A Parada das Vacas (“CowParade”) em Porto Alegre
.
Tempos atrás vi notícias da Parada das Vacas, isto é, da “CowParade” em São Paulo, e confesso que fiquei com certa inveja. Eu queria que houvesse algo assim aqui em Porto Alegre.
Pois neste final de 2010, meu desejo se realizou. Desde o início do outubro há um desfile de vacas pelas ruas e shoppings de Porto Alegre. Claro, desfile no sentido figurado. Se trata na verdade de uma exposição que está agitando a cidade. São mais de 80 vacas de fibra de vidro, com as mais diversas pinturas. A CowParade está entre nós.
As vacas são um sucesso absoluto. Nos locais de maior afluência de pessoas, a turma se aproxima da vaca, confere a pintura, o nome, e, ou fotografa o bicho de fibra, ou posa para uma foto tirada por um parente ou amigo. Isto é mais visível nas mimosas em parques, praças e shoppings. As colocadas próximas a cruzamentos de maior movimento não tem tanta gente em volta, mas, de qualquer maneira, estão fazendo diferença na paisagem. É bom isso de, digamos assim, a arte invadir a cidade, e provocar agitação entre os cidadãos. Tanto adultos, quanto crianças ficam em volta dos bichos.
Tudo bem que seja uma arte algo ingênua, simples, que se presta mais ao humor e certa ternura que ao questionamento, mas melhor uma arte assim espalhada pela cidade, que arte nenhuma.
Infelizmente também houve atos de vandalismo contra algumas das esculturas. Nem todo mundo é capaz de apreciar a arte. Mas a vida também é assim, nem todo mundo consegue conviver pacificamente e de maneira saudável em sociedade.
Mas, para minha felicidade, as vacas estão por aqui.
Ficam espalhadas pela cidade até o dia 20 de novembro. Depois serão reunidas em exposição no shopping Bourbon Country, de 21 a 30 de novembro.
Vamos aproveitar enquanto podemos vê-las!
Marcadores: Arte, CowParade, jar, Porto Alegre
2 Comments:
Olá, obrigado por visitar regularmente o meu Blog. Sou formado em Jornalismo e por isso me apresento assim no meu site. Mas talvez você lembre que a antiga apresentação começava dizendo: "Embora minha principal atividade seja outra..." Eu sou bancário. Trabalho na Caixa desde 1981. Jornalismo é nas horas vagas, quando aparece a chance. Abraços.
Bom saber. Hora dessas participo.
Beijinhos carinhosos.
Postar um comentário
<< Home