terça-feira, maio 26, 2009

A perda de referências na cidade em movimento

A perda de referências na cidade em movimento


Já faz algum tempo, foi lá pela metade do ano passado, se não estou enganado. Talvez até antes.

Meu filho teve alguma indisposição intestinal e como eu precisava trabalhar, pedi à minha cunhada para que ele pudesse ficar na casa dela enquanto se recuperava. Aquela coisa de “só para não deixar a pessoa sozinha”...

A casa fica mais ou menos próxima da Igreja São Jorge, no bairro Partenon.

Depois de deixar o menino lá, segui meu caminho para meu local de trabalho, no centro da cidade, pela avenida Bento Gonçalves.

Pois ali próximo da esquina da Rua Luiz de Camões, senti a falta de algo. Faltava o prédio da Companhia Geral de Indústrias.

De fato, a Companhia Geral de Indústrias já fazia algum tempo que não estava mais ali. Era uma fabricante de fogões que por muito tempo ocupou um prédio espaçoso, na avenida Bento Gonçalves, quase na esquina da Luiz de Camões. E por espaçoso o prédio, era marcante.

Acho que lá pela metade da década de 1980 a fábrica de fogões se mudou para a vizinha cidade de Guaíba, provavelmente em busca de incentivos fiscais. Primeiro deixou ali um pequena revenda de parafusos. Depois o prédio foi ocupado por uma loja, diria que uma grande loja, de materiais de construção e decoração. E depois que esta loja saiu dali, não sei mais quem ocupou o prédio.

Só sei que naquela manhã o prédio já não estava ali. E eu senti falta dele...

Uma placa avisava, que em breve surgiria ali um novo condomínio residencial.

Estes dias passei novamente por ali, e lá estavam os esqueletos dos prédios que substituirão o velho prédio da Companhia Geral de Indústrias.


Marcadores: ,