quarta-feira, maio 27, 2009

Uma ex-combatente polonesa

JADWIGA JELENSKA MIELZYNSKA (1916-2009)

A história de uma ex-combatente polonesa

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

"Tendo como pano de fundo a história e a perversidade das tiranias, Jadwiga consegue o prodígio de narrar uma tragédia familiar de modo objetivo e sem ressentimentos", escreveu Maria Adelaide Amaral na contracapa.
O livro se chama "Pão Amargo" e foi escrito em polonês por Jadwiga Mielzynska. Traduzida para o português, a obra conta a história de uma ex-combatente polonesa mandada para a Sibéria durante a Segunda Guerra com a mãe e os três filhos.
No caso, a própria Jadwiga, que, em 1953, veio ao Brasil com a filha Mariela -as únicas que sobreviveram.
Filha de fazendeiros, teve quatro irmãos, um deles morto no campo de concentração de Auschwitz.
"Somos católicos. Os judeus não foram os únicos a serem mortos nos campos pelos nazistas", diz Mariela.
Ainda durante o conflito, trabalhou como enfermeira. Com o marido, que reencontrou na guerra, morou no Egito, na Inglaterra e na Argentina, onde se separou.
Formada em letras, gostava de matemática e "fez de tudo um pouco", antes de virar orientadora de estatística na pós-graduação da PUC (Pontifícia Universidade Católica). Conhecedora de história, escreveu três livros.
Jadwiga morreu na quinta (14), aos 92, em consequência de problemas cardíacos. Deixa uma filha, três netos e cinco bisnetos. A missa será no dia 1º de junho, pois a família aguarda a chegada da neta que mora na China.

Do obituário da Folha de São Paulo, de 25 de maio de 2009.


É uma tragédia familiar curiosa. Ela foi deportada junto com os filhos para a Sibéria (na sequência de Katyn?). Um irmão morreu em Auschwitz. É uma história que mereceria ser melhor conhecida neste “Pão Amargo” citado.


Marcadores: , ,