terça-feira, dezembro 15, 2009

2012

2012


Você viu o filme O Dia Depois de Amanhã (“The Day After Tomorrow”, 2004), do mesmo diretor Roland Emmerich? Era muito melhor.


Eu tive opiniões positivas e negativas sobre o filme. Uma, positiva, veio de uma pessoa que mostrou certo entusiasmo pelo filme, e acrescentou que era “efeitos especiais o tempo inteiro”. Outra pessoa não foi tão assertiva, e disse que o filme misturava efeitos especiais impressionantes junto com “um pastelão”.


Bom, pastelão para mim sempre foi ligado a comédias, mas eu acho que a pessoa quis dizer que a história do protagonista do filme, Jackson Curtis, vivido pelo ator John Cusack, e que guia o espectador através da filme-catástrofe é tão inverossímil que parece uma comédia. De fato a fuga através de São Francisco, e depois a fuga em Yellowstone, são coisas que de fato se pode chamar de pastelão.


Mas infelizmente o filme em alguns momentos vai mais para o melodrama que para a comédia.


E o problema é que os efeitos visuais impressionantes não são capazes de segurar o filme. E curiosamente eles sempre se apresentam de maneira que a, digamos, fúria da natureza faça o maior número de vítimas possível.


Sem contar que a catástrofe demonstrada é difícil de convencer. Terremotos afundando a Califórnia no Pacífico, tsunamis inundando o Himalaia, e tudo isso em um ou dois dias?


Bom, sempre dá para dizer que o filme é uma ficção, e não tem compromisso necessário com a realidade, mas vamos e venhamos...


Seria bom se no pacote do inevitável DVD viesse alguma explicação plausível para as demonstrações do filme. Melhor ainda, um documentário sobre as possibilidades de um aquecimento do núcleo da Terra fazer com que a crosta se desloque, e faça com que o que hoje conhecemos como Wisconsin venha a ficar no pólo sul.


Exagero pouco é bobagem!...


Marcadores: , , ,