quarta-feira, janeiro 28, 2009

Formatura de Gabinete


Formatura de gabinete é aquela em que o aluno faz sua colação de grau sem a pompa e a circunstância da formatura, digamos, tradicional, realizada em salão de atos, e que hoje em dia assume cada vez mais ares de superprodução. Meu filho, corrosivo, afirma que a formatura de gabinete é “formatura de pobre”. Como se ele fosse rico, talvez.


Esta semana enfrentei a minha formatura de gabinete, do meu grau de licenciado em História. Aconteceu na terça-feira, iniciando às 15 horas.


Em tese, a formatura de gabinete é um momento menos formal que a formatura em salão de atos, como já dissemos acima, mas continua sendo uma formatura. Assim, eu apareci acompanhado pelo meu filho e por minha irmã. E havia dezenas de colegas na tal formatura de gabinete referente às colações de grau de licenciatura e de bacharelado em História e em Filosofia ali. Muitos dos colegas formandos vieram sozinhos. Mas vários outros vieram acompanhados de pais, mães, talvez avôs e avós, mais namorados, namoradas, cônjuges, todo um séquito de acompanhantes.


A sala, que poderia ter se mostrado adequada para o evento, logo se degradou. Os pequenos aparelhos de ar-condicionado não davam vencimento de renovar o ar e ventilar a sala. A temperatura aqui em Porto Alegre devia estar pouco acima de 30oC . A sala lotou, e alguns dos formandos e seus parentes ou acompanhantes foram obrigados a assistir a formatura em pé.


Felizmente era uma formatura de gabinete, e o vice-presidente do instituto que dirigia a cerimônia, dada a precariedade da situação, solicitou encarecidamente aos alunos que fizessem sua colação de grau que se retirassem da cerimônia.


E assim foi. Primeiramente foram chamados os alunos que faziam a colação de grau no bacharelado de História. A seguir os que faziam a colação de grau na licenciatura de História, o que me incluía. Como a letra inicial de meu primeiro nome é a 10a., às 15 h 30 min, a cerimônia já havia acabado para mim.


Saímos. Minha irmã foi para a casa dela, e eu e meu filho fomos jogar boliche.


Marcadores: , , , ,

5 Comments:

Blogger Paulo Roberto Heuser said...

Parabéns pela conquista!

7:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Zé, meus parabéns!
Um grande abraço.

5:10 PM  
Blogger José Elesbán said...

Obrigado, gente! Muito obrigado.

11:35 PM  
Anonymous Rodrigo Cardia said...

Chega a parecer a descrição da minha formatura... A sala lotou e o ar condicionado não deu conta, mas ao menos foi super rápido.

Fui com meu pai, minha mãe, meu irmão e minha avó, mas muitos colegas foram sozinhos. Apesar do calor por causa da lotação, valeu a pena!

10:55 AM  
Blogger José Elesbán said...

É. Semelhanças...

1:33 PM  

Postar um comentário

<< Home