terça-feira, novembro 10, 2009

Segundo Zé Cabala, o campeão brasileiro será o...

Segundo Zé Cabala, o campeão brasileiro será o...

O UOL pediu que eu fizesse as previsões para o Campeonato Brasileiro. Como não é minha especialidade, fui atrás de quem realmente entende do assunto, daquele que é o periscópio do amanhã, daquele que enxerga o nascer do sol em meio ao negrume da noite, daquele que vê a árvore apenas olhando a semente, o adivinho dos adivinhos, o insuperável Zé Cabala.

Mal cheguei ao seu consultório e ele já deu mostras de seu poder: “Eu sabia que você vinha”, disse o sábio dos sábios.

"Eu tinha marcado hora."

"Mas eu sabia que seu pneu não ia furar."

Depois de mais esta demonstração de poder, decidi não perder tempo e falei:

“Supino mestre, preciso de suas previsões para o resto do Campeonato Brasileiro.”

“Olhe, minha bola de cristal está um pouco embaçada...”

“O UOL me autorizou a pagar quinhentos reais pela previsão.”

“Quinhentão? Pagamento adiantado?”

“Claro.”

“Pois por esse generoso dízimo direi com quantos pontos acabará cada um dos seis concorrentes ao título. Serve?”

“Sim, sim”, respondi animado.

“Vou passar uma flanelinha em minha bola de cristal e já volto.”

Dois minutos depois estávamos sentados em volta de seu mágico instrumento, que, confesso, sempre me pareceu um lustre de cabeça para baixo. O supremo haríolo entoou um mantra (algo como “obladi-obladá”), passou as mãos pela bola, e pôs-se a profetizar:

“Vou começar pelo Internacional. Ela vai ganhar do Barueri, lá em Porto Alegre não terá problema em passar pelo Santos, ainda mais que Luxemburgo não escalará Madson e Neymar desde o começo, vai perder para o Atlético no Mineirão, vence o Sport e ganha do Santo André.”

“Hum, ótima campanha. E o São Paulo?”

Ele respirou fundo e falou: “O Tricolor empata com o Grêmio no Olímpico, tropeça no Vitória e só empata, e aí joga contra o Botafogo. Agora espere um pouco, com o Botafogo é mais difícil enxergar o futuro. Ah, sim,vejo um empate. Contra o Goiás, em Goiás, perde de um a zero, gol de Fernandão. E ganha do Sport no último jogo.”

“E o Palmeiras, venerável mestre?”

“Esse vai começar perdendo para o Flu. Desde que fiz um trabalhinho para o Fred, o rapaz deslanchou. Depois ganha do Sport, pobre Sport.... No Olímpico, perde para o Grêmio. Então enfrenta o Atlético Mineiro em casa. Joguinho difícil, mas ganha. E aí tem o Botafogo, no Rio. Vale triplo? Não? Então vou de Botafogo.”

“Pode ver alguma coisa sobre o Cruzeiro.”

“Está tudo azul para ele. Ganha do Sport lá na Ilha do Retiro. E do Grêmio, em casa. Empata com o Atlético Paranaense, em Curitiba. E vence o Coritiba, em Beagá. Na última partida, contra o Santos, vitória fácil. Ainda mais que Luxemburgo não vai escalar Madson e Neymar desde o começo.

“E o Atlético, e o Atlético?”

“O Galo vai vencer o Flamengo, empatar com o Coritiba e ganhará heroicamente do Inter. Então vai perder para Palmeiras e empatar com o Corinthians.”

“Por fim, diga-me como serão os últimos cinco jogos do Flamengo.”

“Ele vai perder para o Atlético Mineiro, ganha do Náutico e do Goiás, empata com o Corinthians, num bom jogo de Ronaldo, e, por fim, ganha do Grêmio em casa.”

“Ótimo, mestre, com estas previsões já posso saber quem será o Campeão Brasileiro. Deixe-me ver...”

Então fiz as contas e vi algo que me deixou estarrecido:

“Mestre, pelas suas previsões, os seis times terminarão com 64 pontos!”

“Se é o que eu disse, é o que eu disse.”

“Mas agora eu preciso saber quem será campeão pelos critérios de desempate. Vitórias, saldo de gols, ataque, cartões vermelhos...”

Ele apoiou os cotovelos na mesa, cruzou os dedos, descansou o queixo sobre eles e disse: “Sinto muito, meu caro, aí são outros quinhentos.”

Por Torero às 07h40



Recebi isto pelo e-meio e copiei aqui. Acho que é originário do blog do José Roberto Torero.


Marcadores: