segunda-feira, julho 26, 2010

Ainda sobre Hanami em Porto Alegre

Ainda sobre Hanami em Porto Alegre


.

.

Quando estive escrevendo (e pesquisando) sobre Hanami outro dia, cheguei a um linque curioso, que fornecia um título chamado “Hanami à Belzontina”*. Pois esse blogue falava das belezas das flores e árvores nativas de Belo Horizonte, destacadamente os ipês, com flores de diversas colorações.


Eis aí uma maneira de pensar o “hanami” no Brasil. Para além da bela, exótica e rara cerejeira japonesa, olhar as plantas e flores que tornam nossas cidades mais belas e exuberantes.


Pois se alguém fizer pesquisa no Google sobre flores de Porto Alegre provavelmente também achará informações sobre ipês, também com flores de diversas colorações. E sobre jacarandás.


De minha parte não posso deixar de falar de uma plantinha ubíqua pelas nossas ruas, e que no verão deixa Porto Alegre um pouco mais cor-de-rosa, são as “extremosas” (“Lagerstroemia indica”). Dizem que a origem da tal plantinha é indiana, mas qualquer um que passeie por Porto Alegre é capaz de achar que ela é nativa daqui, tão espalhada e aparentemente bem adaptada que está.


Ipês, jacarandás e extremosas, eis flores para se observar quando a primavera e o verão chegarem.



26/07/2010.


*“Hanami à Belzontina” certamente é igual a “Hanami em Belzonte”, como talvez dissesse o mineirim. “Hanami em Belo Horizonte”, pois não?

Marcadores: , , , ,

3 Comments:

Blogger Regina Sugayama said...

oi, eu sou regina, que escrevi o post sobre a florada do ipê em belo horizonte (ou belzonte heheheh)... não estava entendendo pq, nos últimos dias, tantas pessoas de porto alegre estavam entrando no blog com o argumento de busca 'hanami à belzontina'... agora tá explicado... bom, tudo de bom para vc e vamos sempre celebrar a efemeridade da vida olhando as flores, né?

11:51 PM  
Blogger Regina Sugayama said...

a tempo - vc viu o filme 'hanami - cerejeiras em flor'?

11:55 PM  
Blogger José Elesbán said...

Sim, sem dúvida. Foi como tudo isso começou...

10:56 PM  

Postar um comentário

<< Home