segunda-feira, julho 05, 2010

E por falar em Copa do Mundo...

E por falar em Copa do Mundo...


O Brasil foi desclassificado sexta-feira passada, ao ser derrotado pelos Países Baixos, por 2 a 1. Pelo que pude perceber choveram críticas pela grande mídia e pela Internet, contra a seleção brasileira e seu técnico, Dunga. Compreensível a choradeira. Quando Dunga divulgou a sua lista de convocados, as principais reclamações eram as ausências de Ronaldinho, atualmente no Milan, e de Neymar e Ganso, jovens atacantes do Santos. Difícil dizer se qualquer um desses em campo mudaria o resultado acontecido na sexta-feira. Eu duvido (embora isso também não queira dizer nada, pois sobre o que poderia ter acontecido se pode dizer qualquer coisa). Após o jogo contra os Países Baixos, eu continuo dizendo o que eu dizia no início da Copa do Mundo. A seleção brasileira sob o comando de Dunga é isso aí. É o que tem sido a seleção sob o comando de Dunga desde que ele assumiu. A seleção ganhou a Copa América, a Copa das Confederações, e chegou em primeiro lugar nas Eliminatórias, jogando daquele jeito, meio burocrático, com uma jogada bonita ou outra, mas estas jogadas bonitas são raras. E no primeiro tempo contra os Países Baixos, parecia que o Brasil ia vencer com facilidade o jogo. Um gol anulado com razão (mas passível de ser validado), um gol de Robinho, um pênalti não marcado em Kaká, um chute de Kaká para uma defesa salvadora do goleiro neerlandês... Fomos para o intervalo achando que, a se manterem as mesmas condições, estaríamos na semi-final. Infelizmente parece que o time entrou desconcentrado no segundo tempo. Junte-se a isso um raro lance de falha do goleiro Júlio César, e o destempero do Felipe Melo, e a seleção brasileira voltou para casa antes do que gostaríamos. E aí dê-lhe xingar Dunga, Felipe Melo e outros menos cotados. Faz parte. Em 1982 se reclamava do Telê, que “não tinha pontas”, por exemplo. Mas hoje muita gente fala com saudosismo do “futebol arte” daquele time, que acabou desclassificado pela Itália (que, por sinal, acabou campeã naquele ano depois de um início cambaleante). Bom, eu, como muita gente, desconfiava muito de uma seleção que começasse com Valdir Perez no gol. Acho que essa seleção de 2010 mostrou futebol superior, por exemplo, àquele time campeão de 1994. Infelizmente o time de 2010 perdeu nas quartas-de-final. Faz parte.


A Argentina levou quatro gols da Alemanha no mesmo dia, e também voltou para casa mais cedo que gostaria. Mas quem viu o jogo, pôde ver um jogo relativamente equilibrado até os 20 minutos do segundo tempo, quando a Alemanha fez o segundo gol. Aí sim a Argentina se desmanchou. Mas até então, bem poderia ter feito um gol e a partida poderia ser bem outra. Sim, a Alemanha era (é) um time mais organizado, com mais força defensiva, e jogo coletivo, mas em futebol isso não seria totalmente suficiente para uma vitória. Mas a Alemanha ganhou. Vai agora enfrentar a Espanha na semi-final. Uma reedição da final da Eurocopa de 2008. Vencida então pela Espanha.


Meu palpite sobre o final da Copa do Mundo seria uma final entre Países Baixos e Alemanha. E, nesse caso, acho que a Alemanha é favorita para ganhar seu quarto título. Mas futebol, como dizem alguns, “é uma caixinha de surpresas”. E minha simpatia está com o Uruguai, último sul americano remanescente, que irá enfrentar justamente os Países Baixos que desclassificou o Brasil.


A conferir. Semi-finais a partir de amanhã, e finalíssima no domingo.


Marcadores: , , ,