terça-feira, abril 13, 2010

Praça da Alfândega em obras


64250009
Originally uploaded by Ze Alfredo
Registro em 17/03/2010.

Outra fotos podem ser vistas aqui...

quinta-feira, abril 08, 2010

Noé, by Fernando Gonsales

terça-feira, abril 06, 2010

Água no solo ameaça ruínas da Babilônia

Água no solo ameaça ruínas da Babilônia


Fundações da antiga metrópole mesopotâmica estão ruindo devido à construção de sistemas de irrigação na vizinhança

Projeto iniciado no ano passado está mapeando danos para propor um plano diretor para a cidade, que sofreu com Saddam e Bush


JOHN NOBLE WILFORD
DO "NEW YORK TIMES"

A ameaça mais imediata à preservação das ruínas da antiga e poderosa cidade mesopotâmica da Babilônia, no atual Iraque, é a água que está ensopando o solo e afetando as fundações do que restou da metrópole onde reinou Nabucodonosor 2º (634 a.C.-562 a.C.)
Ironicamente, também é uma das ameaças mais antigas. O próprio Nabucodonosor teve de lidar com problemas desse tipo há 2.600 anos. O descaso, reconstruções impensadas e os saques dos tempos de guerra também tiveram culpa na destruição em épocas recentes, mas arqueólogos e especialistas na preservação de relíquias culturais dizem que a prioridade é mesmo o lençol freático.
O projeto de pesquisa Futuro da Babilônia está monitorando os danos, associados principalmente com o rio Eufrates e sistemas de irrigação próximos deles. O chão está saturado de água pouco abaixo da superfície, em locais como o Portão de Ishtar (deusa mesopotâmica do amor e da guerra) e os célebres e já destruídos Jardins Suspensos. Os tijolos estão esfarelando, os templos despencam. A Torre de Babel, reduzida a escombros há muito, está cercada de grandes poças d'água.
O estudo, cujo objetivo é criar uma espécie de plano diretor para a antiga cidade, começou no ano passado, tocado pelo Fundo Mundial de Monumentos em colaboração com o Comitê Estatal de Antiguidades e Patrimônio do Iraque.
A Babilônia sofreu muito durante a história recente. Arqueólogos alemães, responsáveis pelo primeiro estudo cuidadoso do sítio antes da Primeira Guerra Mundial, notaram a ação destruidora de canais de irrigação alimentados por um afluente do Eufrates, 70 km ao sul da atual Bagdá.
McGuire Gibson, especialista em arqueologia da Mesopotâmia na Universidade de Chicago que não está envolvido no projeto, concorda que a água é o "grande problema" das ruínas. A coisa ficou pior nos últimos anos, quando um lago e um canal foram escavados como parte de uma campanha para atrair turistas. Segundo Gibson, Nabucodonosor enfrentou o problema construindo seus novos palácios em lugares cada vez mais altos, em cima de montículos formados por ruínas mais antigas.
Os alemães, liderados por Robert Koldewey, relataram danos profundos causados pela água nas estruturas feitas de adobe, bem como a invasão de campos agrícolas e vilarejos no perímetro da cidade original. Tijolos e pedras já tinham sido saqueados, deixando para trás quase nada da Torre de Babel. Já os próprios alemães levaram grande parte do Portão de Ishtar para um museu em Berlim.
Nos anos 1970 e 1980, Saddam Hussein, querendo se mostrar como herdeiro de Nabucodonosor, construiu seu próprio palácio na Babilônia. Ele chegou até a adotar a prática mesopotâmica de carimbar seu próprio nome nos tijolos das reconstruções. Os arqueólogos ficaram horrorizados. O novo palácio e algumas outras restaurações, dizem eles, não têm nada de autênticas, mas são o que mais aparece no sítio.
O que fazer com o palácio agora, no entanto, é outra história, diz Jeff Allen, codiretor do projeto. "O problema é equilibrar a integridade do sítio com seu uso como atração turística." Segundo ele, a demolição ou a conversão do palácio em centro de turismo custaria milhões de dólares.
"Eu deixaria o palácio como está", diz Gibson, lembrando que ele se baseia em rascunhos deixados pelos arqueólogos alemães. "Desse jeito, vai ser possível ver algo parecido com a arquitetura antiga. Do contrário, tudo o que as pessoas verão é um monte de entulho."

Cicatrizes de guerra
A ocupação americana a partir de 2003 trouxe mais estragos. Os saques viraram rotina. O Exército dos EUA ocupou o sítio, mas sua presença levou à movimentação de 1 km2 de solo, incluindo alguns artefatos.
As ruínas voltaram a ser controladas pelo governo iraquiano há mais de um ano. Embora o país tenha um bom contingente de arqueólogos, a prioridade atual é treinar pessoas especializadas em conservação de ruínas e trazer para o local engenheiros e hidrólogos para lidar com o problema da água.

Texto publicado na Folha de São Paulo, de 24 de março de 2010.

Marcadores: , , ,

domingo, abril 04, 2010

Versículos bíblicos de Páscoa

1 Coríntios 15:1-20

15:1 TAMBÉM vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
15:2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
15:3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
15:4 E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
15:5 E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
15:6 Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
15:7 Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
15:8 E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.
15:9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
15:10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.
15:11 Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido.
15:12 Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
15:13 E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
15:14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
15:15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
15:16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
15:17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
15:18 E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
15:19 Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
15:20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.


Marcadores: , ,

Feliz Páscoa neste 2010!

Relembrando que na Páscoa, os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo.

Marcadores:

quinta-feira, abril 01, 2010

Humanidade não pode salvar o planeta, afirma criador da Teoria de Gaia

Humanidade não pode salvar o planeta, afirma criador da Teoria de Gaia

Mudar os hábitos para tentar salvar o planeta é “uma bobagem”, na opinião de um dos mais conceituados especialistas em meio ambiente no mundo, o britânico James Lovelock, para quem a Terra, se for salva, será salva por ela mesma.

“Tentar salvar o planeta é bobagem, porque não podemos fazer isso. Se for salva, a Terra vai se salvar sozinha, que é o que sempre fez. A coisa mais sensível a se fazer é aproveitar a vida enquanto podemos”, afirmou Lovelock em entrevista à BBC.

O cientista de 90 anos é autor da Teoria de Gaia, que considera o planeta como um superorganismo, no qual todas as reações químicas, físicas e biológicas estão interligadas e não podem ser analisadas separadamente.

Considerado um dos “mentores” do movimento ambientalista em todo o mundo a partir dos anos 1970, Lovelock é também autor de ideias polêmicas como a defesa do uso da energia nuclear como forma de restringir as emissões de carbono na atmosfera e combater as mudanças climáticas.

Gatilho

Para Lovelock, a humanidade não “decidiu aquecer o mundo deliberadamente”, mas “puxou o gatilho”, inadvertidamente, ao desenvolver sua civilização da maneira como conhecemos hoje.

“Com isso, colocamos as coisas em movimento”, diz ele, acrescentando que as reações que ocorrem na Terra em consequência do aquecimento, entre elas a liberação de gases como dióxido de carbono e metano, são mais poderosas para produzir ainda mais aquecimento do que as próprias ações humanas.

Segundo ele, no entanto, o comportamento do clima é mais imprevisível do que pensamos e não segue necessariamente os modelos de previsão formulados pelos cientistas.

“O mundo não muda seu clima convenientemente de acordo com os modelos de previsões. Ele muda em saltos, como vemos. Não houve aumento das temperaturas em nenhum momento neste século. E tivemos agora um dos invernos mais frios em muito tempo em todo o hemisfério norte”, diz Lovelock.

Energias renováveis

Durante a entrevista à BBC, o cientista britânico afirmou ainda não ver sentido na busca de alguns hábitos de consumo diferentes ou no desenvolvimento de energias renováveis como forma de conter as mudanças climáticas.

“Comprar um carro que consome muita gasolina não é bom porque custa muito dinheiro para manter, mas essa motivação é provavelmente mais sensata do que a de tentar salvar o planeta, que é uma bobagem”, diz.

Para Lovelock, a busca por formas de energia renováveis é “uma mistura de ideologia e negócios”, mas sem “uma boa engenharia prática por trás”.

“A Europa tem essas enormes exigências sobre energias renováveis e subsídios para energia renovável. É um bom negócio, e não vai ser fácil parar com isso, mas não funciona de verdade”, afirma.


Esta entrevista veio da BBC Brasil.

Marcadores: , , , ,