terça-feira, julho 07, 2009

Robert McNamara (1916-2009)

Robert McNamara (1916-2009)


E os portais da Internet dão notícia da morte de Robert Strange McNamara.

Não sei se estou com fixação na morte, ou se é algum tino de historiador diletante que me faz prestar atenção nestas mortes de personalidades mais ou menos famosas.

Robert McNamara faleceu nesta segunda-feira, supostamente de velhice. Segundo a sua esposa ele não estava doente, mas recém completara 93 anos de idade.

Sua morte ocorre pouco mais de uma semana após a morte do provavelmente muito mais famoso junto ao público Michael Jackson.

Mas há esta grande diferença: McNamara morreu aos 93, Jackson aos 50. O que para mim indica que Michael Jackson ainda poderia ter mais uns 40 anos de vida pela frente.

Robert McNamara foi secretário da defesa dos Estados Unidos, durante os governos de John Kennedy, e Lyndon Johnson, nos anos 1960.

Esteve na linha de frente da escalada do envolvimento dos Estados Unidos no Vietnã, e também na crise dos mísseis em Cuba, em outubro de 1962. Saiu (ou foi saído) do governo Johnson em 1968. Mais tarde foi nomeado presidente do Banco Mundial, do qual se aposentou em 1981.

Em 2003 foi o assunto de um documentário de Errol Morris (excelente na opinião deste blogueiro) chamado “Sob a Névoa da Guerra”. O filme ganhou o Oscar de melhor documentário em 2004.



Marcadores: , , , , ,