quinta-feira, maio 28, 2009

Guerra pela audiência

Em guerra, emissoras sacrificam comercial

A TV brasileira está vivendo um fato novo. Pela primeira vez, há uma disputa equilibrada pelo segundo lugar no Ibope em pleno horário nobre, o dos domingos, principalmente entre 20h e 23h.
O "Fantástico" continua líder, mas não como antes. Com estratégias de guerrilha, SBT, Record e Rede TV! disputam acirradamente a vice-liderança na Grande SP. O fenômeno vem ocorrendo desde março.
No último domingo, o "Fantástico" teve 20,7 pontos de média, o "Domingo Legal", 14,6, o "Domingo Espetacular", 10,8 e o "Pânico", 9,2. Foi um dia atípico, porque o SBT não só dominou o segundo lugar entre 21h e 22h26 como foi líder durante três minutos.
O domingo anterior, 26 de abril, foi mais exemplar do que vem ocorrendo. SBT, Record e Rede TV! se alternaram na vice-liderança entre 21h e 23h.
Para conseguir tal feito, as redes (exceto a Globo) têm sacrificado o comercial. A Record tem ficado até mais de quatro horas sem intervalos.
Domingo passado, o "Domingo Espetacular" teve um break de seis minutos às 18h03 e outro de cinco minutos às 18h10. Só voltou a ter intervalo às 22h15, no final do programa. O "Domingo Legal" teve três intervalos de seis minutos cada em pouco mais de meia hora (das 18h28 às 19h03) e outro pouco antes do encerramento. O "Pânico" fez todos os intervalos (três) na última meia hora.

Este texto é parte da Coluna Outro Canal, de Daniel Castro, na Folha de São Paulo, de 8 de maio de 2009.

Só para constar: o blogueiro estava numa sala de cinema no domingo passado à noite.

Marcadores: , , ,