segunda-feira, janeiro 18, 2010

Clube da Esquina (II)

Clube da Esquina

Hoje, quando saí, tive a intenção de comprar um disco para ti. imitando o gesto de outra colega.

O disco seria o Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges. Como no caso da colega que eu queria imitar, dar um disco destes de presente é mais o caso de algo que eu goste do que algo que tu gostes. Mas seria uma lembrança!

Clube da Esquina foi gravado no início dos anos 1970, num tempo em que nós, "os filhos da revolução, os burgueses sem religião, o futuro da nação" (como disse outro poeta) éramos crianças.

Claro que eu não ouvia Milton Nascimento com 6 anos de idade. Só vim a descobrir Milton no início da década seguinte (1980), quando comecei a trabalhar. Um álbum duplo em fita cassete: Clube da Esquina 2.

Só tempos depois comprei o Clube da Esquina. E, claro, não parei mais de ouvir.

Naqueles anos 1970, uma das canções, "Clube da Esquina n.2", foi gravada apenas com vocais de lá-lá-lá, lá-lá-iê. Fazia sentido, vivíamos o auge da ditadura. Os adultos, espertos, evitam falar em política. Nós, as crianças de então, éramos inocentes, não sabíamos. Quando o Milton, muitos anos depois, gravou o disco Angelus é que eu vi que a canção tinha versos como "sonhos não envelhecem, em meio a tantos gases lacrimogêneos ficam calmos, calmos, calmos...". Em 1970 não dava para gravar algo assim.

No Clube da Esquina tem uma outra canção, cantada pelo Lô Borges, chamada Um Girassol da Cor de seus Cabelos. É. Com alguma boa vontade dá para dizer que há girassóis da cor de teus cabelos.

Não encontrei o disco. Afinal quem ainda compra CD's hoje em dia? Talvez algum dia tu encontres cópia do disco nessas redes de compartilhamento da Internet...

Blá, blá, blá...

Tudo isto para dizer que sentirei saudades. Estou triste por deixar de conviver contigo diariamente, mas feliz porque vais em busca de tua felicidade.

Então, felicidades para ti!


15/01/2010.

Marcadores: , ,

2 Comments:

Blogger Arte com amor said...

obrigada amigo, vou levar tua lembranca comigo para sempre, nos veremos ainda, se Deus quiser, um beijo grande. Gisele

9:38 PM  
Blogger José Elesbán said...

=)

3:59 PM  

Postar um comentário

<< Home