quinta-feira, maio 28, 2009

Corpos em Exposição

Corpos em Exposição


Ainda está em cartaz em Porto Alegre, uma exposição de corpos plastificados, obra de um artista (?) europeu que adquiriu alguns cadáveres e os revestiu com resina para lhes manter a textura, os quais em tese poderiam servir para os visitantes como uma lição de anatomia.

Tive duas oportunidades de visitar a tal exposição, uma durante as férias, em uma outra capital, e agora, com a vinda da exposição à Porto Alegre. Em ambas recusei o privilégio, do qual meu filho não se furtou (sim, ele visitou a exposição duas vezes).

Tenho para mim que o corpo humano é sagrado, e tal exposição é muito mais um espaço de diversão do que qualquer outra coisa. Assim, não me agrada me divertir observando cadáveres. Soa conservador? Pois é. Fazer o quê? Me soa macabro.

E hoje, quando eu circulava pela Praça da Matriz, havia um ônibus estacionado. Um cartazete expunha que era uma excursão de uma escola, provavelmente do interior do estado (esqueci de conferir a placa), dirigida a “exposição corpos”. Talvez entre as crianças que visitem a exposição, surja algum grande médico, ou algum grande biólogo. Seria uma maneira de evitar que a exposição fosse uma total futilidade.

Em todo caso, mesmo assim, crianças poderiam ser estimuladas por simulacros de corpos humanos totalmente de resina. Não seria necessário expor cadáveres para tanto.



27/05/2009


Marcadores: , , ,