pode garantir que não foi sabotagem?
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:31 am | #
"Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão."
É sempre interessante ver um cristão pregar dente por dente.
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:34 am | #
Ah sim, Zeh, tão interessante quanto ver um cristão julgando intenções por ai... como é que é mesmo "com a mesma medida que medirem, vocês serão medidos"? Bem, toma ai uma medida "na cara".
Eu, sinceramente acho assombroso o anti-americanismo besta que ronda a cabeça de tanta gente pelo Brasil. Pegaram um americano olhando plantações de soja e quando a plantação é atacada de doença: pronto! temos um culpado. Sabemos agora de onde vem a ferrugem da soja! Existem milhares de mini-americanos que voam ao redor do planeta com roupas ninja e contaminando plantações de soja com ferrugem... Ah suspeita-se que os americanos sejam responsáveis tb pelo granizo e pelo mensalão, tudo porque tremem de medo do Brasil, esse gigante, que de tão grande tu mesmo acaba de comparar com a União Soviética durante a guerra fria! Somos um perigo maior do que todo o arsenal atômico da falecida URSS! Viva o Orgulho Brasileiro!
Proprietário | 03.30.06 - 1:54 pm | #
Ah, Sim! O americano que vai com o brasileiro no veículo russo também vai de carona, so que ele tem carro próprio sabia? E já faz tempo! Não sei nem a intento de que tu fizeste essa comparação, queres dizer por acaso que como o americano "também vai de carona" o programa Espacial Brasileiro e o Americano estão no mesmo nível? Não consegue ver que não tem como comparar um caso com o outro? Ou o patriotismo cega tanto assim?
Proprietário | 03.30.06 - 1:59 pm | #
Por último, acho perversa essa tua lógica: "Sobre serem infundadas as suspeitas de sabotagem, só se por infundadas entendermos a falta de provas ou evidências. "
Exatamente isso Zeh,toda suspeita, se não tiver prova ou evidência é INFUNDADA, e não pode ser NADA além disso. Porque é infundada? Porque não existe outra coisa além da imaginação que sustenta a tese e a imaginação pode estar cheio de outras coisas ocultas além da lógica e do bom senso, pode estar cheio de, por exemplo, xenofobia irracional contra norte americanos, ou quem sabe, patriotismo bobo que não admite falhas mas que sempre procura culpar os outros pela própria mediocridade, e assim vai. Por isso não é apenas infundado, é também perversa comentar suspeitas sem provas ou evidências. Achar que alguem fez alguma coisa somente porque essa pessoa poderia fazer tal coisa, é uma atitude perversa, e não combina bem com gente farisaica que fica medindo o "cristianismo" dos outros....
Proprietário | 03.30.06 - 2:09 pm | #
Se tu achas que eu sou um fariseu, é simples, é só me tratar como o publicano ou o pecador. Ou como ateu ou agnóstico. Ou o que tu quiseres.
Não foi a tua pessoa em jogo aqui. Foi o que disseste.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:35 am | #
Vou repetir o que eu disse: Sabemos que o governo americano tem a capacidade por meio de suas agências de provocar sabotagens. Sabemos também que o governo americano, como aliás quase qualquer governo, trabalha para manter vantagens para seu país. Tu falas em anti-americanismo, falas no carro do astronauta americano, mas não contra-argumentas o que é dito.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:40 am | #
A propósito, acredito que o Marcos Pontes possua também. Embora eu não saiba o que isso tem a ver com a discussão. Não estou falando de comparações de programa espacial norte-americano e brasileiro. O que eu disse é que o governo americano também usou um meio de custo-benefício melhor. Foi mais fácil para a NASA alugar o foguete russo, do que preparar um vôo próprio.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:43 am | #
E história se costuma dizer que ausência de evidência não é evidência de ausência. Arqueólogos não encontraram evidências claras da peregrinação dos hebreus pelo Sinai, e nem por isso a Torá está errada. Não há provas de sabotagem em Alcântara. Não há provas de sabotagem no Cerrado. Também não há provas em contrário. Mas o direito permite "in dubio pro reu", isto é, se não há prova contra alguém, ele é inocente perante a justiça. Contudo as pessoas podem ficar com dúvidas em relação ao caráter da pessoa.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:48 am | #
Na primeira metade do século XX, a justiça americana prendeu Al Capone por erros na declaração do imposto de renda. Mas alguém tem dúvida que ele cometia crimes piores?
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:49 am | #
E atenção: não estou chamando o governo americano de mafioso, nem chamando o governo americano de gângster, nem chamando o governo americano de Al Capone. Estou apenas reforçando que ausência de evidência não é evidência de ausência.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:51 am | #
Falando no caso do granizo. O governo americano fez chover chuva negra sobre Hiroshima, em 1945.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:53 am | #
E quanto ao mensalão, não há evidências de envolvimento de qualquer membro do governo dos Estados Unidos. Eu acredito piamente que os Estados Unidos são completamente inocentes nesse caso.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:54 am | #
E quase ia me esquecendo. Eu não sabia dos mini-americanos com roupas ninjas, fazendo sabotagens mundo afora. É um novo componente para as teorias de conspiração. Pena que o Arquivo X acabou.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:56 am | #
Zeh... a tua colocação não precisa de contra argumentação, porque não tem argumento nenhum, tu fala do que PODE ter acontecido, mas baseado no que tu chama "possibilidades" vamos dizer assim, QUALQUER coisa pode ter acontecido. Vamos fazer uma listinha? 1) O Lula mandou explodir o foguete, todos sabemos que o Lula tem os meios para fazer isso não tem? Qualquer um com 5 mil reais no bolso para comprar um tecnico na verdade tem meios para isso, não precisa ser a CIA. 2) Os argentinos mandaram explodir o foguete, Os paraguaios, os Russos os Chineses ou os Japoneses, sem falar nos Cubanos, qualquer um desses ai, e tantos outros poderiam ter mandado explodir o foguete, agora a pergunta não é se explodiram, a pergunta é porque somente os "americanos" eh que surgiram na tua cabeça e na de tantos outros como possibilidade. Para mim isso tem nome, ou é Xenofobia ou filme de Hollywood demais.
Proprietário | 03.31.06 - 3:05 pm | #
Quanto ao "carro próprio" estava seguindo a analogia da carona que tu tb adotasse, os americanos tb seguiram de carona com o brasileiro, mas ele "tem carro próprio", ou seja, o seu programa espacial está desenvolvido, tão antigo e mais avançado ainda do que o programa russo, enquanto o programa brasileiro é uma vergonha (gostou da palavra? vou repetir para ti) VERGONHA. O americano foi com os russo para economizar, uma atitude inteligente, o brasileiro foi com o russo para dar um "jeitinho". Programa espacial porque? É só pagar 10 contos para os russos que a gente "chega lá". Se para ti é uma grande coisa colocar um brasileiro no espaço, então fique feliz e contente, mas saiba que até a cadela Laika ganha dele em importância, porque apesar dos cães tb não terem desenvolvido um programa espacial, ela chegou lá primeiro.
Proprietário | 03.31.06 - 3:13 pm | #
Esse negocio de ausência de evidência não ser evidência de ausência é interessante, ajuda a esclarecer o motivo do pessoal das ciências exatas se negarem a aceitar o termo "ciência" para as ditas "ciências humanas" o nível de "achismo" tanto na história quanto na sociologia é alarmante. Mas mesmo essas ditas "ciências" não se dispõem a publicar alguma coisa, com medo de cairem no ridículo, sem possuir alguma evidência sobre o que realmente aconteceu. A tua desconfiança, enquanto não encontrar evidência externa, está dentro da tua cabeça, e só ai, se tu desconfia dos americanos, e não dos E.T's, por exemplo, essa desconfiança só reflete o tipo de julgamento que tu faz das pessoas, assim como tu não confia nos americanos, tu pode não confiar dos negros, dos judeus, dos amarelos de olhos rasgados, ou dos torçedores do São Paulo, é tudo a mesma coisa, é tudo preconceito, tudo bem opação tua. Só não pode sair por ai falando dessas tuas desconfianças como sendo fatos reais, porque na verdade esta tudo dentro dessa cabeçinha, isso é ser irresponsável, isso é uma agressão e a pessoa agredida tem todo o direito de não ser legal com a pessoa que o agrediu, sendo ela cristã ou não. se o governo americano se negasse a deixar os brasileiros usarem a sua maquina de café, eles estariam no direito deles, retribuindo justamente a agressão que sofreram por parte das autoridades brasileiras que irresponsavelmente espalharam sem prova nenhuma que os americanos sabotaram a sua geringonça.
Proprietário | 03.31.06 - 3:32 pm | #
Essa parada sobre hiroshima é mais um comentário bem idiota ein? pensou bastante antes de falar isso?
Ohh os americanos fizeram choverrrr chuvaaaa neeeeegraaaaaa sobre hiroshimaaaaaaaaaa ahhhhhhhh
como são malvados.
Sinceramente não tinha comentário mais fora de lugar para ti fazer, suponho que como "historiador" tu deva saber que existe todo um contexto em que o bombardeio atômico sobre hiroshima estava incluido, que a opção a ele seria o envio de 200 mil americanos (estimativa minima) para a morte numa invasão por terra ao Japão. Acho que tu preferiria assim não? Que os malvados americanos morressem aos bandos, ahh que delícia! pena que eles não gostaram da ideia e resolveram matar o inimigo não?
Por favor, guarde esses comentários agua com açucar e sem conteúdo para quem gosta
Proprietário | 03.31.06 - 3:44 pm | #
Quanto ao mensalão. tu deve culpar a oposição oligárquica revanchista e reacionária por colocar os 2 bilhões de reais nas contas do marcos valerio não? Essa delirante teoria da conspiração combina perfeitamente com a teoria da sabotagem da CIA ao calhambeque espacial brasileiro
Proprietário | 03.31.06 - 3:47 pm | #
Quanto ao tratamento que dispenso a ti, se fariseu, agnostico ou ateu, não se se ja percebeste mas ja te trato assim a tempos, quem continua insistindo em me tratar como "irmão" é tu, o único problema é que tu so me trata assim quando queres abusar da minha boa vontade (encher o saco), como aquele primo distante que so aparece para pedir dinheiro. Tu chega aqui e "irmãozinho" Pá! me enche o saco com algum comentário inapropiado. Ja te disse uma vez, te digo de novo, prefiro deixar meu cristianismo ser julgado por alguem com condições de fazé-lo, não por alguem que além de não em conhecer, vem me criticar usando como base um cristianismo auto-ajuda.
Proprietário | 03.31.06 - 4:32 pm | #
Só pra constar... ja houve um "carrinho" desses aí de ir pro espaço que os americanos mandaram e virou fogo de artifício bem bonito de olhar brilhando lá naquele céuzão bunitu de ver.
Qnt ao anti-americanismo, acho q existem coisas a criticar mesmo mas como a gente ainda não cuidou nem da grama e do portão da nossa casa fica complicado colocar defeito na casa do vizinho
O Filósofo | 04.01.06 - 1:28 am | #
Os Estadunidenses têm uns troço bunitu di vê sô! na literatura tem John Fante, J D salinger, Bukowski ... na verdade nem sei se eles são americanos mas se forem, palmas pra eles.
Agora q é um país chatinho é. Essa coisa de cristianismo fundamentalista, moralismo de fachada, país mais obeso do mundo q vende seu lixo alimentar pro mundo todo se empanturrar de fantasia/sonho americano. na verdade, se procurar defeitos, seja onde for a gente sempre encontra. Sempre tem algo pra apludir e algo para se reprovar. Por favor, importem só aquilo q é bom.
Na verdade eu ando de saco cheio nessa crença no progresso. essa coisa de q o homem vai conseguir se reerguer, essa coisa q inspirou desde o capitalismo até o comunismo. Desculpa a falta de vontade de escrever sobre isso. Até tem um cara q fala sobre o tema, acho q é um britanico, jonh gray. é um q é filósofo. deve exitir um monte de gente com o mesmo nome dele ... é um q escreveu um livro sobre a al quaeda.
O Filósofo | 04.01.06 - 1:51 am | #
Não q o progresso não exista................mas o q é importante progredir a humanidade não progride. pode mandar homem pra lua, marte, até pra casa do carvalho. essa vontade de se sentir poderoso, superior aos outros... dominar ou ser dominado... eu posso, eu sou bom o suficiente, eu tenho bala na agulha. não adianta, a gente não consegue deixar de ser aquele mesmo bicho q vivia na caverna. só q agora somos mais sofisticados.
O Filósofo | 04.01.06 - 2:05 am | #
Ora, que bom que o Filósofo volta a pastar por esses campos. A crença no progresso é uma ilusão utópica que foi lançada com o Comunismo e a adotada pelo capitalismo como instrumento de retórica contra a propaganda socialista. O Capitalismo, em sua essência não passa de um instrumento comercial que foi desenvolvido através dos milênios para organizar o comércio entre os seres humanos, esqueçam Max Weber, esqueçam a revolução francesa e industrial, o capitalismo começou quando o primeiro homem pré-histórico trocou o primeiro cacho de banana pela primeira dúzia de ovos e se desenvolveu até o estado atual, onde não existe um capitalismo, mas vários, o capitalismo americano, europeu e, vejam so, o chinês.. alêm do ineficiente capitalismo brasileiro
Proprietário | 04.01.06 - 9:08 am | #
Chuva negra sobre Hiroshima: Ninguém estava julgando o caráter dos americanos. Estava respondendo ao teu argumento, que os americanos podem causar granizo. Talvez granizo ainda não, mas que causaram uma tempestade radiativa causaram. É, era uma guerra. Tinham seus motivos. Mas que choveu, choveu.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:41 am | #
Quanto a me taxares de fariseu. Ótimo. Vou poder questionar qualquer proposição tua como ateu. E como eu disse, é muito interessante um cristão pregar dente por dente. Se bem que muita gente por aí acredita que oferecer a outra face é só figura de retórica.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:43 am | #
Se eu sou adepto de um cristianismo de auto-ajuda, tu és o que? de um cristianismo militante e combatente? Como Carlos Magno que afogou em sangue os bárbaros pagãos que não quiseram aceitar o batismo cristão? Ou os cruzados com os rios de sangue infiel na consquista de Jerusalém? Ou talvez mais atualmente, explodir clínicas de aborto para salvar as crianças nos úteros de suas mães?
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:47 am | #
Se tu sentes vergonha do programa espacial brasileiro, eu não sinto. É um programa possível para os recursos que o país se dispõe a aplicar.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:49 am | #
"Sabemos que o governo americano tem a capacidade por meio de suas agências de provocar sabotagens. Sabemos também que o governo americano, como aliás quase qualquer governo, trabalha para manter vantagens para seu país." Repito de novo.
Vamos ver o que tu dizes, apesar de tu não precisares contra-argumentar: 1) Lula explodiu o foguete. Ele não teria motivos para fazer isso, pois foi visto como um fracasso do governo dele. 2) Os argentinos e paraguaios nõ parecem ter programas espaciais. Os russos tem o mais eficiente sistema de lançamentos espaciais atualmente. Os chineses estão indo de vento em popa, e recentemente lançaram um homem ao espaço. Os japoneses tem montado um programa eficiente de lançamento de satélites artificiais. Por que os americanos? Pelos boatos de mais turistas chegando na região às vésperas do acidente. Contudo esta é uma evidência fraca demais. Na verdade ninguém contou realmente se havia mais turistas na época do que em qualquer outro período. O principal ônus dos americanos hoje em dia é serem a nação mais poderosa do planeta, ter a supremacia, e tentar evitar o surgimento de concorrentes.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:07 pm | #
A CIA esteve envolvida em golpes de estado: na Guatemala, em 1954; no Irã, em 1957; no Brasil, em 1964; no Chile, em 1973. O governo Reagan financiou terroristas contra o governo nicaraguense. Em 2002, quando do golpe contra Hugo Chávez, o governo americano silenciou, tendo tido meios para alertar o presidente eleito da Venezuela que um golpe estava sendo armado contra ele. Isto não é anti-americanismo. São fatos contra os quais não há como lutar. Sem fazer juízo moral sobre isso, o governo americano trabalha para manter vantagens para os Estados Unidos.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:08 pm | #
Sabes o que estou lendo agora? Plano de Ataque, de Bob Woodward, em que ele narra os preparativos do Governo do presidente George Walker Bush para atacar o Iraque. É um jornalista americano, com amplo acesso à cupula do governo americano. Antes eu havia lido, do mesmo autor Bush em Guerra, sobre a preparação de uma resposta dos ataques à Washington e Nova York, e o ataque ao Afeganistão. Sabes o que eu acho, lendo isto? Que o governo americano defende o que pensa ser os interesses dos Estados Unidos. Em geral isto está correto. Às vezes, fere o direito de outras nações como já aconteceu.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:17 pm | #
E não sei se conseguiste perceber. Eu estou te narrando fatos. Os golpes foram fatos. As respostas militares do governo W. Bush são fatos. E não estou fazendo nenhum juízo sobre elas. O governo americano fará aquilo para o qual foi eleito. Os feitos do governo americano vão ferir suscetibilidades, tanto internas quanto externas.
Isto não é preconceito. É só enxergar as coisas. Não tenho nada pré-concebido contra ninguém, nem americanos, nem judeus, nem negros. Tu é que insinuas isto.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:26 pm | #
Mas se tu ficas aborrecido com as minhas intervenções como aparentam para mim as tuas respostas, a coisa é simples. É só dizeres uma palavra, do tipo, "Zeh, não venhas nunca mais ao meu blog!", que eu não apareço mais. Diga uma palavra e eu não questiono mais nada.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:28 pm | #
Uma coisa é vc ser anti-americano, outra é vc ser contra o governo americano.
Eu não tenho nada contra o povo americano, só contra o seu governo. Se não gostar do governo seria ofender o povo, logo eu seria o cara mais anti-patriota do mundo entre 1997 e 2002.
Ah, e Proprietário, não dá pra aumentar a fonte dos comentários um pouquinho não ? Asvezes chega a doer a vista de tão pequena...
Garoto Firme | Homepage | 04.01.06 - 3:05 pm | #
Mas eu gostei memso foi sobre o post da república dos Pampas, hehe... "Rio grande do centro" foi ótima...
Sério, eu concordo com o texto, etnicamente o brasileiro é uma invenção. Acho que o certo seria o RS ser um país (ou talvez RS e SC juntos), do Paraná a goiás e o sudeste ser outro, a Bahia ser outro, o resto do Nordeste mais outro e a Amazônia mais outro.
Devia ter uns cinco "Brasis" etnicamente falando, mas em termos de geopolítica entendo que isso acabaria sendo prejudicial para todos eles. Se o Brail pode negociar um pouco mais lá fora é pelo seu tamanho. Se não seríamos igual ao Paraguai, uruguai, etc, um monte de países sem poder político nenhum. Então por esse lado, até que o Brasil resolva seus maiores problemas, acho que todos os "brasis" deveriam continuar sendo só um mesmo.
Talvez um aalternativa seria a adoção do Federalismo (mas não estadual e sim regional), ou a criação de regiões semi-autonomas (tipo catalunha, Euskal/país basco, etc). Poderia essas regiões até disputarem copa do mundo com equipes próprias mesmo sem serem independentes (tipo escócio, país de gales, irlanda do norte, hong kong, puerto rico, etc).
Garoto Firme | Homepage | 04.01.06 - 3:13 pm | #
Ah, e só pra aviar, meu livro está disponível para download em www.caracowl.xpg.com.br
Garoto Firme | Homepage | 04.01.06 - 3:15 pm | #
ô Zeh, me parece verdade q o governo americano interfere em outros países usando os "mais diversos meios". Não tenho dúvida q algum serviço de inteligência lá se preocupe com alguma coisa q possa ser feita aqui e atrapalhe eles acolá. Acho importante aceitar isso, q existe essas maracutaias sofisticadas porém tb acho importante notar q isso não parte apenas dos americanos. Sei q a questão não é essa, eu realmente fujo um pouco do tema as vezes. Mas acho q para continuar a conversa a gente tem q aceitar ou não a existência dessas conspirações. o problema é q hoje em dia todo mundo fala em teorias de conspirações adolescentes.
Acho q a história acontece por meio de conspirações.
Eu conspiro
Tu conspiras
Eles conspiram
Até o Brasil conspira.
O Filósofo | 04.01.06 - 8:41 pm | #
Caro Filósofo,
Concordo contigo. Temos que conviver com as teorias da conspiração. Até porque, como disse o Proprietário em uma nota, um post, anterior é que é difícil apreender toda a realidade. Na verdade, dependendo do conceito de realidade, só mesmo Deus a conhece.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:10 pm | #
Os Estados Unidos tem muitas coisas boas. Uma coisa excelente que eles têm é o acesso à informação garantido pelas leis. Isso acaba tornando-os mais transparentes do que os demais países. E é por aí que sabemos que o governo americano faz coisas que supõe serem para seu bem, mas que eventualmente podem prejudicar outros países. Provavelmente outros países fazem coisas que prejudiquem outros também, mas eles não permitem tanto acesso à informação.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:16 pm | #
Algum tempo atrás, ficamos sabendo que um homem foi preso e condenado nos Estados Unidos, por ter passado segredos militares a Israel(!). Israel espionando os Estados Unidos!
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:22 pm | #
E é por isso, que eu comentava com o meu filho enquanto assistíamos o Arquivo X, que a coisa era muito primitiva. Temos acesso a várias informações de governo, graças à lei americana! Não é preciso procurar conspirações ocultas. As informações estão disponíveis. Claro, exceto se você acredita que o governo americano esconda extra-terrestres.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:26 pm | #
Leandro, deu pobrema no link de download do teu livro: "Página não encontrada".
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:37 pm | #
tenta www.caracowl.xpg.com.br/protetores_da_galaxia.pdf
ou então tenta de novo mais tarde(clica com o botão direito no link e depois vai em "salvar destino como". Se persistir o problema, me avise de novo, pq acabei de testar e aqui ele tá indo direito. Estranho...
Garoto Firme | Homepage | 04.02.06 - 9:20 am | #
É. Agora funcionou. Obrigado.
Zeh | Homepage | 04.03.06 - 9:39 am | #
Agora funcionou. Obrigado.
Zeh | Homepage | 04.03.06 - 9:40 am | #
bah... que debate! puxa... nem consegui ler todos as perguntas-respostas-réplicas-tréplicas... hehehe
tiny | Homepage | 04.03.06 - 4:13 pm | #
Zeh, simplesmente me cansei dessa conversa de louco, afirmo tudo o que postei no blog e não retiro uma vírgula, o brasileiro está indo de carona sim, está dando um jeitinho sim, foi para o espaço plantar feijão por 10 milhões de dólares, o que é um absurdo sim, essa viagem é pura propaganda nacionalista e ufanista sim! os caninos e os simios chegaram ao espaço primeiro, e participaram de mais experimentos e de experimentos muito mais importantes para a raça humana do que o brasileiro sim, orgulhem-se deles, dos macacos e dos cães, são mais dignos de louvor do que o cosmonauta brazuca sim! Quer se orgulhar do brasileiro? vai fundo, acredite no sonho, seja feliz e aproveite e coma um pouco mais de capim, eu prefiro me orgulhar de coisas mais importantes.
Proprietário | 04.03.06 - 7:45 pm | #
É incrível que eu viva num mundo onde as pessoas te desafiam a "provar que os Estados Unidos não estavam envolvidos na explosão do foguete", é como se eu desafiasse alguêm a provar que os marcianos e o papai noel não estavam de concluio para derrubar o império inca! Claro que não tem jeito de provar! É ridículo propor uma questão dessas! É uma inversão de lógica, o acusador é quem tem que provar alguma coisa, se o governo brasileiro achou que os americanos, e não a incompetência, é que foi culpada pela explosão, ele que prove isso, ponto! Se não têm como provar, então cale a boca e não fale bobagens! Mas não, fizeram um estardalhaço dizendo que tinha americano demais na regiao, etc e tal, foi tão grande o burburinho que o ministro da defesa da epoca teve que ir a público falar que a possibilidade de sabotagem estava descartada (peça para ele provar tb que os americanos não estavam envolvidos). Por isso que digo, e redigo, que acharia bem feito se os americanos batessem a porta na cara do brasileiro que veio pedir a maquina de cafe emprestada! Dizem que foi por causa da nossa sabotagem, e não por incompetencia de vcs que o foguete não voou? E agora veem pegar nossas coisas emprestadas? Vao conseguir sua propria conexão para internet seu bolhas! Acho bem feito sim, acho justo! E o motivo de eu ser cristão e pensar assim eu vou te falar agora
Proprietário | 04.03.06 - 8:23 pm | #
Digo que o seu cristianismo é de auto ajuda e repito isso, e te digo o porque. Teu cristianismo é de auto-ajuda porque carece de reflexão teológica, é um cristianismo raso, que se acha na posição de julgar os outros sem antes ter passado a si mesmo por um julgamento de suas próprias convicções. A prova disso é essa tua frase:
É sempre interessante ver um cristão pregar dente por dente.
O contexto dessa frase se encontra no quarto comment no início desse arazoado todo, disse o que terminei de afrmar no comment anterior, que o governo brasileiro precisa de uma lição de humildade.
O cristianismo de auto ajuda estranha que um cristão possa concordar com isso, para ele, todos devem viver em paz e hamonia, viver pela graça e não pela lei. Um cristão citando a lei? "que interessante"? diz o cristão de auto ajuda tentando simular inteligência...
Proprietário | 04.03.06 - 8:31 pm | #
O cristão auto-ajuda tira a graça do contexto de arrependimento e fé e entende a graça como uma coisa que possa ser gerada apenas pela boa vontade das pessoas. Se o mundo está em trevas, é porque as pessoas não se amam! Mas tal cristianismo está errado, redondamente errado, sem arrependimento e fé a pessoa não pode ser tocada pela graça, nem nortear a sua vida por ela, porque carece do contexto no qual a graça mostra seu verdadeiro valor. Para o cristianismo auto-ajuda, a graça é barata.
Proprietário | 04.03.06 - 8:35 pm | #
Outra coisa que o cristianismo auto-ajuda não entende direito é a lei. A lei é boa, disse o apostolo paulo, contrariando o crente auto ajuda, que a acha "ruim". Na verdade a lei do "Olho por olho" não é so boa como é justa, porque acena para uma retribuição equilibrada da perda. Lhe roubaram uma vaca? então vc tem direito a uma vaca, mas não tem direito de tomar duas, ou três vacas! Lhe tiraram o olho? vc tem direito a tirar o olho de quem lhe lesou, mas não de tirar-lhe a vida! Este é o principio da retribuição, que Jesus aprovou, assim como paulo e os apóstolos, essas leis não eram apenas o suficiente para justificar ninguem, porque ninguem a seguia a contento, por isso a graça era necessaria, não para gerir o relacionamento entre as nações, mas para conduzir o homem a Deus. Claro que a graça influenciava nos relacionamentos, mas essa influência era extrita a um pegueno grupo de pessoas, essas que compartilhavam da graça, e não era adiministrada a todas as pessoas, porque a graça sem contexto gera o caos.
Proprietário | 04.03.06 - 8:41 pm | #
Quando digo então que seria bom para o brasil levar uma paulada na cabeça para ver se deixa de ser bobo, eu falo com proriedade, o brasil e os estados unidos não sao o reino de Deus, aqui a o que gerencia é a lei da retaliação, e não outra. Um pais não ataca o outro por respeito, respeito sobre o que o outro pais iria fazer se fosse atacado, e se um pais começasse a "dar a outra face" como o cristianismo auto ajuda sugere, logo seria dominado por outro e seu povo escravizado. Por isso, não sou nem um crente auto ajuda, nem algum outro desses tipos de "cristianismo" que tu quisesse me jogar na cara, na verdade esses tipos de cristianismo brutais que tu acha ser o contrario do cristianismo auto-ajuda, não é nada menos do que seu irmão, porque ambos carecem da mesma coisa, de reflexão teológica. Tu está mais perto de se tornar um Carlos Magno do que eu.
Proprietário | 04.03.06 - 8:48 pm | #
Se não sentes vergonha do programa espacial brasileiro, ou e por cegueira nacionalista ou e por pura ignorância mesmo, no meu caso não dá para não se envergonhar de um programa que já tem quase 50 anos (lançado na eepoca de janio quadros) e conseguiu resultados quase nulos, no maximo conseguiu produzir fogos de artifício e um "satelite burro", sua estrutura está tomada da cabeça aos pés pela ineficiencia e pelo melhor exemplo de burocracia brasileira, é cenário de disputas políticas internas, de brigas entre a ala militar e a ala civil, de briga de egos, foi idealizado inicialmente para produzir technologia para construir misseis balísticos e inclusive vendeu alguns propótipos para Saddan Russein (não admira que ele perdeu a guerra). Não achar que isso é uma vergonha, é não ter vergonha na cara. O programa espacial brasileiro não é valorizado nem pelo governo, que lhe destina uma fração do que destinava nos tempos de guerra fria.... se atualize um pouco mais sobre o programa aqui nesse endereço: http:// observatorio.ultimosegund...fc260820031.htm
Proprietário | 04.03.06 - 9:06 pm | #
E quanto a lhe pedir para sair daqui, so digo que nunca lhe convidei para vir, nem me lembro de ter te encorajado a ficar. Não sei porque agora tenho que lhe pedir para sair. Acho que ja disse uma vez, vou dizer de novo, não me incomodo com as tuas opiniões, as vezes são ate sensatas, diferentes das que se ve aqui, o que me incomoda mesmo são os comentários engraçadinhos sobre a minha espiritualidade, que garanto, vc não está apto para tecer.
Proprietário | 04.03.06 - 9:14 pm | #
Por falar nisso, mandei um abraço para ti, pro leandro e para o filosofo Filósofo no podcast dessa semana, não entenda isso como sinal de nada mais do que cordialidade para vcs que estão sempre comentando aqui, mesmo quando não posto...
Proprietário | 04.03.06 - 9:16 pm | #
Veja bem, para evitar mal entendidos, não acho que tu seja "per si" um "crente de auto-ajuda", mas considero que o teu comentario foi algo oriundo da mentalidade dessa escola de cristianismo...
Proprietário | 04.03.06 - 11:19 pm | #
A lei é boa. Concordo. O único problema é que o único que a cumpriu foi Jesus. E como diz Paulo, aquele que quebra um artigo da lei, é responsável por tê-la quebrado toda. Se torna culpado diante de Deus. Como todos os homens quebraram ao menos um artigo da lei, todos pecaram. A lei é justa e boa. Os homens é que não são. Em consequência, todos os governos do mundo, TODOS OS GOVERNOS do MUNDO são corrompidos pelo poder do pecado, inclusive o brasileiro e o americano.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:32 pm | #
Como disseram os chamados pais fundadores dos Estados Unidos, o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente, e por isso, eles formularam os tais pesos e contrapesos para evitar que o poder absoluto fosse conseguido nos Estados Unidos. Até agora isso tem sido conseguido com relativo sucesso.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:35 pm | #
Então a lei é boa. A autoridade serve para manter a ordem e a paz. Ambos servem para regular a convivência entre todos os seres humanos. Sejam crentes ou não, como é o caso da maioria.
O que não me entra na cabeça é que um crente aconselhe a retaliar. Se algumas pessoas, que gostam de conspirações acham que o governo americano teve algo a ver com a explosão do veículo lançador de satélites, mesmo que o governo brasileiro tenha negado tal evidência, então os jornalistas brasileiros no Cazaquistão devem ficar sem cafezinho, e sem acesso à Internet, como retribuição. É como eu disse, oferecer a outra face é figura de retórica de Jesus no Sermão da Montanha?
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:43 pm | #
Ou, como diz em Romanos: " Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça."
Também deve ser figura de linguagem.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:44 pm | #
Com relação, ao programa espacial brasileiro, de que sentes vergonha, esta semana, o satélite sino-brasileiro, de sensoriamento geológico fez transmissões para Dakota do Sul (ou do Norte, tanto faz), para usar as imagens geradas.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:47 pm | #
Tenho um orgulho relativo de ser brasileiro. Se fosse norte-americano, ou canadense, poderia sentir orgulho de ter nascido naquelas terras. Mas isso é sempre relativo. A epístola aos Hebreus fala de uma série de homens de fé, dos quais, "o mundo não era digno". Bom talvez eu seja digno do mundo, mas a graça me alcançou, e me salvou. Assim pela promessa, sou salvo.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:51 pm | #
Eu cheguei ao teu blog, via Google, quando eu procurava "Igreja Batista Central de Porto Alegre", e achei muito legal que houvesse um blog de alguém da Igreja. É uma pena, que como tu dizes, eu só seja cristão para te encher o saco. E como me parece que realmente não desejas meus comentários...
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:56 pm | #
Espero que quando te formares, sejas um bom pastor e bom missionário. É tudo que precisas ser.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:56 pm | #
Bem, se acha estranho um cristão entender que um pais deve respeitar o outro e que a retaliação em caso da falta de respeito é algo natural e até mesmo salutar, eu acho ainda mais estranho vc ficar citando romanos e esperando que isso seja aplicado aos relacionamentos entre as nações, por isso é que é dificil falar com um crente auto ajuda, fala besteira e fica posando de piedoso "deve ser figura de linguagem".. vai aprender a ler texto no contexto rapaz, para só depois ter a coragem de ficar citando a bíblia para os outros. Tenha um pouco mais de reverência para com a Palavra de Deus! Por causa de atitudes desse tipo eh que Paulo falou: "o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa"... Se fosse eu que fosse o dono da maquina de café, eu deixaria qualquer um usar, mas sei que com isso estaria ensinando mal os brasileiros. O brasileiro em geral tem essa atitude horrivel de se achar no direito de dizer qualquer coisa dos outros, mas achar ruim quando os outros não são "legais" com eles, essa mania de que todos tem que ser legais comigo, mas eu não preciso ser com ninguêm. Eu daria o café sim, mas sei que estaria fazendo um bem para mi m e não para eles. A mesma coisa não se aplica aos americanos se não forem cristãos, agir como cristão só é salutar para o cristão, porque nossa recompensa não está aqui, para um incrédulo dar a outra face é apenas um ato de fraqueza, e não força.
Proprietário | 04.06.06 - 3:44 pm | #
Essa agência espacial brasileira, da qual tu se ufana, não foi capaz de cumprir nem o acordo que tinha para com a estação espacial! A NASA treinou o astronauta e arranjou lugar para ele na estação não porque ele era bonitinho, mas porque tinha um acordo em que o Brasil iria forcer parte dos equipamentos para a estação espacial, mas nada do combinado foi entregue! Ou seja, a Nasa treinou o brasileiro de graça! Levou um calote federal da Agencia Espacial Brasileira. Se orgulha dela? A gente se orgulha facil quando não se tem nada mais para se orgulhar, não? Parece mais uma necessidade do que uma realidade. (leia mais aqui: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ ...houstonbg.shtml )
Proprietário | 04.06.06 - 3:51 pm | #
Suponho que eu precise ler o texto no contexto, porque o que eu disse não te agradou. Talvez tu precises me ensinar. Ou talvez tu vás dizer que não precisas me ensinar porque eu não vou conseguir aprender mesmo, já que tive a coragem de citar um texto que , conforme tu dizes, não está no contexto.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 6:56 pm | #
Suponho também que tu aches que dizer que "Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão." não é um conselho, ou um desejo de retaliação. E obviamente suponho que para ti é bom um cristão aconselhar quem quer que seja a retaliar toda e qualquer ofensa.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 6:59 pm | #
Por fim, deverias escrever um manual cujo nome poderia ser "O Novo Testamento Segundo o Proprietário", para que ninguém possa utilizar textos bíblicos de forma diferente da que tu achas correta.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 7:01 pm | #
O que significa mais reverência pela Palavra de Deus? "Tenha um pouco mais de reverência para com a Palavra de Deus! Por causa de atitudes desse tipo eh que Paulo falou: "o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa"...".
E complementando, o texto todo de Romanos que contém o que citaste é:
"Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;
e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade;
tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito."
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 7:10 pm | #
Pelo contexto, Paulo falava de alguns judeus do tempo dele aqui.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 7:11 pm | #
Não adianta tentar ver quem é mais cristão, no fim das contas cada um acha q é mais. Virou olimpíada. Religião normalmente acaba em guerra mesmo.
Mas falando em conspirações e colocar a culpa nos outros olhem isso http://noticias.terra.com.br/mun...1- EI294,00.html
Filósofo | 04.07.06 - 8:07 pm | #
Primeira coisa, Antes de tudo, não sou eu que vou no blog dos outros citando textos bíblicos na cara dos outros e se achando o máximo por causa disso, nunca tive intenção, em toda minha vida cristã, de usar a bíblia como "escada" para simular uma estatura espiritual que eu não tenho. Quando cito a bíblia aqui, cito para mim mesmo, e se alguem se sente incomodado com alguma coisa que eu digo quando reflito sobre algum texto, geralmente não é por intenção minha. Não uso a bíblia nem como arma contra outra pessoa, nem para "me posicionar acima" de ninguem. Isso é, em parte, o que significa ter mais reverência com a palavra de Deus. Mas são duas manias realmene chatas que tu tem demostrado desde o primeiros posts que tu largasse aqui. Não venha então tentar colar esse rótulo de crente nojento em mim, cole-o na tua testa que fica melhor.
Proprietário | 04.07.06 - 10:50 pm | #
Realmente eu não espero que tu entenda a minha posição, para tanto precisa primeiro aprender a refletir e deixar de lado o cristianismo auto-ajuda, que é cômodo demais para ser abandonado facilmente. So tenho uma coisa pra te dizer: não enche o saco! Essa história de "você quer é retaliação!" é um golpe baixo demais sequer para que eu me digne a responder, é muito cômodo da sua parte, imputar uma intenção má numa atitude de uma pessoa e depois desqualificar a pessoa com base na difamação que ela mesma espalhou. Esqueçe, vai ser coerente com o teu cristianismo auto ajuda e começe a tentar aplicá-lo na vida pública, peça as autoridades que perdoem, por exemplo, os bandidos que estão presos, porque seria retaliação da sociedade prender uma pessoa apenas porque cometeu um crime não é mesmo? Faça uma campanha para que seja perdoada todas as dívidas na sociedade! Quem deve não precisa pagar mais! Aplique essa sua graça barata por ai, veja se encontra quem concorde contigo! Mas acho que estou pedindo demais não? Para o crente auto ajuda até mesmo ser coerente consigo mesmo é um passo grande demais.
Proprietário | 04.07.06 - 11:02 pm | #
Quanto ao texto de romanos, tu quase acertasse, faltou um pouquinho, do que mesmo? ah! Reflexão teológica! Tem um princípio aqui que te escapa porque tu so ficasse citando o texto, como bom crente, e se esqueçeu que o texto foi escrito para que se reflita sobre ele. Os "gentios" por exemplo, blasfemam o nome de Deus somente por causa dos Judeus? ou, refletindo de outra maneira: "o que levou os gentios a blasfemarem contra Deus"? Foi a raça judaica ou a atitude judaica? O texto não deixa dúvidas, foi a atitude: "Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?" etc... Sim, meu caro, Paulo estava falando dos Judeus, mas não por causa da raça, mas da atitude. E assim como os gentios da época de Paulo "blasfemavam o nome de Deus" por causa dos judeus, hoje, os mesmos gentios, continuam blasfemando o nome de Deus por causa dos crentes auto-ajuda. Duvida? Faça um teste! Vai nos blogues dos "gentios" e começa com as suas gracinhas espirituais para ver se eles não blasfemam o nome de Deus rapidinho...
Proprietário | 04.07.06 - 11:17 pm | #
Pensando bem... os judeus fariseus eram uma espécie de petista... dizam que era ético e tal, para não roubar, etc... e olha só no que deu...
Raça de víboras, sepulcros caiados, detesto ambos, Fariseus e petistas...
Proprietário | 04.07.06 - 11:19 pm | #
É existem criaturas que são ambas as coisas ao mesmo tempo.... brrrrrr....
Proprietário | 04.07.06 - 11:20 pm | #
Pensando bem.... Acho que esses PTistas que foram pegos com a boca na butija deveriam ser presos, se roubar uma galinha no Brasil dá cadeia, porque não roubar o dinheiro público? Ahh.. mas isso não seria adequado para mim, um cristão defender não? Esse revanchismo todo, esse ódio todo dentro do meu coraçãozinho... Essa "retaliação toda"... Hoje em dia, ser cristão e ser justo não é mais opção, o cristianismo auto-ajuda matou o Deus justo, que se compraz na justiça, prefere agora o deus light, o deus da graça barata....
Proprietário | 04.08.06 - 11:38 am | #
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home