domingo, março 01, 2009

Haverá lugar para os gatos no Reino dos Céus?



Haverá lugar para os gatos no Reino dos Céus?

Aparentemente sim, se você crer na Bíblia.

Esta pergunta vem a propósito de meu filho ter perdido recentemente uma pequena gata, que ele havia resgatado da "caixinha das doações" de uma "pet shop" meses atrás, a pequena Iracema. A morte de um animal de estimação é uma perda importante para quem o perde. E este não é o primeiro bicho que meu filho perde, embora eu não esteja certo das lembranças que ele tem de uma cachorrinha chamada "Lady", ou mesmo de meu cachorro, o Toquinho, que acabou por ser sacrificado após entrar em senilidade e declínio físico após uma longa vida (para um cachorro) de mais de 20 anos.

O livro do profeta Isaías, e na verdade só ele, fala de uma natureza redimida e integrada, em um futuro, onde Deus redimirá e restaurará a Terra. No capítulo 11, a partir do verso 6, está escrito "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho do leão e a nedia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. E brincara a criança de peito sobre a toca do áspide, e o já desmamado meterá a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o monte de minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar." Esta profecia é parcialmente repetida no capítulo 65, verso 25 do mesmo livro.

Não fala aí em gatos, ou em cães, mas como aí estão, todos integrados, bois, ovelhas, leões, lobos, serpentes, não há porque pensar que não haveria lugar para cães e gatos.

E foi dito acima que esta profecia está apenas em Isaías. Desta maneira, de fato, só temos em Isaías. Mas no Novo Testamento, na Carta de Paulo aos Romanos, no capítulo 8, iniciando no verso 18 esta escrito "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus, porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora, e não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo." Ora aqui está escrito que toda a criação ficou sujeita "à servidão da corrupção", o que vale dizer ficou sujeita à morte, e espera a redenção quando Deus se manifestar.

Ou seja, creio que haverá lugar para nossos bichinhos de estimação, quando vier o tempo.

Marcadores: , , , , , , , ,