quinta-feira, janeiro 07, 2010

A perda de referências na cidade em movimento – A Companhia Wallig na Francisco Trein

A perda de referências na cidade em movimento – A Companhia Wallig na Francisco Trein



Na Avenida Francisco Trein, na Zona Norte de Porto Alegre, havia pelo menos duas coisas notáveis, uma a fábrica de fogões Wallig, a outra era o Hospital Nossa Senhora Conceição, ou apenas o Hospital Conceição.


Na década de 1970 minha avó, por exemplo, teve que passar alguns dias internada no Hospital para seus problemas cardíacos. E vez por outra vinha algum parente do interior do estado, para se tratar ali. O Hospital Conceição continua lá. Hoje é um dos grandes hospitais gerais públicos da cidade de Porto Alegre. E parece que hoje, mais do que no tempo de minha avó (ou nos tempos de minha infância) recebe pacientes de grande parte da Grande Porto Alegre, e mesmo de cidade mais afastadas.


A Companhia Wallig já foi sinônimo de fogão no Rio Grande do Sul. Assim como a Companhia Geral e os fogões Venax. O primeiro fogão que conheci foi um fogão Wallig. Obviamente porque era o que tínhamos em casa. Como foi dito, sua fábrica era na Avenida Francisco Trein. E me parece, que não por coincidência, o sindicato dos metalúrgicos ficava bem em frente à fábrica.


Infelizmente a Companhia Wallig quebrou no final dos anos 1970, início dos 1980 (e, a propósito, acho que a Venax e a Geral também não existem mais). Parte de seus empregados formou cooperativas de trabalho, que acabaram por se mudar para o município de Gravataí, se não estou enganado.


Ficaram na Francisco Trein as ruínas da velha fábrica que um dia funcionou ali. Ali ficaram por mais de dez anos.


Agora não mais. As velhas ruínas já foram postas abaixo.


Já foi feito um relatório de impacto ambiental, e até mesmo escavações arqueológicas foram realizadas no terreno onde funcionou a fábrica de fogões Wallig.


Breve ali mais um hipermercado e shopping center.


11/12/2009.


Marcadores: , ,

1 Comments:

Blogger Jaque said...

A venax existe sim fiz contato hoje ainda sobre a peça de 1 fogão. Me surpreendeu também por esta empresa ainda estar firme

5:42 PM  

Postar um comentário

<< Home