quarta-feira, maio 31, 2006

Os blogs estão virando orkuts e chegam às intranets


O título acima é também o título de artigo interessante e provocativo de Carlos Nepomuceno, sobre blogs, redes de relacionamento (como o Orkut) e outras coisas da Internet.

Veja no Webinsider: http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2853

Padrão Japonês na Televisão Digital Brasileira


Segundo notícia do saite Computer World (http://computerworld.uol.com.br/comunicacoes/2006/05/31/idgnoticia.2006-05-31.1607454609/IDGNoticia_view), o ministro das relações exteriores do Brasil, Celso Amorim, enviou correspondência ao Japão, para que seja enviada uma delegação para formalização do acordo para uso da tecnologia japonesa.
Se for assim, parece que teremos um modelo, em que as atuais emissoras de tv poderão enviar seu conteúdo para aparelhos celulares, e também transmissão de imagens de alta definição.
Certamente ainda ouviremos choro e ranger de dentes dos defensores do padrão de codificação europeu, pela opção européia ter sido descartada, e dos movimentos sociais, que esperavam a liberação de banda de transmissão para a multiplicação de canais disponíveis, passando inclusive por análise do Ministério Público.
Aguardemos.

Blog do Roberto Carlos


O lateral esquerdo, não o rei!
Pois é. Dá para acompanhar o cotidiano da concentração da seleção brasileira pelo blog do Roberto Carlos. Pelo que eu vi até agora não é nada de muito emocionante, nem muito mais informativo do que a massiva cobertura dos diversos meios de comunicação, mas é o que se tem.

http://www.terra.com.br/esportes/copa2006/blogs/robertocarlos/index.htm

Mas Choveu Uma Barbaridade, Tchê!


Esta noite (de terça para quarta, ou de 30 para 31 de maio) chuva uma barbaridade. Até o momento em que consegui dormir, parecia que a chuva se alternava entre pancadas mais fortes e mais fracas. Mas sempre chovendo! Os jornais de hoje, dizem que esta noite choveu o equivalente a mais de dois terços das precipitações médias de todo o mês de março.

terça-feira, maio 30, 2006

Porto Alegre, Umidade no Ar

A chuva continua. Quando não está chovendo, parece que há uma umidade tão densa no ar, que é quase possível pegá-la entre os dedos. O Canal do Tempo informa que a umidade relativa do ar em Porto Alegre está em 100%.

segunda-feira, maio 29, 2006

Porto Alegre, Dia de Chuva no Outono

Hoje o dia começou relativamente quente. Ao meio-dia esfriou. No início da tarde começou a chover. A temperatura esteve ao redor de 15º C à tarde.
.
Na foto abaixo, a calçada da Rua da Praia, na Praça da Alfândega.
.

Cenas Improváveis 2: Segurança Paraplégica

Como diria a propaganda da montadora de automóveis, estava na hora de rever meus conceitos. Nas minhas idéias, segurança de loja, deveria ser alguém grande, forte, com roupa sóbria (às vezes, excessivamente sóbria), vez por outra com óculos escuros. Muitas vezes chamamos os seguranças de armário.
Contudo, esta moça, que trabalha em uma grande livraria de Porto Alegre, utiliza uma cadeira de rodas. Sinal que para ficar observando os clientes numa loja, não é necessário muita força.
É. Eu preciso rever meus conceitos.

domingo, maio 28, 2006

Piores Produtos

O saite IDGNow! publicou uma lista com 25 piores produtos de tecnologia de todos os tempos, que havia sido originalmente publicado pela versão americana da revista PC World. Claro, são os 25 piores produtos eleitos pelos editores, e até o presente momento, mas é um texto hilário:

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/05/26/idgnoticia.2006-05-26.3472228226/IDGNoticia_view?pageNumber=1

O Tenente-Coronel Marcos Pontes, Astronauta Brasileiro

Usei o termo astronauta porque ele foi treinado pela Agência Espacial Americana, a NASA, e a NASA chama o pessoal que ela treina de astronautas, mesmo que ele tenha ido ao espaço através da Agência Espacial Russa, que envia cosmonautas ao espaço.
Um leitor comentou comigo sobre a talvez precoce aposentadoria do coronel Marcos Pontes. Eu disse que não tinha uma opinião formada sobre o assunto. Mas achei o link abaixo interessante, com várias observações. Não digo que eu concorde com as posições do autor, mas acho que ele faz uma boa análise do assunto:

Ciência em dia: http://cienciaemdia.zip.net/#2006_05-27_12_25_54-6729496-25

A minha opinião? Como eu disse, não concordo, nem discordo, muito antes pelo contrário. Na prática, eu acho que isso significa "deixa o coronel Pontes em paz". Mesmo com tudo o que foi investido nele. Ele seguiu o interesse dele, como o fazem todos, ou quase todos, os humanos. A Agência Espacial Brasileira, ou a Força Aérea, é que talvez devessem ter feito algum tipo de contrato, estabelecendo contrapartes dele, se quisesse que isso fosse evitado.

sábado, maio 27, 2006

Primaverica de Maio

Quando eu era criança, eu costumava ouvir com mais freqüência que hoje em dia sobre o "veranico de maio", aqui em Porto Alegre. Dias em que, no final do outono, a temperatura chegava próxima de 30º C.
Hoje, 26/05/2006, e, na verdade, ontem também a temperatura subiu. Um solzinho gostoso apareceu, e a temperatura esteve acima de 20º C durante o dia.
Depois que a semana começou com um frio de renguear cusco, à medida em que estamos nos aproximando do final do semana, estamos curtindo uma "primaverica de maio".

Presente

Mensagem recebida via correio eletrônico


Se eu deixasse algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.

Deixaria para você, se houvesse, o
respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão; o trabalho.
Além do trabalho; a ação.
E quando tudo mais faltasse, um segredo:
o de buscar no interior de si mesmo a resposta
e a força para encontrar a saída.

Gandhi

quinta-feira, maio 25, 2006

Cena na Noite: Solidariedade


Quarta-feira, 10 de maio. São quase 10 e meia da noite. Estou parado na rua Sete de Setembro aguardando a lotação que, eu espero, me levará para casa.
Enquanto aguardo sou obrigado a observar o fraco movimento da noite. Um ou outro trabalhador que ficou até mais tarde no serviço, ou que tem um horário diferente, os funcionários de uma empreiteira fazendo reformas no prédio do Banco do Brasil que fica na esquina da rua Uruguai com a Sete de Setembro trazendo para fora restos de materiais da obra, um carroceiro que aguarda restos de papelão, provavelmente para levar para reciclagem, e ganhar alguns trocados. Dois fiats pálio que passam devagar, como se estivessem procurando algo. Um hotel, talvez?
Os pálios vêm trafegando pela Sete de Setembro. Ao chegar na esquina da Uruguai, param e acionam seus pisca-alertas. Um menino sai do palio que vai à frente. Carrega uma garrafa de 5 litros com o que parece ser um suco artificial de laranja, e uma pilha de copos de plástico. Do veículo de trás sai uma moça, carregando uma embalagem que parece uma "quentinha", pode ser alguma espécie de marmita ou um sanduíche embalado. Ambos, o menino e a moça, se dirigem ao carroceiro oferecendo-lhe suas dádivas. O carroceiro resmunga alguma coisa, que entendo como "aceito!" . A moça lhe entrega a embalagem, e o menino, com a ajuda da moça, serve um copo de suco. Rapidamente, eles voltam para os carros, que continuam pela Sete de Setembro, em direção à Borges de Medeiros.
A moça vestia uma camiseta preta. Se não me engano, nas costas, estava estampada a frase "Amigos da Rua".


Cenas Improváveis: Motoqueiro de Poncho


Ou de pala, como quiser. Foi perto da minha casa, na zona norte de Porto Alegre. Não deu para distinguir se era ele ou ela, mas conduzia uma Honda Biz azul, na segunda-feira passada.


terça-feira, maio 23, 2006

Renguear Cusco


Renguear - tornar rengo, tornar coxo.
Eu nunca esperaria que renguear estivesse no dicionário, mas está. Foi no Houaiss Eletrônico.

Frio de Renguear Cusco em Porto Alegre


Em Porto Alegre, ontem pela manhã, começamos com 7º C. Agora à noite, 8º C. Ar gelado!

sexta-feira, maio 19, 2006

Porto Alegre, Um Dia de Chuva

Choveu o dia todo hoje. E conforme prometido pelo serviço de meteorologia, a temperatura caiu bastante. Estava em torno de 14º C, hoje à tarde.
.

Porto Alegre, Dias de Outono que Parecem de Primavera

Hoje, quinta-feira, foi bem quente. Nestes últimos dias a temperatura tem estado acima de 20º C. São dias de outono que parecem de primavera.
Mas a meteorologia diz que vai mudar. Para este final de semana, nos é prometido que a temperatura deve cair a 0º C na serra, e menos de 10º C aqui em Porto Alegre. Há até a remota chance de nevar na serra.

Puxa, Mais Martha Medeiros?

Aqui neste blog mesmo, já coloquei minhas restrições à Martha Medeiros (ver: http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/04/martha-medeiros-ignorncia-e-o-poder.html), mas como é pequena esta província, parece que os textos dela são inescapáveis. Além disso, nesse mesmo link acima, já reclamei que me parece que ela está sempre querendo aconselhar, tutelar, mesmo quando ela de fato não queira.
Mas tudo bem, talvez seja só paranóia minha. O conteúdo do texto do "post" anterior é bom, mas na minha cabeça parece que sofre do mesmo vício.

Os Honestos - Martha Medeiros

O texto abaixo, o qual eu gostei, é da escritora Martha Medeiros. Uma colega de serviço me enviou pelo correio eletrônico. Disse que foi publicado no jornal Zero Hora, de 10 de maio. Esta colega me enviou o texto porque eu digo que não gosto muito dos textos da Martha Medeiros. Enfim, uma provocação, mas uma boa provocação. :)

Os Honestos

Martha Medeiros

Eles não são muitos, mas nada impede que apareçam na sua vida de repente e coloquem tudo a perder. Eu sei que você se protege, que seus advogados estão bem instruídos, que o pessoal do Recursos Humanos sente o cheiro dessa gente de longe, mas descuidos acontecem, e a qualquer hora do dia ou da noite você pode ter a infelicidade de topar com um deles na sua empresa com crachá e tudo, infiltrado dentro desse império que você construiu com tanto esforço e dedicação, e será o seu fim. Ele vai jogar seu nome na lama. Ele, o honesto.

O honesto não dá pinta de que é honesto, parece um sujeito comum, que você até apresentaria para sua filha. Você jura que ele ganha seu sustento como todo mundo, fazendo uma maracutaiazinha aqui, uma sonegaçãozinha ali, tudo nos conformes. Mas, não, ele não é como todo mundo. Ele teve uma infância diferente. Teve pais que lhe deram valores e princípios. É um produto do seu meio, não tem culpa. De certa forma, a sociedade é responsável por ele. Ele é um excluído que só quer encontrar uma forma de sobrevivência, de ser alguém na vida. Escolheu este, o caminho da honestidade.

Veja o que aconteceu nos Estados Unidos esta semana. Um funcionário de uma empresa de TV a cabo se recusou a mentir para os clientes. A companhia sempre treinou seus técnicos para ligarem o equipamento de TV à linha telefônica dos assinantes com o objetivo de lucrar mais. Um troço corriqueiro. Os técnicos diziam que era um procedimento de praxe, que se o equipamento não fosse ligado à linha ele não funcionaria direito - uma mentirinha inocente -, então os clientes topavam e a empresa forrava o bolso de dinheiro com o pagamento das taxas de conexão. Estava tudo correndo bem, até que surgiu esse funcionário que resolveu avisar os clientes de que não era preciso fazer a conexão. Pronto. Por causa de uma única célula ruim, a empresa está correndo o risco de perder milhões, sem falar na desmoralização pública. O sujeito foi demitido, claro.

Assim como ele, há outros honestos atrapalhando o desenvolvimento da sociedade. São aqueles que se negam a receber uma propinazinha para agilizar uma negociação, que denunciam pequenas armações, que não superfaturam notas, que insistem em dizer sempre a verdade e que dão o péssimo exemplo de devolver o que não é deles, menosprezando a própria sorte.

São médicos que não prescrevem remédios à toa, mesmo que o paciente ache que está doente (se ele acha, o que custa incentivá-lo a consumir uns comprimidinhos e alavancar a indústria farmacêutica?). São comerciantes que não vendem produtos com o prazo de validade vencido, servidores que não vendem carteiras de habilitação para quem não fez teste de direção, donos de bar que não vendem bebida alcoólica para menores, todos puxando o freio de mão da nossa economia. Sem falar nos que jamais desviam dinheiro - e assim não distribuem renda.

Não dá pra acobertar essa gente. Tem mesmo que colocar na primeira página do jornal.

A Primavera no Hemisfério Norte e o Everest

Esta primavera do hemisfério norte está trazendo boas notícias para a raça humana.
Ontem, dia 17 de maio, o jornal Folha de São Paulo noticiou que o neozelandês Mark Inglis, um montanhista que teve as duas pernas amputadas devido à gangrena por exposição ao frio havia chegado ao cume do Monte Everest, no Nepal. Mark usa próteses em ambas as pernas, e uma delas precisou ser reparada durante a escalada.
Hoje, 18 de maio, o Correio do Povo, aqui de Porto Alegre, noticiou que o japonês Takao Arayama, que tem 70 anos, 7 meses e 13 dias, se tornou o homem mais velho do mundo a completar a escalada do mesmo Everest, que como se sabe, é a montanha mais alta do mundo. Ele superou seu conterrâneo Yuichiro Miura, que em 2003 havia escalado a montanha com 70 anos, 7 meses e 10 dias de idade.
Exemplos humanos de superação.

quarta-feira, maio 17, 2006

Porto Alegre e os Dias de Outono


Hoje foi um dia bastante quente. A temperatura esteve acima de 20º C. Abaixo a imagem do sol poente, através do vidro.

.

terça-feira, maio 16, 2006

Há Tempos - Trechos


Abaixo trechos da canção "Há Tempos", da Legião Urbana, no disco As Quatro Estações:




Disseste que se tua voz tivesse força igual à imensa dor que sentes,
teu grito acordaria, não só a tua casa, mas a vizinhança inteira
(...)
E há tempos nem os santos têm ao certo a medida da maldade
(...)

segunda-feira, maio 15, 2006

Porto Alegre e os Dias de Outono

Os dias de outono em Porto Alegre estão próximos da perfeição. Um friozinho para utilizar cobertores à noite. Um friozinho ao amanhecer. Um sol bom para lagartear ao meio-dia.
A cerração, isto é, a neblina atrapalha um pouco o trânsito e o aeroporto no início da manhã, mas isso é o de menos.


sábado, maio 13, 2006

Lei Áurea e Wikipédia



A Wikipédia (http://wikipedia.org) é uma enciclopédia, na Internet, onde qualquer pessoa no mundo, com acesso à Internet, pode colaborar, escrevendo verbetes.
Pois eu estava olhando com um amigo a Wikipédia, e na sua capa, de 13 de maio, lá estavam, entre os eventos mundiais do dia 13 de maio, em inglês, que "Princess Isabel signed 'Golden Law'", ou algo que o valha, ou seja, nesse dia, em 1888, a princesa Isabel havia assinado a Lei Áurea, acabando com a escravidão no Brasil.

13 de Maio: 118 Anos de Abolição da Escravatura


118 anos não é tanto tempo assim. Meu avô nasceu em 1893, cinco anos após a Lei Áurea. Ele nunca comentou nada disso comigo, mas o pai dele, meu bisavô, foi contemporâneo do sistema escravista. Como ele não falava sobre isso, não tenho a informação se o meu bisavô foi escravo. É possível. Meu filho é apenas a quarta geração de uma família de brasileiros que com certeza, nasceu juridicamente livre.

Efeméride: 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura


São 118 anos desde que a escravidão foi tornada ilegal no Brasil.
Foi no dia 13 de maio de 1888 que a princesa Isabel, no papel de regente do então Império do Brasil, quando da ausência de seu pai, o Imperador Pedro II, que estava em viagem. A chamada Lei Áurea extinguiu a escravidão no Brasil, e revogou todas as disposições em contrário. Foi a mais tardia abolição do hemisfério ocidental. A penúltima, Cuba, acontecera em 1884. Foi o auge de uma das primeiras, senão a primeira campanha da sociedade civil que começava a se urbanizar. Desde a independência, José Bonifácio de Andrada já preconizava que a escravidão fosse abolida no Brasil. E nos sessenta anos seguintes a coisa veio num crescendo, com a pressão britânica contra o tráfico negreiro transoceânico, as lutas legais de alguns escravos contra seus senhores, as batalhas judiciais de advogados abolicionistas procurtando brechas no sistema legal, as sabotagens, o incentivo às fugas, a proteção a fugitivos, e por fim, a extinção do sistema escravista.

sexta-feira, maio 12, 2006

USA Today

Quando falamos do jumentinho, abaixo, falamos no USA Today.
O USA Today é um jornal americano, possivelmente o terceiro mais importante, após o The New York Times e o The Washington Post.
Ele traz uma reportagem sobre espionagem de cidadãos americanos, por parte da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA - National Security Agency), que é retomada pelo The New York Times, e que gerou debate no Congresso de lá, acerca dos limites da espionagem por parte do governo, e a privacidade dos cidadãos. A reportagem em si é interessante, mas mais interessante para mim, foram as informações adicionais que o saite trouxe sobre a NSA, numa coluna lateral: a NSA foi fundada em 1952, pelo presidente Truman, lida com espionagem, quebra de sigilos e criptografia, tem 30.000 funcionários, entre eles matemáticos, físicos, engenheiros; seu orçamento é sigiloso.
The New York Times (requer registro grátis - acesso para notícias de até 7 dias atrás):
The New York Times no UOL, em português, mas só para assinantes do UOL: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2006/05/12/ult574u6580.jhtm

Israel e Palestina

Israel e Palestina têm relações mais simbióticas e mais complexas do que eu estou acostumado a pensar. No "post" anterior foi falado sobre uma empresa israelense que fornece combustíveis para a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. No jornal Folha de São Paulo, de hoje, 12 de maio, há uma notícia de que mais de 80 jovens palestinos se deixaram ser presos em barreiras israelenses porque algumas prisões israelenses oferecem melhores condições para eles estudarem do que algumas escolas da palestinas. Além disso, o governo palestino oferece ajuda para cursar universidade a cidadãos palestinos presos em prisões israelenses. Assim alguns desses jovens se apresentam nas barreiras do exército de Israel portando punhais ou bombas caseiras mal feitas e mal disfarçadas justamente para serem detidos.

Jumento em Gaza

Eu não bati a foto abaixo. Ela foi tirada do saite do jornal norte-americano USA Today, para retratar a crise que está passando a Palestina, desde que o Hamas conseguiu maioria no Parlamento Palestino e assumiu o governo, recebendo um boicote por parte de Israel, Estados Unidos e União Européia, uma vez que o Hamas não reconhece o estado de Israel.
O boicote exauriu as finanças do governo palestino, que por sua vez não pode pagar uma empresa israelense que lhe fornece combustíveis. Em conseqüência está começando a faltar gasolina nos postos. Nada melhor para ilustrar a situação que um jumento atravessando um posto de gasolina.
Mas a imagem me tocou. Sabe? Um jumento (quase) branco, na Palestina...
.


quinta-feira, maio 11, 2006

Crepúsculo em Porto Alegre

Imagem do crepúsculo da janela de meu trabalho. Ao vivo é muito melhor do que na foto.
.

Outono em Porto Alegre, Dias Ótimos

Os dias deste outono têm sido ótimos em Porto Alegre. Hoje, por exemplo, por volta do meio-dia, e até à tarde, havia um sol brilhante e uma temperatura agradável, ao redor de 20º C.

Juros - Frase Publicada na Folha de São Paulo de 11 de maio de 2006

JUROS
"Os bancos estão mantendo as taxas de juros em razão da inadimplência. Só quando a inadimplência cair é que os bancos vão retomar o movimento de queda dos juros."

Roberto Setubal, presidente do Banco Itaú, falando da inadimplência no primeiro trimestre deste ano no mesmo dia em que o banco divulgou o lucro recorde de R$ 1,46 bilhão no trimestre, ontem na Folha.

O Sol - Jota Quest

O Sol
.
Performance: Jota Quest
Composição: Antônio Júlio Nastácia
.
Ei dor...eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei medo...eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
.
Ei dor...eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei medo...eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá vou
É pra lá que eu vou
.
Yeah
Caminho do sol baby
Lalalalala
Caminho do sol baby
.
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
.
Lalalalalalala
É pra lá que eu vou
Lalaralara
Onde tenha sol, é pra lá que eu vou
.
http://jota-quest.letras.terra.com.br/letras/305576/

Esclarecimento Sobre Lucros

O editor deste blog não é contra o lucro das empresas, pois é daí que saem salários e impostos.
A questão aqui é o tamanho desse lucro, numa atividade que deveria ser acessória na economia, isto é, bancos, em tese, deveriam gerenciar crédito e ajudar no desenvolvimento da economia que produz algo tangível (que se possa tocar ou medir) ou desfrutável (por exemplo, uma novela); e o tamanho do lucro relativo ao tamanho da empresa, ou seja, quantas empresas com o mesmo número de funcionários tem o lucro do Banco Itaú, tirando fora outros bancos?

A Notícia Sobre Juros

O ministro da Fazenda questionou um banqueiro sobre o porquê das taxas de juros não caírem. Eu não me lembro de quando foi a última vez que algum ministro da Fazenda tenha feito este questionamento. Palocci não costumava comentar sobre juros, deixava isso para o Banco Central. Malan, que foi ministro antes dele, hoje faz parte do Conselho de Administração do Unibanco. Antes de Malan, o ministro da Fazenda foi FHC, ...

Um Comentário Sobre Juros e Lucro

Com o aumento de 0,5% na inadimplência, e lucro de R$ 1,46 bilhões, o Banco Itaú realmente precisa se prevenir!

Pergunta Sobre Juro Bancário

Que tipos de empresas, hoje, no Brasil, ou no mundo, conseguem lucratividade de 36% sobre o patrimônio?

Sobre o Juro Bancário

Sobre esta colocação a respeito do juro bancário, e acrescentando a notícia do lucro bancário, é possível fazer uma pergunta, um comentário, e pensar em uma boa notícia.

Juro Bancário

Em notícias de economia, na Folha de São Paulo, de hoje, quarta-feira, 10 de maio, o dono do Banco Itaú, Roberto Setúbal, perguntado pelo ministro da Fazenda, Guido Mântega, sobre o porquê dos juros bancários não caírem no mesmo ritmo que a SELIC, a taxa de juros básica da economia, definida pelo Banco Central, atualmente em 15,75% ao ano, respondeu que a inadimplência havia subido. E ainda comentou que possivelmente o ministro não havia notado este fator.
O mesmo caderno de economia informa que o Banco Itaú teve lucro de R$ 1,46 bilhão no primeiro trimestre de 2006, com rentabilidade sobre o capital de 36,3% . A taxa de inadimplência subiu de 3,5% para 4% para clientes em débito há mais de 60 dias. A notícia informa também que o Itaú possui uma financeira, que possui inadimplência de 25%, mas as taxas de financeiras costumam ser bem maiores que as dos bancos.

Poesia Numa Hora Destas?

Sempre haverá quem diga, de maneira cínica por sinal, que poesia não serve para nada.
Talvez o nosso tempo, em que tudo é medido pelo seu valor em dinheiro, prescinda da poesia se ela não gerar lucro para o autor, e nesse caso, a poesia de valor, literalmente, seria aquela mais comprada, ou seja, aquela a que o "mercado" dá valor. Mas quantos livros de poesia são vendidos?

Uma Teia de Poesia


A Internet está cheia de poesia, como pode ser constatado a partir dos "posts" anteriores. E eu nunca tinha me percebido. Talvez tenha a ver com a funcionalidade da web. Há muita coisa ao redor. Quando saímos por ela, normalmente vamos a procura de algo, de algum de nossos interesses ou de nossas necessidades.

Às vezes, para descobrirmos algo, este algo precisa vir de encontro a nós. As poesias que estão publicadas aqui, foram coletadas a partir de indicações do blog da poeta Ana W.(http://anamariawgmail.blogspot.com). O blog da poeta Ana W. me foi indicado por um colega de serviço.

Ainda se Fazem Sonetos Decassílabos

CONTRACANTO
Eu canto se não sinto o que aparento
e invento um contraponto, se nem tanto.
E enquanto me desmonto em fingimento,
sustento o que pressinto em contracanto.
.
Suplanto esse confronto e me arrebento:
me enfrento, me desminto e me quebranto.
Por manto, em labirinto me apresento:
me ausento, nada aponto e me decanto.
.
No entanto, me remonto e me acrescento.
Sedento de absinto me transplanto,
conquanto o desaponto seja alento.
.
E ao vento eu seja extinto, sem espanto,
sem pranto, sem apronto e desatento,
pois lento é que, sucinto, me levanto.


Antoniel Campos

A Alma de Cada Um

A ALMA DE CADA UM


Maria José Limeira

Cada um tem sua alma.

É preciso descobrir.

Mas, nem sempre o segredo

é bonito ou agradável.

É mais prudente

não o desvendar.

http://marialimeira.zip.net/

quarta-feira, maio 10, 2006

Felicidade

Poema de Helena Kolody, copiado do blog de Leonor Cordeiro:

Felicidade

.
Os olhos do amado

Esqueceram-se nos teus,

Perdidos em sonho.

http://leonorcordeiro.blogspot.com/


Deprimidos



Encontrei em um blog, que é amigo de outro blog, e faz referência a um terceiro blog.
Estou colando aqui:




Pessoas deprimidas são de difícil manutenção, mas, em geral, valem o esforço.

Comentário de Camille sobre um poema no blog " balaio de letras "


terça-feira, maio 09, 2006

O Mundo é Um Moinho

O Mundo é Um Moinho
Cartola

Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que iras tomar

Preste atenção querida
Embora eu saiba que estás resolvida
em cada esquina cai um pouco tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem amor
Preste atenção o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões à pó

Preste atenção querida
Em cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés

http://cartola.letras.terra.com.br/letras/44901/

Porto Alegre: Dia Frio

Frio e umidade. O relógio-termômetro da foto marcava 17º C às 14 h 30 min. Eu acho que estava menos. O dia alternou entre nublado, chuva, e, às vezes, um sol tímido entre as nuvens.
.
..

domingo, maio 07, 2006

Preto no Branco

Com o título acima, foi publicada a charge abaixo na Folha de São Paulo, de 07 de maio de 2006.
Eu achei pouco sutil.
.
.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f30705200606.htm

sábado, maio 06, 2006

Juiz Nicolau dos Santos Neto Condenado pelo TRF

O juiz Nicolau dos Santos Neto, que alguns jornalistas apelidaram de Lalau, foi condenado pelo Tribunal Regional Federal. Junto com ele, foi condenado o ex-senador Luiz Estevão de Oliveira, e os empresários Fábio Monteiro de Barros e José Eduardo Correa Teixeira Ferraz, em processo referente a desvios na construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo. Todos os condenados receberam penas com duração prevista superior a 20 anos. É a segunda instância, mas ainda cabe recurso. Os crimes foram peculato, corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos e formação de quadrilha.

Charge da Folha de São Paulo de 04 de maio de 2006

sexta-feira, maio 05, 2006

6 Bilhões de Dólares

A notícia saiu na Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19955.shtml): A MPAA, associação dos estúdios produtores de cinema de Hollywood divulgou estudo informando que houve um prejuízo de 6 bilhões de dólares (6 bilhões de dólares!!!) por pirataria de filmes. Segundo a notícia, tal prejuízo é assim distribuído: 2,4 bilhões via compra de filmes piratas, 2,3 bilhões via downloads rotulados de ilegais, e 1,3 bilhão devido a cópias de uso que os proprietários de cópias autênticas fazem(!!!).
Seria interessante conhecer mais da metodologia utilizada nesse estudo. Mas desde já, ele obviamente é feito mais para impressionar congressistas, e fazer lobby junto ao governo americano, para conseguir leis mais draconianas e repressão policial mais ativa.
Começando pelo fim: os estúdios querem que se compre uma cópia do filme para o DVD Player da sala, outra para o player do quarto, e uma terceira cópia para o automóvel (desde que é possível equipar o automóvel com players de DVD)? E isso gerou uma perda de 1,3 bilhão de dólares em 2005?
Aqui no Brasil estamos acostumados com venda de cópias piratas na rua, pela metade, ou mesmo por um quarto do preço de um filme original. Agora, como os estúdios sabem que a pessoa que compra uma cópia pirata compraria uma cópia autêntica se não houvesse a cópia pirata muito mais barata?
O apresentador Jô Soares, quando recebe resultados de alguma pesquisa que ele considere esdrúxula, costuma começar dizendo "pesquisadores desocupados de tal país divulgaram recentemente uma pesquisa...". No caso do estudo da MPAA, podemos dizer: pesquisadores especializados em produzir estudos para alegar prejuízo à indústria de cinema (ou de música, ou de software) acabam de divulgar mais um estudo em que esta indústria perdeu tantos bilhões de dólares com cópias ilegais.

Bombas...

Repetindo de novo aquele "post": "...plantando alguma bomba em algum local de grande concentração humana".
Salve-se quem puder.

Plantando Bombas...

Repetindo o "post" anterior: "...plantando alguma bomba em algum local de grande concentração humana".
Vida breve!...

Espanha Mostra o Caminho aos Estados Unidos

A notícia já é velha, mas talvez tenha passado meia desapercebida.
A Folha de São Paulo, de 12 de abril passado, noticiou que a justiça da Espanha indiciou 29 pessoas por assassinato, terrorismo e outros crimes (que no caso do Brasil me parece que seria formação de quadrilha, e nos Estados Unidos seria conspiração), em referência aos atentados de 11 de março de 2004. Três dos indiciados são acusados de 191 assassinatos e 1.755 tentativas de assassinato. Apesar do indiciamento de tantas pessoas, a polícia espanhola não conseguiu reunir evidências fortes de ligação entre as pessoas acusadas pelos atentados e a Al Qaeda.
Talvez pela sua longa convivência com os atentados do ETA, a polícia espanhola investigou e indiciou réus. Não declarou "Guerra ao Terrorismo".
Um analista de política internacional afirmou que talvez seja mais amedrontador o fato de que não haja elos claros de apoio logístico entre os diversos atentados que têm sacudido o mundo ultimamente, e em que há indícios de envolvimento de islâmicos na preparação, e a Al Qaeda. Significa que vários grupos integristas radicais podem querer manifestar seu ódio a certos valores do chamado mundo ocidental plantando alguma bomba em algum local de grande concentração humana.

Preocupação Pequeno-Burguesa

A R$ 2,75 o litro, a gasolina está cara, não está não?

Segredos de Celebridade

Está na capa da revista "Quem": "O Noivado Secreto de Wanessa Camargo".
Peraí! Se era secreto, como foi parar na capa da revista?

quinta-feira, maio 04, 2006

Por do Sol em Porto Alegre

Dia de outono aqui em Porto Alegre.
Começou com chuva fina. Terminou com sol.
.


Posições Políticas

Um amigo da igreja me disse que leu este blog, e viu as minhas posições políticas. Segundo ele, muito pró-PT, e ele disse que era anti-PT. Afirmou que achava que este pessoal que atacou a propriedade da Aracruz eram baderneiros e desocupados, uma massa de manobra.
Acho que me chocou um pouco que ele tivesse opiniões tão diferentes das minhas.
Mas tudo bem. Ele tem as opiniões dele. Eu tenho as minhas. Continuamos amigos.

Manhã de Outono em Porto Alegre

Friozinho, chuva fina. O vento diminuiu. Só uma brisa.
É outono em Porto Alegre.

quarta-feira, maio 03, 2006

Massa de Ar Polar Derruba Temperatura em Porto Alegre

Hoje, 2 de maio, amanhecemos com temperatura ao redor de 10º C aqui em Porto Alegre. Ao meio-dia, a temperatura, segundo o Canal do Tempo é de 16º C, mas com o vento forte que nos assola, acho que a sensação térmica é menor que isso.

segunda-feira, maio 01, 2006

Ainda Mais Eucaliptos

O texto abaixo foi retirado da Folha de São Paulo, de 30 de abril de 2006.


Preconceitos cercam a "árvore de direita"


RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os coalas ficariam indignados se soubessem o que a esquerda brasileira está falando do eucalipto, cujas folhas são sua principal fonte de alimentação. Os simpáticos bichinhos peludos australianos talvez até fundassem uma organização não-governamental para gritar estridentemente suas opiniões. Talvez optassem pelo vandalismo, como certas ONGs.
Acreditem, coalas: a bela e altaneira árvore nativa da Austrália foi tachada de "árvore de direita", e suas florestas no Brasil foram apodadas de "desertos verdes". Essa curiosa visão do universo arbóreo foi a justificativa para que mulheres alucinadas da ONG Via Campesina vandalizassem em março instalações da Aracruz Celulose, em Barra do Ribeiro (RS).
"Somos contra os desertos verdes, as enormes plantações de eucalipto, acácia e pinus para celulose, que cobrem milhares de hectares no Brasil e na América Latina. Onde o deserto verde avança, a biodiversidade é destruída, os solos se deterioram, os rios secam, sem contar a enorme poluição gerada pelas fábricas de celulose que contaminam o ar, as águas e ameaçam a saúde humana", diz o manifesto das senhoras.
Até que ponto elas têm razão -e essa árvore, que se acredita ter sido primeiro introduzida no Brasil em 1868, é de fato um grotesco símbolo do "neoliberalismo", o nome novo que a esquerda dá ao velho capitalismo?
O eucalipto, que foi por um tempo vilão ambiental dos verdes menos esclarecidos, estaria voltando a ser malvado e adentrando o panteão maldito da esquerda, onde estão Coca-Cola, Big Mac e soja transgênica?
"Deserto verde é duplamente errado. Deserto é onde não chove. Se é verde, não pode ser deserto", diz, com a paciência típica dos cientistas que vivem às voltas com mitos, o pesquisador Walter de Paula Lima, um dos maiores conhecedores do eucalipto na comunidade científica brasileira.
Ele começou a estudar essa árvore já em 1972, quando começou sua carreira acadêmica como auxiliar de ensino no então Departamento de Silvicultura da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo), em Piracicaba -a mais prestigiosa escola brasileira de agronomia.
Walter Lima é especialista em hidrologia florestal, o uso de água pelas florestas. Um mito acalentado pelos verdes e agora pelos vermelhos pouco esclarecidos é a voracidade do eucalipto por água, cujas plantações seriam capazes de secar rios, lagos, mananciais.
Havia quem dizia que uma árvore de eucalipto usava 360 litros de água por dia. Um absurdo, que foi depois modificado para 30 litros na propaganda antieucalipto. O valor real máximo é 15 litros, diz o professor da Esalq; e só em certas épocas do crescimento, e certas épocas do ano, e para árvores plantadas no padrão tradicional de reflorestamento, uma para cada seis metros quadrados.
Há árvores nativas brasileiras com consumo parecido, dependendo também das circunstâncias. O cientista acha estranho criticarem o eucalipto por afetar a biodiversidade. Qualquer plantação agrícola -de soja ou de café de um latifundiário do agrobusiness, um roçadinho de feijão ou mandioca de agricultura de subsistência- é um ataque à variedade natural de espécies vegetais que existiam no terreno.
A única alternativa a isso seria banir a agricultura da face da Terra -mas, para isso, a população do planeta teria de diminuir de 6 bilhões para no máximo uns 50 ou 100 milhões, se tanto, catando frutinhas no mato "biodiverso".
Mas, dizem os nacionalistas silvícolas, por que não usar árvores nativas em vez do neoliberal eucalipto? Charles Darwin e sua teoria da evolução explicam.
As plantas , árvores e arbustos brasileiros nativos coevoluíram com suas pragas, faz milhões de anos. Criar uma floresta só de embaúba, uma bela árvore de crescimento rápido, seria criar um belo repasto para as pragas locais -a não ser que fossem neoliberalmente enxarcadas de inseticidas.
O eucalipto, ao ser transplantado para cá, poderia ter virado fast food das pragas ou ser imune a elas. Ganhou a segunda opção. A árvore se deu bem, cresce rápido e virou estrela de exportação.
Mais irônico ainda: os tais "eucalipto, acácia e pinus para celulose" criticados pelas neovândalas cumprem seu papel de preservar as matas nativas de virarem papel. Quem vai querer transformar a mata atlântica em papel, se é muito melhor fazer isso com essas árvores de crescimento rápido?

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc3004200612.htm

Mais Uma do Culto de Domingo à Noite na Igreja Batista Central

Neste domingo, 30 de abril, esteve presente a missionária Terezinha Candieiro.
Na hora da pregação, não houve pregação, mas um testemunho por parte da missionária, de seu trabalho em Moçambique. E há trabalho cristão batista em Moçambique.
O que gera uma dupla ligação sentimental: com cristãos evangélicos batistas, e com um país que tem como uma de suas línguas oficiais, o português à moda lusitana. Em Moçambique, em lugar da Convenção Batista, temos lá a Convenção Baptista.
Foi uma rica apresentação, com slides das igrejas em que ela atuou, no norte do país. Como trilha sonora, um cântico cristão cujo ritmo era semelhante aos característicos da costa africana do Índico. Se você viu o desenho "O Rei Leão", dos estúdios Disney você conhece o ritmo.
Ela ainda declarou que perdeu o marido durante essa estadia em Moçambique, em um acidente automobilístico. O filho de ambos tinha 4 anos. Ela se abalou, ficou triste, mas recuperou forças, como ela disse "no Senhor".
Ela ajudou a implantar em Moçambique um projeto de educação infantil, que se chamou "Programa de Educação Pré-Escolar - Pepe". Na cidade ao norte de Moçambique em que ela trabalhava, o Pepe foi um sucesso tal que o secretário do bairro, uma espécie de chefe, resquício de quando o País era uma ditadura comunista, disse que este prejeto deveria ser implantado em todos os bairros do país.
Hoje a missionária coordena este projeto em uma série de países onde a Junta de Missões Mundiais do Convenção Batista Brasileira atua.
Candieiro nos iluminou!

Explicando a Piada Pronta do Grande Irmão

Snow White é também conhecida como Branca de Neve.

Piada Pronta no Grande Irmão do Norte

Depois de convidar John Snow, para ser secretário de comércio, o presidente George Walker Bush, nomeou nesta semana Tony Snow, para ser o porta-voz da Casa Branca.
Comenta-se em Washington, que a seguir, ele deve convidar White Snow, também conhecida por Snow White, para assessorar a secretária de estado, Condoleeza Rice.